PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Revelações: Peter Rowen


Para milhões de fãs do U2, Peter Rowen é a criança cujo rosto aparece nas capas dos discos 'Boy', 'War' e 'The Best Of 1980-1990', além de alguns singles.
Peter cresceu em Dublin, onde seu irmão mais velho Guggi fez amizade com Bono, quando ele ainda era conhecido como Paul Hewson.
"Bono aparecia em nossa casa. Meu irmão mais velho, Clive, diz que Bono costumava comer nossos sanduíches de geléia! Eu me lembro de Bono e Ali vindo, muito mais tarde, para o jantar de domingo.
Para as fotos de 'War', fui à casa do fotógrafo Ian Finlay em Dun Laoghaire [um subúrbio a beira-mar de Dublin], onde sua esposa fez uma sopa, da qual eu não gostei. Quando voltamos para a cidade, Bono estava dirigindo e conversando com alguém do banco de trás, quando alguém mandou ele prestar atenção na estrada, e ele quase bateu o carro. Essas duas lembranças eu tenho, da sopa, e do quase acidente.
Um dos meus irmãos mais velhos que morava em Londres na época disse que achava legal ver pôsteres meus em todo lugar. Eu recebia telefonemas de meninas na América. Como elas conseguiram o número da minha família, eu não sei."
Quando Rowen tinha 21 anos, tornou-se fotógrafo. Em 2001, um jornal pediu que ele cobrisse um show do U2 no Slane Castle.
"Eu estava no fosso com todos os fotógrafos de imprensa. A banda não sabia que eu estava lá. Em um ponto, Bono estava deitado no palco bem na minha frente, o que foi meio engraçado. Pouco tempo depois, encontrei The Edge em uma boate e contei sobre essa tarefa. Ele pediu para ver algumas das fotos e, depois de fazer isso, enviou-me uma nota dizendo que elas eram realmente boas.
A banda sabia muito bem que eu era a criança em suas fotos, mas isso nunca aparecia na conversa. A conexão que tive com eles foi quando eu era criança. Eu os conheço para dizer oi e eles são sempre legais comigo. Eles são mais velhos que eu, então eu nunca teria andado por aí com eles.
Minha filha achava muito legal a coisa de me ver na capa.
O engraçado é que nunca usei isso para me promover. Eu teria me sentido um idiota tentando fazer isso. É um pouco estranho, você sabe: 'Eu estava nas capas dos álbuns do U2'. E daí!?
Tecnicamente, são imagens muito simples, mas são poderosas. O que é importante sobre uma foto é a atmosfera e sentimento. Eu entendo que toda a ideia de 'Boy' era a inocência da juventude. 'War' mostra uma criança muito mais perturbada, e eu acho que mostra o que o mundo pode fazer com uma criança - uma perda de inocência."
Muito e muitos anos atrás, a banda deu-lhe uma cópia de uma foto que tiraram para uma capa de álbum e escreveram mensagens para ele atrás. "Bono escreveu: 'Permaneça essa criança. Estou gostando disso'. Foi um bom conselho".
"Eu não sei como eles pensaram em mim para fazer as fotos na época. Em um show do U2 em Montreal quando fui fotografar, um cara começou a falar comigo sobre minha câmera e disse que ele costumava ser um fotógrafo e sua foto mais famosa era a da capa de 'War'. Eu disse para ele "aquele sou eu!" Ele é um juiz agora".
Hoje em dia, Rowen diz que raramente é reconhecido. "Mas quando as pessoas descobrem, às vezes eles dizem que meus olhos ainda são os mesmos."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...