PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 3 de julho de 2024

A Composição Perfeita: Cáit O'Riordan da U2XRadio fala sobre "Bad"


Artista e apresentadora da U2XRadio Cáit O'Riordan, sobre "Bad" do U2.
"Depois de 1982, houve um grande rompimento para mim. "A Celebration" foi o último compacto que consegui comprar em anos, porque fui uma garota sem-teto nos anos seguintes. Entrei para os Pogues, mas morava em albergues para moradores de rua e depois recebia assistência social. Eles pagariam para você ter um quarto em algum lugar, mas você não poderia ter um toca-discos. Você tinha que escolher: você vai gastar seu dinheiro em comida ou em um disco?
Eu estive no modo de sobrevivência por alguns anos e esses foram os anos em que perdi 'War' e 'The Unforgettable Fire', então não tenho a conexão emocional um pouco além das palavras que tenho com os dois primeiros, 'Boy' e 'October'. Eu literalmente não tinha como comprá-los ou tocá-los.
Assim que me estabeleci, assim que os Pogues tiveram dinheiro e eu tive um lugar para morar, voltei para investigar esse tipo de grande buraco negro na minha história do U2, mas quando o fiz, 'The Joshua Tree' já havia superado tudo. O U2 de repente era uma banda diferente e ser fã do U2 era um tipo de coisa diferente.
Lembro-me de estar em uma rua de Dublin e ouvir o U2 tocando em algum lugar. Eu sabia que eram eles, parecia incrível e claramente era o Bono, mas eu não conhecia a música. Era "Bad", a gravação ao vivo do 'Wide Awake In America', que na verdade era uma versão gravada durante um show em Birmingham, na Inglaterra.
Ainda demorei alguns anos para recuperar o atraso, embora estivesse em Wembley para o Live Aid, só pude ficar as primeiras duas horas porque estava trabalhando. Eu tive um show naquela noite em Brixton com The Pogues. Estávamos fazendo um show beneficente da greve dos mineiros. Então, perdi a performance icônica de "Bad" do U2 ao vivo, mas me pergunto se teria entendido da mesma forma se estivesse lá. Acho que você teve que assistir através de uma câmera para entender. Se eu estivesse lá assistindo a banda ao vivo, teria ficado sobrecarregada de ansiedade por Edge, Larry e Adam, ficando presa lá no palco enquanto Bono desaparece na maior multidão que você já viu na vida. Você nem conseguia vê-lo. Ele foi sufocado pela segurança. Minha empatia pela banda teria sido forte demais para eu ter gostado.
Isso poderia ter destruído qualquer outra banda, mas é claro, eles são o U2. A missão é maior que a banda. É claro que isso não iria impedi-los. Foi o avanço ao próximo nível.
"Bad" é sobre toda a coisa da heroína, que faz parte da trilogia de Bono, e foi um grande sucesso em Dublin na década de 1980: havia emigração para quem podia sair e heroína para quem não saía. Penso em "I Fall Down" como o início [do tema da heroína], embora não haja menção às drogas e possa ser interpretada de várias maneiras. Mas ela está dizendo, preciso sair daqui, mas caio.
E então você tem "Running To Stand Still" anos depois, dizendo, não, não podemos estar aqui, temos que sair. Mas "Bad" é o grande problema. Eles escreveram sobre um amigo deles que lutava contra o vício em heroína. Mesmo que você não saiba disso, a música é sobre uma luta existencial.
E é isso que o U2 faz – eles podem escrever sobre o local e a pessoa, mas ainda assim é de alguma forma universal, esse dom de comunicação universal.
Se você ouvir a letra, não há nenhuma direção lírica específica que não tenha surgido antes - você sabe, 'rasgado em dois', 'deixar ir', 'eu tenho que fugir', 'se eu apenas pudesse fazer isso', 'Se eu pudesse arremessar essa linha sem vida ao vento', e novamente, 'caminhando pela chuva', 'pelas chamas', 'liberte-se' - todos esses são temas do U2 e do Bono e ainda assim eles se unem aqui em "Bad" em algo tão grande.

Então ele entra na grande rima:

Esse desespero, deslocamento

Separação, condenação

Revelação, em tentação

Isolamento, desolação

Deixe ir e assim descobrir

A banda e as palavras combinam tão completamente com a emoção que é incrível para mim. Isso é uma composição perfeita. Mesmo que não seja uma música. Não é verso, verso, refrão, middle eight. De forma alguma é uma música de compositor, mas é mais poderosa que isso. É maior que a música.
E então, no final - 'estou bem acordado, não estou dormindo' - interpretei isso de maneira completamente errada durante anos, como a coisa mais positiva que se possa imaginar. Eu não estou dormindo. Estou acordado! E então Bono mais tarde disse que isso é o inferno para os viciados. Você injeta para ficar entorpecido, mas se não conseguir mexer a cabeça, esse é o inferno dos viciados. Estar bem acordado é a pior coisa possível.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...