PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Relembrando Hal Willner: curadoria e produção em um show com o objetivo de arrecadar fundos para combater a Aids nos países mais pobres


O produtor musical Hal Willner morreu aos 64 anos por conta do novo coronavírus. Segundo a revista Variety, que noticiou a sua morte, o produtor havia anunciado o teste positivo para COVID-19 no último dia 28 de março, pelo Twitter.
Hal Willner produziu canções da trilha sonora de 'Million Dollar Hotel', incluindo faixas de Bono com a MDH Band.
Ele também foi um dos criadores do álbum 'Rogue's Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs & Chanteys', no qual Bono colaborou cantando na faixa "A Dying Sailor To His Shipmates".
Hal Willner está por trás de um projeto ainda inédito, comemorando o legado de Marc Bolan e T.Rex.
O U2 gravou o grande sucesso do T.Rex "Bang A Gong (Get It On)", de 1971. A gravação do U2 seria uma parceria com Elton John, gravada em Nova Orleans em uma parada da 'The Joshua Tree Tour 2017', com Hal Willner.
Em outubro de 2009 aconteceu o aniversário de 50 anos de Gavin Friday.
Um concerto chamado 'An Evening with Gavin Friday and Friends' foi organizado com bravura por Hal Willner, e o show foi apresentado pela fundação de caridade (RED) que tem seus fundos revertidos para a luta contra a AIDS na África.
Foi uma festa com 3 horas de duração e a presença de vários amigos que Friday fez durante suas "viagens" artísticas.
Gavin Friday disse: "Acredite ou não, isso não nasceu da minha cabeça. Acho que eu estava em algum tipo de programa de TV, talvez 12 anos antes, e me perguntaram sobre minha ambição musical e disse que adoraria tocar no Carnegie Hall antes dos 50 anos. Essa foi a semente de tudo isso. Então, no início de 2009, uma gangue nossa saiu por um dia para celebrar o 50º aniversário de Guggi e, na festa, Bono, que completaria 50 anos, me disse: 'Você sabe o que fará pelos seus cinquenta anos?' Eu disse que não tinha ideia e que provavelmente fugiria para evitar a atenção. Ele disse que sabia o que eu estaria fazendo, que eu estaria tocando no Carnegie Hall.
Algumas semanas antes, Bono se encontrou com nosso amigo em comum Hal Willner e eles decidiram neste evento comemorar meu aniversário e arrecadar fundos para a RED, a organização que luta contra a Aids na África. E fiquei tão surpreso com a ideia, que algo muito raro aconteceu - fiquei completamente sem palavras. Eu não pude acreditar. Acho que todo mundo achou isso bem humorado: 'Olha, na verdade estamos calando Gavin!'
Hal Willner é a força motriz por trás de tudo, ele reúne esses tipos de eventos e eu sempre trabalhei com ele neles. Eles são como extravagâncias criativas, onde toda uma gangue de músicos se reúne para prestar homenagem a alguém, como ele fez essa incrível homenagem ao trabalho de Leonard Cohen, outro para Kurt Weill. Mais recentemente, Bono e eu trabalhamos com ele em 'Rogue's Gallery', um álbum de baladas piratas e cantos do mar.
Há sempre essa reviravolta extraordinária que ele traz - como seu tributo à música de Walt Disney, onde Tom Waits cantou "Hi Ho Hi Ho" e, quando o fizemos ao vivo, ele me fez cantar "Siamese Cat Song" de A Dama e o Vagabundo. Lembro-me de aparecer um dia para uma homenagem a Harry Smith para encontrar Jimmy Scott, o cantor de jazz, ao piano com Mary Margaret O'Hara e Nick Cave. Dois dias depois, estávamos tocando no palco.
Conversamos sobre o tipo de pessoas que queríamos que participasse - aquelas que me influenciaram ao longo dos anos e algumas que eu poderia ter influenciado. Alguns são muito conhecidos e outros, espero, se tornem mais conhecidos.
Claro, haverá a Família Real - Larry, Edge, Bono e Adam.
A coisa com esses quatro é que eu os conheço individualmente, então todos estão participando, mas o que é incomum é que eles não serão o U2, então acho que veremos algo bem diferente, o que sempre acontece com os eventos de Hal.
Dik, o irmão de Edge, esteve no U2 antes deles serem o U2 e Guggi, é claro, então eu adoraria que Dik, Guggi e eu façamos algumas músicas do Virgin Prunes - não será o Virgin Prunes se reunindo porque não fazemos isso, mas vamos ver o que acontece. Quando Hal está envolvido, você nunca sabe como vai isso vai funcionar".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...