PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Produtor Tim Palmer fala sobre o U2, a banda que mais trabalha duro que ele já conheceu


O britânico Tim Palmer, produtor musical e engenheiro de som, trabalhou em 'All That You Can't Leave Behind' do U2. Seu talento e criatividade chamou a atenção da banda na época das gravações do disco.
Tim conta: "Meu empresário, Sandy Roberton, sugeriu que eu fizesse algumas mixagens no álbum de Michael Hutchence. Isso foi logo depois que Michael morreu, então foi uma experiência surreal. Havia uma música no álbum em que Bono foi convidado. Depois que fiz essa mixagem, Bono me ligou e disse: 'Adorei. Eu realmente acho que você salvou a música. Entrarei em contato sobre talvez fazer uma mixagem em nosso álbum'.
Eu estava rindo sozinho porque meu empresário me disse antes: 'Faça a mixagem dessa música. Bono canta nela, ele vai adorar, e você estará trabalhando no novo álbum do U2'. E acabou que ele estava certo – foi assim que tudo aconteceu! Então, todos os parabéns para Sandy por isso.
O U2 é a banda que mais trabalha duro que eu já conheci, e mixar para eles não é um processo rápido. Eu costumo passar um dia, talvez dois, trabalhando em qualquer mixagem, mas com o U2 a mixagem é apenas parte do processo de reavaliação em andamento. Eles ouvem uma mixagem e dizem: 'OK, agora ouvimos dessa maneira. Hora de repensar as coisas'.
Às vezes, eu passava sete dias em uma mixagem, depois subia para jantar e, enquanto comia, ouvia a banda tocando a mesma música na sala de gravação. Eu dizia: 'Reconheço essa música', e alguém respondia: 'Ah, sim. Eles estão regravando. Depois de ouvir a mixagem, eles agora acham que podem fazer um groove melhor'.
Nada está terminado com o U2 até que a masterização final esteja completa. Bono é frequentemente conhecido por estar na sala de masterização adicionando backing vocals nos minutos finais. Eles têm uma regra não escrita de que nada é aprovado a menos que todos gostem. Então é difícil conseguir uma mixagem aprovada porque você tem que ter certeza que primeiro a banda a ama, e então você tem Daniel Lanois, Brian Eno, Steve Lillywhite – e então a gravadora tem que gostar também.
Lembro-me de uma noite depois que fiz a mixagem para "Elevation", a banda apareceu e todos pareciam adorar. Eles até aplaudiram no final. Liguei para minha esposa e disse: 'Bem, acho que isso acabou. Eles adoraram'. E ela disse: "Não, não está. Você está enganado'. E ela estava certa – passei mais uma semana mixando!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...