PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Chris Blackwell da Island Records detalha o que o levou a assinar com o U2 e como eles mais tarde ajudaram a salvar a gravadora - 2° Parte


Em um trecho de seu novo livro de memórias 'The Islander: My Life in Music and Beyond', o fundador da Island Records, Chris Blackwell, detalha o que o levou a assinar com o U2 e como eles mais tarde ajudaram a salvar a gravadora.
"Eu concordei na hora que eles deveriam ir para a Island. O empresário deles, Paul McGuinness, também me impressionou muito. Bandas nesta fase de suas vidas, tocando em locais pequenos e sujos, geralmente são cuidadas por um amigo ansioso que não pode tocar um instrumento e atua como motorista e carregador de equipamento. Mas o U2 tinha alguém no lugar que, mesmo neste local minúsculo, absolutamente desempenhava seu papel.
Bono fala que quando eu fui para o show eu estava vestido com shorts e chinelos, como se fosse um dia frio de inverno ou algo assim. Era junho, mas Bono gosta de tornar uma história melhor. Ele tem jeito com as palavras. Os chinelos causaram uma grande impressão nele, que o chefe da gravadora apareceu por ali. Mas o que me impressionou foi como o empresário deles estava vestido quase exatamente o oposto de mim, do jeito que eu nunca me vestiria. Mesmo sendo um bar básico com um palco quase inexistente, ele estava de terno e gravata e isso realmente aumentava a sensação de que todos estavam falando sério.
Apenas algumas palavras foram suficientes para McGuinness deixar claro para mim que ele acreditava no U2 e sabia como vendê-los. Ele me disse: "Nós não estamos no negócio de discos; estamos no negócio do U2", e eu sabia exatamente o que ele queria dizer. Nós os contratamos, não por um montante particularmente grande de dinheiro. Não havia outras gravadoras interessadas no U2, e não tivemos que entrar em uma guerra de lances.
McGuinness não piscava quando se tratava de negociação, mesmo que pudéssemos ser sua única opção. A realidade era que a Island era a melhor gravadora para o U2, porque estava em uma área entre major e independente, e eu ainda tinha a palavra final sobre o que assinávamos, com base em anos de experiência.
Algumas gravadoras já ficavam desconfiadas sabendo que ninguém mais estava interessado, mas isso servia muito bem para a Island. Fizemos bem em assinar com os rejeitados e os indesejados, porque muitas vezes reagimos a um ato não como uma gravadora, mas como um potencial colaborador.
Agora que eu acreditava no U2 e estávamos assinando com eles, eu disse a todos na Island que eu queria que nós os seguíssemos em vez de dizer a eles o que fazer. Eu disse: "Esses caras estão no comando. Isso é coisa deles". Na verdade, dei a eles a empresa para usar como quisessem para tornar sua visão realidade. Eu não tive nenhuma influência sobre eles. Eu não tive nada a ver com suas gravações, suas capas, suas turnês. Eles fizeram tudo sozinhos. E nós os deixamos livres para isso. Eu apenas saí do caminho deles, permiti que eles fossem espíritos independentes.
Bono diria que tomou como um elogio que eu os deixasse serem eles mesmos. Foi um bom momento para eu conhecer o U2, porque eu estava ficando mais desinteressado em geral, e foi perfeito encontrar uma banda que se conectava tão bem com o Island, mas não precisava de muito envolvimento meu.
'Boy', seu álbum de estreia, não vendeu tão bem. Assim como Bob Dylan ficou conhecido como a loucura de John Hammond depois de seu primeiro álbum, o U2 foi pensado como a loucura de Nick Stewart. Houve alguma conversa na Island sobre abandoná-los – o que para mim não parecia uma coisa muito Island para se fazer, em termos de como eles claramente tinham um plano de longo prazo, e nós dissemos que estávamos lá para eles. Tínhamos dado a eles esse compromisso, algo que não faríamos com frequência, e então, ao primeiro sinal de um problema, pulariamos fora? Houve discussões, meu ponto de vista era óbvio, Rob Partridge reportou em uma reunião, as mentes mudaram e nós escolhemos a opção.
Eu tinha feito um novo acordo com a Atlantic para distribuir nossos discos, virando o negócio de cabeça para baixo - em vez da maneira usual, onde eles nos ofereciam um adiantamento, ofereci um adiantamento por uma participação nos lucros muito melhor. Um contador nunca vai recusar dinheiro grátis. Isso foi pouco antes da Island, em particular do U2, decolar. Isso levou o cofundador da Atlantic, Ahmet Ertegun, um dos meus heróis, a me chamar de "assassino com cara de bebê"."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...