PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 27 de maio de 2021

"Temos que amar as coisas porque são ótimas, não porque nos lembram de algo ótimo"


"Viemos do punk", disse Bono após o lançamento de 'Achtung Baby', "e isso não era muito engraçado. Johnny Rotten era muito engraçado nas entrevistas, mas o Clash não era engraçado. E as consequências imediatas do punk, do Joy Division e daquela música fúnebre, parecida com uma festa, foi dessa música que saímos. Suponho que agora estou redescobrindo as raízes mais irresponsáveis de nossa música, que é apenas uma explosão".
No final, porém, Bono também não consegue evitar a agonia com a "explosão". Quando o assunto se volta para o rock & roll em si - o peso opressor de seu passado dos anos 60 e 70, seu futuro imediato e relevância combativa em uma sociedade atrofiada - ele assume, com toda a seriedade. "Temos que amar as coisas porque são ótimas, não porque nos lembram de algo ótimo", declara Bono com sua urgência característica. "É muito raro quando um novo humor chega. Vocês têm que ficar animados todo mês, toda semana, com algo novo. Mas muitas vezes não é. É apenas uma sensação que você já ouviu antes, uma ressonância que você gosta. Acho que os grupos são tão bons quanto a capacidade de criar algo novo, dizer algo que não foi dito antes. Ou se já foi dito, nunca foi dito exatamente assim".
"Sexo e música são tudo o que muitas pessoas têm agora, porque a religião organizada está em extinção, e eu pessoalmente não vou perder isso. Não acho que religião tenha mais alguma coisa a ver com Deus, ou muito raramente tem. Também está ficando claro que o mundo material não é suficiente para ninguém. A intelligentsia nos disse um século que somos criaturas bidimensionais, que se algo não pode ser provado, não pode existir. Isso acabou agora. Transcendência é o que todos, no final, buscam de joelhos, correndo em alta velocidade, arranhando, chutando. É por isso que a música é, para mim, importante. Eu parei de responder as perguntas "para você" e as perguntas "para eles". Mas, sim, para mim. Rock & roll - quanto mais barulhento, melhor - ainda é meu despertador. Ainda me mantém acordado. É um hino ao entorpecimento, uma resposta razoável ao modo como vivemos.
"Assisti a um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial e alguém dizia que um colapso nervoso é a resposta razoável de um homem são a uma situação insana. Acho que o rock & roll ainda tem que ser o som desse colapso nervoso. Porque aquele grito, de Howlin ’Wolf a Nine Inch Nails, é parte dele. A outra parte é Marvin Gaye, Smokey Robinson, música que torna a luz mais brilhante.
Mas eu gosto de ambos; Eu quero os dois para a minha banda. Eu quero o céu e o inferno. Sempre nos foi dada essa escolha, escolher entre a carne e o espírito. Não conheço ninguém que não seja as duas coisas".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...