PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 10 de maio de 2022

62 Anos de Bono


Bono completa hoje 62 anos de idade!
Paul Morley do The Guardian em 2005 escreveu: "Pelas janelas podemos ver uma multidão de fãs esperando do lado de fora do hotel, sem saber que a poucos metros de distância Bono pendurou a perna esquerda na lateral de uma poltrona e está conversando tão relaxado como se estivesse de férias, não no meio de uma turnê mundial onde ele desempenha uma série de papéis que vão de palestrante sério à mestre manipulador de mídia, fantasista desafiador, de realista acabado e monstro compassivo a super-herói rock n roll.
Eu entrevistei Bono pela primeira vez há um quarto de século em um pequeno hotel na Irlanda, quando o U2 começou uma jornada que nunca mais parou. Nada mudou muito na maneira como ele fala, e sobre o que ele fala, e sua curiosidade, e admiração, e necessidade de encontrar respostas, e sua busca pelo novo momento, o novo pensamento, a ideia inesperada. Ele sempre quer que aconteça algo que já aconteceu antes, e gostaria disso agora, por favor, rápido, antes que ele se mude para outro lugar, para procurar outra coisa. Quando o entrevistei em 1980, para citar um pouco da arrogância e narcisismo do velho estilo NME, um jornalista dos jornais de música de Londres teria falado sobre a pessoa mais famosa que Bono conheceu.
Agora Bono conheceu poetas, presidentes, grandes atores da política mundial, negócios, arte, ciência, economia, engenharia social, entretenimento e se mistura com aqueles que se empenharam em planejar, para melhor ou para pior, como o século 21 pode evoluir. Se a cultura pop é uma nação, ele é seu presidente, democraticamente eleito por causa do número de discos que o U2 vende, um pouco ditador que não se importa que pode não ser o caso. Ele representa, como um político que você ama ou odeia, ri ou com quem zomba ou respeita, a dimensão abstrata, a imaginação, a quinta província, o mundo dos sonhos. Como ele diz, é antiquado, não é cool, faz com que ele pareça bobo mesmo quando ele está carregando o peso do mundo por verdadeiros corredores de poder, mas, simplesmente, ele consegue se conter.
Bono: "Começamos como um grupo não sendo capaz de tocar tão bem, mas tendo ótimas ideias, e uma música mal tocada com ótimas ideias é melhor do que uma música bem tocada sem ideias. Isso é punk rock. E meu ativismo, que eu admito que provavelmente é basicamente apenas a culpa católica que sinto por ser tão rico e famoso, é assim. Eu tenho uma ideia sobre como melhorar as coisas, e tudo bem, não sou tão educado ou capaz de executar a ideia como deveria, mas é uma ideia melhor do que aquela ali, então vamos atrás dela. Vamos descobrir como fazê-lo corretamente mais tarde. Primeiro, a ideia.
Seria horrível ter tudo isso jogado em você e não achar absurdo e gostar. Agora cheguei a um estágio em que posso esquecer completamente que estou em uma banda. Diferente do cara dos anos 80, que era tão autoconsciente sobre isso. Senti isso dolorosamente naquela época, e é por isso que quero me dar um tapa quando me vejo daquela época. A autoconsciência pode tornar o rosto feio. Eu realmente não percebo mais esse lado, a necessidade de representar algum tipo de papel. Eu encontrei uma maneira de ser completamente eu mesmo. Acho que cansei de ser uma estrela do rock. Estou à vontade com a ideia. Acostumei-me a todas as contradições do estilo de vida que, quando jovem, você acha que precisa resolver. Você percebe que as contradições são o que o torna interessante, não apenas riqueza versus africanos famintos, mas cantor de uma banda versus ativista político, carne versus espírito, esquerda versus direita, arte versus negócios, família versus U2. Eu amo essas tensões agora, ao invés de ser intimidado por elas. Eles são o que leva à tensão criativa que faz as coisas funcionarem"."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...