PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 7 de abril de 2020

Bono explica a diferença entre compor uma canção para ele cantar, e compor uma canção para outro artista cantar


Daniel Lanois revelou que quando o U2 entrou no estúdio para gravar 'Achtung Baby', Bono trouxe com ele apenas uma música completa: "Love Is Blindness", que ele havia escrito anteriormente para Nina Simone.
"Eu raramente entro no estúdio com um conjunto completo de letras para depois definirmos como música", explica Bono. "Por exemplo, a música que escrevi para Johnny Cash foi escrita um dia antes da sessão. Foi o mesmo em relação a BB King. Como sou cronicamente preguiçoso, a única maneira de fazer as coisas é dizendo a alguém que vou fazê-las primeiro e prometendo na frente das pessoas porque então eu tenho que fazer!
Então, com "When Love Comes To Town", embora eu tivesse apenas um verso e um refrão, eu disse 'Eu tenho uma música para BB'. Mas então o cara de repente chega procurando a música e foi escrita em meia hora para ele! Algumas pessoas podem dizer que soa assim! Mas acho que há algumas coisas boas lá e às vezes compondo algo dessa maneira pode funcionar.
O mesmo era verdade, até certo ponto, de "She's A Mystery To Me", que foi escrita sob circunstâncias semelhantes para Roy Orbison. Foi escrita na manhã em que ele chegou, mas para concluir, demorou muito mais tempo. No entanto, isso destaca os dois lados da maneira como escrevo. Com o U2, costumo trabalhar em um sentido impressionista, enquanto que ao escrever para outros o estilo é linear e com uma estrutura narrativa tão estrita quanto posso fornecer!"
O fator decisivo, segundo Bono, é a voz de um cantor.
"Depende de com quem você trabalha", diz ele. "Lou Reed ou Bob Dylan conseguem consoantes, enquanto minha própria voz é toda sobre sons de vogais. E não há muitas palavras boas lá. Na verdade, eu sempre invejo as palavras que uma voz como a de Dylan consegue, e para tentar chegar a esse lugar eu mesmo e usar minha voz como um instrumento mais versátil, procuro distorções, como as oitavas mais baixas de "The Fly". Mas se eu canto com minha própria voz natural, especialmente com a música do U2, eu tenho que usar uma linguagem de som muito aberto, então é realmente muito mais difícil, nesse sentido, escrever uma música do U2 do que escrever para outra pessoa. Em contraste do que posso fazer, Johnny Cash tem uma grande voz que adora certas palavras e eu escrevi aquelas palavras para ele".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...