PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Produtor Jimmy Iovine revela que Bono pediu sua ajuda após dizer que o U2 "fodeu tudo" e perdeu relevância na América com 'POP'


Nos anos 70 e 80, o produtor Jimmy Iovine ajudou a criar dezenas de álbuns de rock clássico, como engenheiro de Bruce Springsteen e John Lennon, depois como produtor de Patti Smith, Tom Petty and the Heartbreakers, Stevie Nicks e U2. "Eu estava tentando fazer algo", disse Iovine, "que nunca tinha ouvido antes: cantores e compositores com um som poderoso". 
"No 'Rattle And Hum', eu não gravaria o take a menos que Bono estivesse lá. Eu não me importava se ele tinha palavras ou não. Eu queria ouvir a voz dele, o momento em que tudo se conecta".
Em 1990, após deixar a produção, Iovine co-fundou a Interscope Records.
"Ele é um míssil que busca calor", disse Bono sobre seu amigo próximo, que produziu também o EP de 1983 do U2, 'Under a Blood Red Sky'. "Jimmy quer tudo cortado como um diamante que pode ser visto de longe. E ele não é sutil sobre como ele diz a você".
Jimmy: "Em 1983, minha ex-esposa – estávamos saindo na época – estava trabalhando na Westwood One Radio, fazendo entrevistas no US Festival. Ela me ligou e disse: "Acho que o que você está procurando acabou de sair do palco. O nome deles é U2". Nós os seguimos para Nova York, depois para Dublin. Eu convenci Bono a me deixar trabalhar com eles. Ele disse: 'Nós não temos nenhuma música. Mas temos essa fita ao vivo de Red Rocks'. Fomos para Nova York e eu produzi 'Under A Blood Red Sky'. Esse EP estourou a banda na América. 
Esse foi um registro ao vivo marcante. É muito difícil fazer música com acordes obscuros que seja palatável para as massas. Encontramos uma dimensão em que o U2 era capaz de ser U2, mas realmente um projeto. As fitas não foram bem gravadas. Mas a sensação da música estava lá".
'All That You Can't Leave Behind' foi o primeiro álbum do U2 lançado pela Interscope Records.
Jimmy conta: "Foi o primeiro ano do U2 na Interscope. Bono veio até mim e disse: 'Nós fodemos tudo com o 'POP'. A banda perdeu sua relevância na América, e temos que recuperar isso. Farei um acordo com você: não lançaremos um álbum até que você nos diga que temos um single'. Fui seis vezes para a Europa, para vê-los enquanto eles estavam gravando 'All That You Can't Leave Behind'. Um dia, eles me tocaram "Beautiful Day". E eu disse: "É isso"."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...