PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 31 de maio de 2022

Thierry Noir fala sobre as inspirações por trás de seu trabalho com o U2 - Parte I


O mundo de 1991 foi de mudanças radicais, e em nenhum lugar isso foi mais evidente do que na Berlim reunificada, onde Thierry Noir passou vários anos transformando o imponente Muro de Berlim em uma tela para sua arte. 
Artistas e músicos se reuniram na cidade para abraçar sua energia criativa, e a prática de Noir evoluiu da arte de rua para os icônicos carros Trabant que apareceram na arte do álbum 'Achtung Baby' do U2 e na subsequente turnê mundial ZOO TV. 
A banda voltou ao artista para marcar o 30º aniversário do disco com uma edição especial do capô do Trabant para beneficiar o Berlin Institute for Sound & Music, uma organização sem fins lucrativos dedicada à cultura do som, arte imersiva e música eletrônica. Antes da New Now London Sale de 9 de dezembro, o artista falou sobre as inspirações por trás de seu trabalho e como o Trabant 2021 evoca as memórias do original com um toque.
"Os Trabants que pintei para o U2 em 1991 eram realmente uma fusão da Berlim Oriental e Ocidental – o que ainda se destaca para mim é como, através do alcance mundial de 'Achtung Baby', eles ainda perduram no mainstream da cultura popular. Meus Trabants foram imortalizados na arte do álbum através de uma série de sessões de fotos deles para o U2 por Anton Corbijn em Berlim e Tenerife. Nos últimos 30 anos, 18 milhões de cópias de 'Achtung Baby' foram vendidas em todo o mundo. Esse legado ainda vincula a identidade visual do álbum ao zeitgeist da época em Berlim. Para mim isso é muito importante e significativo.
Olhando para trás, parece que foi ontem. A Guerra Fria havia acabado e o Muro de Berlim acabara de cair. Foi um momento especial para mim em Berlim e a colaboração com o U2 foi uma das minhas primeiras grandes encomendas dessa nova era onde eu ainda estava encontrando uma direção. O que me impressiona hoje é a espontaneidade e a ingenuidade da minha prática naquela época. Por necessidade, desenvolvi um estilo rápido de pintar o Muro de Berlim porque era ilegal e perigoso. Minha mão dava ideias ao meu cérebro, não o contrário. Lembro que pintei três Trabants para o U2 em apenas um dia. Agora tenho o luxo de ser um pouco mais lento e abordo as coisas de uma maneira diferente, com uma forma mais controlada de ingenuidade.
Entre abril de 1984 e novembro de 1989 meu único foco foi pintar o Muro de Berlim. Eu morava em Kreuzberg, a metros de distância do Muro e meu quarto na Georg von Rauch-Haus dava para Berlim Oriental do outro lado da Faixa da Morte, que era patrulhada por soldados. Eu vi aquele Muro no inverno, verão, noite, dia, e realmente não era como a música de Lou Reed "Berlin" de 1974, onde ele cantava: "In Berlin by the wall... was very nice". O Muro foi o gatilho que me levou a pintar e me tornar um artista. Sua presença era tão opressiva que me forçou a reagir. É possível atacar o que você considera imóvel e superá-lo, mas você não deve desistir. Você deve arriscar o confronto. Eu cobriria o muro de Berlim com tinta e cores todos os dias. Meu objetivo era tornar o muro ridículo e tirar o medo que ele causava nas pessoas. Naquela época, o tema central do meu trabalho era a liberdade, que ainda é até hoje.
O Muro de Berlim era o símbolo máximo da RDA (República Democrática Alemã) e da vida por trás da Cortina de Ferro. Trabants, ou Trabis, eram outro símbolo, especialmente depois de 1989, quando milhares de alemães orientais em Trabis cruzaram para a Alemanha Ocidental. Após a queda do Muro e a reunificação, Trabants também evocaram em muitos uma espécie de nostalgia daquele período. Sempre tive curiosidade sobre esses carros e seu significado político e, de certa forma, foi uma progressão lógica. Depois que o Muro caiu, fui literalmente forçado a encontrar novos meios para expressar minhas ideias, porque minha tela principal, felizmente, não existia mais. Os Trabis foram um veículo perfeito para a próxima fase de expressão.
No entanto, não posso levar todo o crédito pela ideia. A colaboração com o U2 surgiu através de conversas com meu amigo Wim Wenders. Eu havia trabalhado com Wenders em seu filme de 1987 'Asas Do Desejo', onde ele me mostra pintando o Muro de Berlim em uma cena com o personagem de Bruno Ganz, Damiel. A cena é aquela em que Damiel vê a cor pela primeira vez depois de renunciar à sua imortalidade. Wenders também estava na época trabalhando com o U2 na música para seu próximo longa-metragem, 'Until The End Of The World', e a música do U2 de mesmo nome inspirada em Wenders foi a quarta faixa de 'Achtung Baby'. Quando Wenders me chamou com a possibilidade de pintar uma série de Trabants para a turnê ZOO TV do U2, eu disse sim imediatamente.
Parecia altamente significativo na época cobrir aqueles Trabants por causa de quão severamente a expressão artística havia sido controlada na RDA. Teria sido impensável fazer isso em Berlim Oriental antes do colapso da RDA e foi isso que me atraiu. A turnê de 157 shows da ZOO TV foi a primeira ocasião em que minha arte viajou fisicamente para fora de Berlim e alcançou um público global. O U2 estava no auge de sua fama e levar o Trabants em turnê foi uma maneira de eu fazer uma declaração ao redor do mundo de que não havia problema em se expressar".



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...