PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 29 de janeiro de 2023

Morre o guitarrista Tom Verlaine, a maior influência de The Edge


Morreu em Nova York o cantor, compositor e guitarrista Tom Verlaine, aos 73 anos. Verlaine era líder da banda dos anos 70 Television, que emergiu junto com a cena punk de Nova York.
Seu disco 'Marquee Moon', de 1977, está entre os maiores de todos os tempos, e seu estilo influenciou um leque amplo de músicos.


Verlaine foi parceiro e amigo de Patti Smith, e veio ao Brasil algumas vezes, a primeira delas para tocar no extinto Tim Festival. Também se apresentou no Sesc Pompeia e em um club da Rua Augusta, em show memorável, e de onde saiu para tomar um chope no antigo Bar Genésio.


Em 1988, foi perguntado para The Edge, como ele desenvolveu o estilo de tocar. Sua resposta foi: "Eu realmente não consigo citar influências. É muito difícil. Eu costumava mencionar muito Tom Verlaine. Eu gosto dele - quero dizer, 'Marquee Moon' foi um ótimo álbum - mas acho que o que eu peguei de Verlaine não era realmente seu estilo, mas o fato de que ele fez algo que ninguém mais havia feito. E eu gostei disso. Eu pensei que isso era valioso. Quero dizer, eu sabia mais o que eu não queria soar do que o que eu queria soar no início, quando formamos o grupo pela primeira vez.
De certa forma, é por isso que eu toco o mínimo. Toque o máximo de notas possível, mas encontre as notas que mais funcionam. Tornou -se uma maneira completa de trabalhar. Se eu pudesse tocar uma nota para uma música inteira, eu faria. "I Will Follow" é quase isso".
The Edge citou-o como "o único guitarrista que ouvi que estava dizendo algo musicalmente" e como uma grande influência "não estilisticamente, mas em termos de abordagem e rasgando o livro de regras".
Em 1997, The Edge disse: "Adoro Robert Johnson e Muddy Waters, mas um cara que decididamente me influenciou foi Tom Verlaine, do Television".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...