PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Engenheiro de som Kevin Killen fala sobre os equipamentos utilizados na gravação de 'The Unforgettable Fire' do U2


O engenheiro de som Kevin Killen trabalhou juntamente com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno nas gravações do álbum 'The Unforgettable Fire'. Ele tinha feito parte da equipe de engenheiros que gravaram o áudio de 'Under A Blood Red Sky', e foi convidado para trabalhar com o U2 no álbum seguinte.
Kevin responde algumas perguntas sobre a gravação de 'The Unforgettable Fire'.

O MXR Pitch Transposer foi usado no álbum? Para quais músicas e como foi usado?

A mudança de tom foi do delay do AMS 1580. O MXR pode ter entrado lá de vez em quando. O AMS era o favorito de Brian Eno e Dan Lanois.

O pré-amplificador integrado da TC Electronics foi usado? Aparece no chão em uma cena durante o documentário da gravação do álbum.

O TC ... não tenho certeza sobre este. Acho que o primeiro produto da TC foi o 2290 que saiu em 1985/86. Unforgettable Fire foi gravado no verão de 1984. Ed Simeone me mostrou o 2290 enquanto eu trabalhava com Brian Ferry, então mostrei para Edge, o resto é história.

Daniel Lanois citou em uma entrevista antiga que Edge usou o microfone Beyer M88 para a maioria das músicas - você pode confirmar?

A memória dele pode ser melhor que a minha, mas no Slane Castle eu tenho uma forte lembrança de usar o Sony C500 (veja o vídeo com o amplificador do Edge que está na varanda!). Mas também tínhamos M88 e 57.

O Electro Harmonix Deluxe Memory Man foi usado no álbum, ou foi simplesmente o Korg SDD3000 e/ou Lexicon Prime Time?

Para os delays, provavelmente todos os três, dependendo da aplicação. O Prime Time foi usado principalmente por Brian e Dan para gerar um som para Edge, os outros dois pelo próprio Edge. Não me surpreenderia se todos os três fossem combinados.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...