PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Michael Franti do Disposable Heroes Of Hiphoprisy sobre os shows da ZOOTV do U2: "Se eu conhecesse um político que pudesse colocar um sorriso no rosto de 50.000 pessoas noite após noite, eu votaria nele"


Em meados da década de 90, enquanto os EUA continuavam tentando lidar com os problemas do multiculturalismo após os distúrbios em Los Angeles e o julgamento de O.J. Simpson, o The  Disposable Heroes Of Hiphoprisy (o vocalista/compositor Michael Franti e o músico Rono Tse) estava compondo a trilha sonora para aquele momento numa oficina de carros usados em Oakland, perto de São Francisco.
Herdeiro direto do Public Enemy, o The Disposable Heroes of Hiphoprisy é um grupo único.
O único trabalho da banda foi lançado em 1992. 'Hipocrisy is The Greatest Luxury' é uma coleção de letras de "rap de protesto" unidos por sons digitais - por vezes beirando o industrial - , samples de TV e rádio sobre o ritmo constantemente marcado de hip-hop ou rap.
O grupo trouxe um novo sopro de vida ao rap abordando, entre outros temas, a questão da violência entre os negros, o racismo, a manipulação da mídia, alienação pela TV, a guerra, a política, o feminismo e o estresse urbano.
A faixa "Television, The Drug Of The Nation" foi a abertura dos shows da turnê Zoo TV Tour do U2, nos anos de 1992/1993. A dupla também abriu para o U2 em shows desta mesma turnê.
Michael Franti relembra: "Eu realmente queria que as músicas parecessem um hino porque queríamos criar músicas onde as pessoas pudessem passar pela dor do que está acontecendo no mundo e sentirem, você sabe, vale a pena suportar, eu posso continuar. Quando escuto músicas como "One" do U2 ou "Imagine" de John Lennon ou "Get Up, Stand Up" de Bob Marley eu recebo essa força, e eu queria ouvir esses artistas, não que eu seja tão bom quanto eles, mas eu queria ver o que tornava essas músicas ótimas e depois aplicar isso ao que estávamos fazendo. 
Eu não estava tão familiarizado com o U2, então depois da primeira semana de turnê, Bono veio até mim e disse: 'Ei Michael, você conhece meu guitarrista? Seu nome é The Edge, e não Ed'.
Há uma memória que realmente se destaca para mim, que foi uma vez que estávamos em turnê com eles e havia um jornalista do Reino Unido, um tipo de jornalista de tabloide desprezível que ficava tentando fazer sujeira com o U2. Ele continuou chegando até mim todos os dias na turnê e dizendo 'você não acha que o U2 não é tão político quanto antes, eles se venderam ou algo assim?' e eu disse que toda noite eu via 50.000 pessoas, e 50.000 pessoas saiam sorrindo, e tendo passado por lágrimas de dor e lágrimas de alegria durante o show, eles sempre saiam com um sorriso no rosto. Se eu conhecesse um político que pudesse colocar um sorriso no rosto de 50.000 pessoas noite após noite, eu votaria nele! Foi assim que me senti depois que saí daquela turnê, não foi o suficiente para eu deixar as pessoas com raiva das crises que estão no mundo, e era isso que estávamos fazendo muito com o Disposable Heroes, dizendo o quão confuso as coisas eram. Depois dessa turnê, senti que não bastava dizer isso, queria inspirar as pessoas".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...