PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 8 de maio de 2021

Bill Carter conta como Bono surgiu com o título Miss Sarajevo para o filme e para a canção


Bill Carter teve uma carreira longa e variada como assistente de direção, fotógrafo, jornalista e cineasta. 
Em 1993, ele desembarcou em Sarajevo durante a Guerra da Bósnia e juntou-se à The Serious Road Trip, uma organização de ajuda não oficial que distribuía alimentos para crianças afetadas pela guerra. 
Enquanto ele estava em Sarajevo, ele filmou centenas de horas de vídeo. Mais tarde, ele reuniu a filmagem em 'Miss Sarajevo', um documentário premiado. 
Bono se tornou o produtor executivo do filme e escreveu a canção "Miss Sarajevo" para a trilha sonora do filme. 
Na época em que o U2 estava pelo mundo com sua turnê 360°, Bill contou: "Fiz uma comédia na TV da Bósnia. Na saída (da emissora), peguei um pedaço de papel timbrado e escrevi para o U2 pedindo uma entrevista. Eles disseram ok. Eu respondi "Não consegui sair do país porque sou um muçulmano bósnio, mas podemos enviar nosso associado Bill Carter para o seu show em Verona, Itália". 
Bono gostou de mim por causa da audácia que demonstrei ao entrar no show. Eu queria filmar a banda enviando uma mensagem de esperança ao povo de Sarajevo. Naquela época, eles não tinham gás, eletricidade ou água encanada por 18 meses. O vídeo seria exibido em circuito interno de TV e deixaria o povo de Sarajevo saber que as pessoas no resto do mundo não se esqueceram deles.
Eu tinha trabalhado como assistente de diretor em São Francisco, mas eu não tinha ideia de como eu ia fazer um filme com todas aquelas imagens. Bono tornou-se o produtor executivo e deixou-me usar o equipamento no estúdio de Dublin do U2. 
Hoje, você pode editar em um computador em seu quarto de hotel. Naquela época, você precisava de uma máquina de edição AVID. Bono insistiu que eu chamasse o filme de 'Miss Sarajevo', depois do concurso de beleza que Sarajevo organizou durante o cerco da cidade. Esse concurso é a peça central do filme. 
Há muita ironia em um concurso de beleza no meio da insanidade que estava acontecendo. O filme mostra um monte de Sarajevans comuns indo para suas vidas normais no meio da guerra. É uma cidade jovem e um dos poucos lugares onde sérvios, croatas e muçulmanos viviam juntos em paz. Sarajevo manteve sua existência multicultural, mesmo na guerra.
Eles me ligaram perguntaram se poderiam usar a filmagem, e começaram a usar este ano (na turnê 360°). Eles colocaram cerca de quatro minutos do filme na tela grande acima do palco enquanto Bono canta "Miss Sarajevo"."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...