PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 18 de maio de 2021

O tributo que Bono escreveu a Bob Dylan para uma revista especial publicada pela Q no Reino Unido - Parte I


Em 2001, Bono escreveu um tributo a Bob Dylan para uma revista especial Bob Dylan publicada pela Q no Reino Unido.

Ele Te Conquista, Do Berço Ao Túmulo

Eu estava pensando em Bob Dylan outro dia, tentando definir o que havia nele que eu tanto respeito, e o que me veio foi um verso do poeta Brendan Keneally do Livro de Judas, um verso que usei como orientação na turnê Zoo TV, mas que percebi se aplica a Bob Dylan ao longo de toda a sua carreira. 
A frase é: A melhor maneira de servir à idade é traí-la. Essa é a essência de Bob Dylan: não tão simples quanto estar do outro lado, porque isso é apenas ser uma manivela e uma manivela no final do dia não é muito interessante, porque você sempre sabe a posição delas.
Em certo momento, Dylan foi o epítome do que era moderno, mas sempre foi uma crítica única da modernidade. Porque na verdade Dylan vem de um lugar antigo, quase medieval. 
Estava lá no início, quando ele cantava como um velhote - essa voz ancestral no corpo de um jovem.
O anacronismo, realmente, são os anos 60. Pelo resto de sua vida, ele tem uivado de algum tipo de passado que parece que esquecemos, mas a maioria não. Isso é tudo para mim. Ele continua minando nosso desejo de olhar para o futuro.
A primeira vez que o encontrei, ele me desarmou completamente, pedindo para tirar uma foto comigo; uma coisa muito Bob Dylan de fazer. 
Mas então ele me fez sentar e começou a me perguntar sobre a família McPeak. Eu estava me perguntando se esse era um grupo punk de Arkansas, mas descobri que era música folk irlandesa da qual eu nunca tinha ouvido falar.
Isso foi em 1985. O U2 estava fazendo The Unforgettable Fire e sentindo como se fôssemos do espaço sideral, sem raízes. 
Bob Dylan estava tocando no Slane Castle e em um dia nos fez reavaliar muitas coisas. Foi ele quem nos enviou nesta viagem ao passado que acabou em 'Rattle & Hum'. Ele fez isso conosco! Culpe ele! 
De qualquer forma, Dylan nos fez todas essas perguntas sobre a música irlandesa. Ele então recitou pelo menos 10 dos 13 versos de Banks Of The Royal Canal (também conhecido como The Auld Triangle) de Brendan Behan e eu percebi que ele lembrava totalmente de músicas antigas. 
Ele me disse que o cantor de baladas Liam Clancey era seu herói e insistiu que o que os irlandeses tinham e que os americanos e as pessoas de todo o mundo estavam renunciando era seu passado. Van Morrison estava sentado conosco e ele entendeu completamente o que Dylan estava falando, mas eu me senti desconfortável. 
Meu pai ouvia quase que exclusivamente ópera, em parte porque a música folk tinha essas conotações republicanas / nacionalistas que, meu pai tendo se casado com uma garota protestante, não eram muito auspiciosas. Então foi essa conversa com Dylan e depois, outra com Keith Richards sobre o blues, que permitiu ao U2 redescobrir nosso passado.
Olhando para trás, é claro, aquele sentimento que Bob Dylan tem por Balladry e a natureza bíblica de muitas de suas imagens, estava enraizada no povo irlandês. 
Era uma linguagem com a qual não deveríamos estar familiarizados, mas instintivamente estávamos. Talvez seja aquele pouco conhecido eixo irlandês / judeu. A família da minha mãe se chama Rankin, e alguns deles afirmam que somos, na verdade, parte judeus (eles estão pesquisando uma árvore genealógica agora).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...