PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

'The Break', o documentário da MTV sobre jovens sem teto que foi produzido por The Edge e que teve canção original gravada para a trilha - Parte I


"Existem mais de 1,5 milhão de jovens sem-teto vivendo nas ruas, em abrigos e em sofás abandonados, nos Estados Unidos. Apesar dos estereótipos, muitos deles não são viciados, criminosos endurecidos ou doentes mentais. Eles vêm de famílias que não os entendem, alguns são fugitivos que não podem mais tolerar o abuso em suas próprias casas e alguns envelheceram fora do sistema de assistência social sem ter para onde ir..."
Em um documentário da MTV do ano de 2012, 'The Break', a visão pessoal de The Edge, os espectadores conhecem Ava, Nancy e Rob, todos sem um lar para chamar de seu e precisando desesperadamente de uma mudança. Como muitos jovens sem-teto, eles enfrentam uma luta por comida e abrigo, os perigos do crime e do uso de drogas ilegais. Eles incluem uma mulher que se envolveu em relacionamentos abusivos, um baterista talentoso que sofreu uma espiral descendente e uma mulher que saiu de casa porque seus pais se opuseram ao seu lesbianismo.
Todos os dias, estranhos fecham os olhos, dizendo a si mesmos que os problemas são grandes demais para serem resolvidos. Mas a defensora dos sem-teto, Anne Mahlum, sabe que é diferente e o documentário revela o que é possível quando as pessoas encontram as ferramentas para construir uma nova vida.
"Eu queria encontrar a resposta certa para a pergunta: 'Que respostas temos à falta de moradia?' Edge disse ao U2.COM, em Dublin, para falar sobre sua visão para 'The Break'. "Eu queria que um público inteligente pensasse de maneira diferente sobre os sem-teto, percebesse que muitos dos clichês são falsos..."
The Edge produziu o especial e disse que também às vezes se via sem saber como ajudar as pessoas na rua.
"Há aquela coisa horrível em que você percebe que não há nada que possa fazer naquele momento, então você meio que finge que eles não estão lá", disse ele ao TheWrap. "E eu acho que para alguém que é sem-teto, particularmente alguém que está pedindo esmolas, essa é a coisa mais difícil emocionalmente, é se tornar uma não-pessoa. Como se você literalmente não existisse para alguém que passasse. E eu entendo os dois lados", acrescentou. "A pessoa que passa não sabe o que fazer. Então acaba deixando o sem-teto como invisível. E é uma coisa terrível de se ver acontecer. Eu mesmo já fui culpado disso algumas vezes".
The Edge disse que geralmente dava dinheiro aos sem-teto que encontrava.
"Foi algo que apenas me inspirou desde o início. Eu estava me questionando sobre algumas das minhas próprias maneiras de me relacionar ou não com pessoas sem-teto, e isso me iniciou em uma espécie de jornada para responder a algumas perguntas para mim mesmo. E, no processo, comecei a pensar na maneira como os sem-teto são realmente completamente marginalizados e, em muitos casos, desprivilegiados.
Eles sofrem com muitas visões estereotipadas sobre como chegaram lá. O que eu aprendi é que há uma infinidade de razões pelas quais alguém pode se tornar um sem-teto. Não há duas histórias iguais. Eu pensei que era hora de haver um pouco mais de um senso inteligente de investigação sobre esse problema. É particularmente grave no momento com a crise econômica.
Eu pensei que se pudéssemos realmente fazer a diferença na vida de alguém com uma intervenção, poderia ser um tipo de reality show que seria muito edificante e inspirador, em vez de fazer as pessoas assistirem ao programa e se sentirem melhor porque veem muito mal comportamento. Mas também se alguém estiver na posição de sem-teto, espero que seja uma coisa inspiradora de se ver".
O documentário traz música original de The Edge, e é a voz dele cantando a música "There's No Home Like Place" nos momentos finais do vídeo abaixo.

 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...