PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Chris Blackwell da Island Records detalha o que o levou a assinar com o U2 e como eles mais tarde ajudaram a salvar a gravadora - 1° Parte


Em um trecho de seu novo livro de memórias 'The Islander: My Life in Music and Beyond', o fundador da Island Records, Chris Blackwell (que trabalhou com Bob Marley, Grace Jones, Nick Drake e Tom Waits, entre outros) detalha o que o levou a assinar com o U2 e como eles mais tarde ajudaram a salvar a gravadora.
"Eu estava no Compass Point, meu estúdio de gravação nas Bahamas, na primavera de 1980, quando Rob Partridge, o chefe de imprensa da Island, me falou pela primeira vez sobre o U2. Ele me ligou e disse: "Acho que há uma banda que você realmente vai gostar. Eles são irlandeses e têm algo". Ele não era do tipo excitável, então eu o levei a sério. Quando ele os viu, Nick Stewart, nosso novo homem de A&R, achou que eles eram perfeitos para Island, uma banda de rock barulhenta como nos velhos tempos, mas jovem, entusiasmada e com um pouco de atitude punk moderna.
O nome U2 instantaneamente me fisgou, mesmo que a música não o tenha feito. Eu costumo gostar de nomes, eles significam muito, e eu era bem capaz de não assinar um ato porque o nome deles não estava correto. Se eu achasse que não havia nada que você pudesse fazer com um nome, eu não teria nenhum interesse. Você definitivamente poderia fazer algo com o U2 – ficaria ótimo impresso em um pôster, e era algo que você dizia todos os dias. You too? You too! Houve uma pequena oscilação sobre o nome deles entre os funcionários da Island - eles estavam sendo chamados de U2's. Mas eu pensei que era um nome forte assim que o ouvi.
Partridge e Stewart estavam tentando encontrar uma maneira de eu ir vê-los. Um show foi organizado em 7 de junho no sul de Londres no Half Moon em Herne Hill. Eu poderia ir lá depois do show ao ar livre de Bob Marley na frente de 15.000 pessoas no Crystal Palace a alguns quilômetros de distância. Marley havia sido diagnosticado com melanoma em 1977, mas ninguém na platéia sabia que Marley estava doente. Ele tinha menos de um ano de vida, e algumas pessoas que o viram se apresentar disseram que ele parecia um pouco cansado, um pouco limitado. Bob cantou sua nova música acústica "Redemption Song", a primeira vez que muitas pessoas a ouviram, assim que o sol se pôs. Depois do show, todos no backstage foram para o centro de Londres, mas eu fui ver o U2 com minha namorada na época, Nathalie Delon, e um ou dois outros. Eu não sabia, mas estava indo para outra aventura, e da mesma forma que a Island teve Cat Stevens, que trouxe o espírito dos anos 1960 para o início dos anos 1970, e depois Bob Marley no final dos anos 1970, ali estava o maior ato da década de 1980.
Chegando ao pub, um antigo reduto de Dylan Thomas, eu nunca teria acreditado que estava prestes a encontrar a próxima grande contratação de Island. Parecia haver mais pessoas na minha comitiva do que no público pagante, mas o U2 tocava como se houvesse milhares na frente deles. Eles estavam explodindo fora de si mesmos. Fiquei imediatamente impressionado com a paixão deles. Eu realmente não senti a música – não era meu tipo de coisa, muito aguda, um pouco esquisita. Eles soavam tão jovens quanto eram e pareciam sobrecarregados por suas influências, e sua seção rítmica de aparência solene mal fez um arranhado em minha memória. O U2 não era sobre ritmos incomuns, e se eu os tivesse ouvido em uma fita demo, eu teria passado. As primeiras fitas demos deles forneciam cerca de 10% das informações necessárias.
Nem tudo estava perdido, porque eu realmente acreditava na autoconfiança deles. O cantor de 20 anos de idade deles, Bono, parecia particularmente motivado, como se soubesse qual era seu destino e estivesse correndo em direção a ele. Muito cedo, nesses pequenos locais apertados na frente das menores multidões, ele já estava escalando o equipamento e o equipamento de iluminação como se precisasse alcançar os fundos de um vasto local. Isso era um desejo completo e delirante, ou um magnetismo puro e audacioso, ou um pouco de ambos. Ele já estava ensaiando para o grande momento. Parou perto de ser demais. Ele não se importava se parecia um pouco idiota. Em sua cabeça, era magnífico, e ele queria persuadir todos os outros que realmente era.
Eu os encontrei depois do show em um camarim muito apertado. Bono talvez estivesse tão animado porque ele ainda estava no processo de provar ao baterista Larry Mullen Jr., que havia formado o grupo e era claramente o líder, que ele iria trabalhar como vocalista, e para o baixista Adam Clayton e o guitarrista que eles já chamavam de Edge, quieto, mas claramente mais esperto do que o jovem músico de rock de sempre. Foi conversa fiada, na verdade, mas percebi rapidamente que eles eram um grupo inteligente de pessoas. Eu acreditava neles como pessoas, mesmo que a música tivesse passado por mim".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...