PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 23 de maio de 2021

Salman Rushdie fala sobre se esconder na casa de Bono e como seu conto se tornou uma canção do U2


Em 1988, a vida do escritor Salman Rushdie mudou para sempre, com a publicação de The Satanic Verses.
Alguns muçulmanos viram o livro como uma blasfêmia e, após um interlúdio de debate civilizado, o livro passou a representar uma falha cultural - os valores  iluministas de um lado, a religião fundamentalista do outro.
"O romance foi lançado em setembro de 1988 e os ataques só começaram no Irã seis meses depois", diz ele.
"Durante esse período, houve um debate e fui ao rádio com muçulmanos conservadores - nenhum dos quais jamais havia lido o livro - e defendi meu caso. E isso parecia estar bem para mim; estávamos conversando. A fatwa mudou isso, porque se tornou sobre assassinato".
A fatwa - oficialmente "uma opinião legal sobre um ponto da lei islâmica", mas na realidade uma espécie de recompensa colocada em sua cabeça pelo líder supremo do Irã - resultou em várias tentativas fracassadas de assassinato de Rushdie (o tradutor japonês do livro foi assassinado) e ele teve que se esconder.
Ele passou o primeiro fim de semana da fatwa trancado no banheiro de um hotel e, nos anos seguintes, viveu sob a proteção da polícia britânica em mais de 20 casas seguras diferentes na Inglaterra e na Escócia.
"Aprendi muito sobre a natureza humana", ele conta. "Isso me ensinou muito sobre isso em sua forma mais corajosa e baseada em princípios, e perto de seu pior".
Sua compreensão do Islã foi o que fez alguns críticos alegarem que ele poderia ter previsto a fatwa - uma acusação que ele sempre rejeitou.
"O fato é que nunca aconteceu nada parecido, onde terroristas tentavam matar um autor. Não sou do Irã e seus líderes não gostaram de muitos livros. Achei que não havia razão para eles gostarem deste, mas o escrevi porque pensei que era isso que havia para escrever. Não estou realmente interessado em me defender nesse ponto".
Ele passou parte deste tempo escondido em Dublin na casa de Bono. Rushdie qualifica que, na verdade, ele passou apenas "um ou dois fins de semana, com vários anos de diferença" em Killiney com o vocalista do U2.
Em 1993, quando a turnê Zooropa do U2 chegou ao Estádio de Wembley em Londres, Bono ligou para Rushdie para perguntar se ele gostaria de subir ao palco - explicando que o U2 queria fazer um gesto de solidariedade para com ele.
Rushdie contou ao filho, então com 14 anos, sobre o plano, e o menino disse: "Só não cante, pai. Se você cantar, terei que me matar".
"Agora ele diz que eu deveria ter cantado", Rushdie sorri. "Ele cresceu um pouco".
Embora o ex-presidente do Irã, Mohammad Khatami, tenha dito que a ameaça contra o autor foi "encerrada" em 1998, a fatwa nunca foi oficialmente suspensa.
Ainda assim, no início dos anos 2000, era amplamente conhecido que a ameaça já havia passado - ele já tinha permissão para voar na British Airways - e a imprensa americana o reformulou como um socialite compensando o tempo perdido, enquanto ele era fotografado em festas intermináveis e premiações.
Bono pegou a letra do romance de Rushdie de 1999, 'The Ground Beneath Her Feet', para uma música de mesmo nome.
“Antes de publicar 'The Ground Beneath Her Feet' [uma versão do mito grego de Orpheus e Eurídice, com música rock substituindo a lírica de Orpheus], enviei para Bono e Paul McGuinness, porque queria que as pessoas lessem e vissem o que eu errei - para que eu pudesse consertá-lo antes que o romance fosse lançado. Bono respondeu e disse que ficou encantado com a história e que havia se deparado com essa letra dessa música pop inexistente e havia escrito uma melodia. Mas eu tive que ir a Dublin para ouvir.
Fomos almoçar na casa de Paul McGuinness, e Bono trouxe uma demo caseira dele tocando a música e me fez ir ao carro dele para ouvi-la. O sistema de som no carro de Bono não é como o de outro carro. Ele tocou para mim três vezes antes de eu concluir que eu gostei".

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...