PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 31 de maio de 2022

Thierry Noir fala sobre as inspirações por trás de seu trabalho com o U2 - Parte II


"Durante as décadas de 1970 e 1980 na Berlim Ocidental havia músicos, pintores, escritores, intelectuais, designers de moda e cineastas em todas as direções. Nasceu um grande movimento. Eu mesmo me inspirei naquela cena de vanguarda da época na Berlim Ocidental e quis contribuir para isso. Em particular, eu queria seguir músicos como David Bowie e Iggy Pop, que se mudaram para Berlim Ocidental no verão de 1976. Comprei uma passagem só de ida e viajei para Berlim com uma mala em janeiro de 1982 e mergulhei na cena cultura da cidade. Foi como mergulhar em uma grande piscina de criatividade. Junto com meu parceiro de pintura Christophe Bouchet, pudemos então iniciar nosso próprio movimento artístico no Muro de Berlim que mais tarde atraiu outros artistas como Keith Haring em outubro de 1986.
Descobri que para me proteger da vida artificial de Berlim Ocidental, cercada pelo Muro, era preciso ser criativo; era a única maneira de se sentir vivo e não cair em uma espécie de suave melancolia. Quando cheguei, notei imediatamente que todos eram artistas. Quando alguém me perguntou se eu também era artista, respondi espontaneamente que sim e nunca me arrependi e ainda estou em Berlim. O melhor é que todas essas pessoas que conheci em 1982 ainda são artistas até hoje.
Em 1989, quando o Muro caiu, todos percebemos que do outro lado, na Berlim Oriental, havia muitos artistas também. Eles estavam escondidos o tempo todo porque não era permitido ser um artista livre na RDA devido à Stasi. Esses dois grupos se uniram e fizeram da nova Berlim um ponto único no mundo. De repente também, o movimento techno invadiu a cidade. Um grande vento de ar fresco soprava pelas ruas.
O U2 veio gravar 'Achtung Baby' no Hansa Studios de Berlim para aproveitar a mesma energia que eu havia procurado quase uma década antes. O tempo deles em Berlim foi muito mais curto do que o meu, mas eles encontraram algo lá. Musicalmente falando, o Hansa Studios estava no centro de tudo naquela época. Era o lendário posto avançado musical em um terreno abandonado ao lado do Muro de Berlim, onde David Bowie, Iggy Pop e Depeche Mode haviam gravado. Com músicas como "Zoo Station" eu acho que o U2 foi capaz de canalizar o espírito da época para o álbum gravando no Hansa, e esta é uma das razões pelas quais o disco ainda é tão amado hoje. Foi no estacionamento atrás do Hansa Studios onde pintei os Trabants de 1991 de 'Achtung Baby' e também me inspirei na atmosfera.
Berlim ainda é conhecida por sua cena underground e mantém uma energia que se perdeu em outras grandes cidades da Europa. Mas isso é algo que precisa de apoio, e é importante devolver um pouco da sorte que você recebeu na vida. É por isso que o U2 e eu estamos oferecendo o capô do meu Trabant Achtung Baby 2021 em apoio ao Instituto de Som e Música de Berlim: para ajudar a manter a energia em Berlim e ajudar as jovens gerações que estão tentando mostrar seus talentos. Meu trabalho no Muro foi em parte um tributo à juventude perpétua – cada geração de jovens de repente aparece e diz que tudo pode ser melhor, mais rápido, mais forte do que qualquer coisa que tenha sido feita no passado. Dadaísmo, Art Brut, punk, Surrealismo; as novas gerações estão capacitando, reconhecendo a mudança e nos mostrando a luz em vez de escondê-la ou sufocá-la. "Podemos ser heróis, apenas por um dia", como disse David Bowie.
Era melhor não repetir os mesmos projetos de 1991, mas tentar alcançar algo novo. Ao longo dos anos sempre mantive um fluxo de criatividade, aquele pequeno fogo dentro, que é muito frágil e pode se apagar de repente. Cultivei uma disciplina de trabalhar todos os dias para continuar desenvolvendo novas ideias. Quando o U2 me abordou sobre o aniversário de 30 anos, tive a ideia desta vez de trabalhar com uma série de objetos relacionados ao 'Achtung Baby'. O Trabant, claro, formaria a peça central, mas como o álbum foi gravado assim que o Muro de Berlim caiu, também fez sentido para mim pintar uma seção do Muro desta vez. Um raro vinil de teste de prensagem do álbum compôs um tríptico especial.
Pink é a cor que unifica este novo tríptico. Por que pink? Isso imediatamente lhe dá a ideia: eu amo ou odeio? Você não pode estar no meio. É rock'n'roll. U2 e eu decidimos então que o Hansa Studios seria o cenário ideal para apresentar esses trabalhos. É onde a história começou há trinta anos.
Quando cheguei a Berlim, é claro que havia arte pública em ambos os lados da cidade, mas era principalmente tudo oficial e patrocinado pelo Estado. Decidi seguir o caminho antiautoritário e quis injetar uma nova energia na cidade para comunicar minhas ideias o mais rápido e imediatamente possível. Quando de repente comecei a cobrir o Muro de Berlim de cima a baixo com pinturas, chocou e imediatamente mudou o bairro mal iluminado de Kreuzberg onde eu morava. Os longos afrescos que criei, cada um com várias centenas de metros de comprimento, refletiam o luar à noite, dando uma estranha sensação de segurança. Minhas obras de arte se tornaram um símbolo de Berlim Ocidental e acho que, em parte, permitiram que as pessoas de ambos os lados do Muro imaginassem um futuro diferente. Esta foi a parte mais importante de criar arte em público para mim.
Na época, aos 20 e poucos anos, não percebi que estava na vanguarda de um novo e livre movimento de arte em espaços públicos que também havia começado em Nova York com o grafite do metrô. Tenho a honra de observar as novas gerações de artistas pintando nas ruas refletindo seu desejo por um mundo melhor".



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...