PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Em 30 anos, Bono foi da histeria à calmaria e indignação em seu verso em "Do They Know It’s Christmas?"


O cantor / compositor britânico Midge Ure é um artista que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da música pop movida a sintetizador a partir do início dos anos 80, primeiro como membro do Visage com o hit eletropop "Fade To Grey", e depois mais famoso como o vocalista e guitarrista do Ultravox, a banda new wave mais conhecida por sucessos como "Vienna" e "Dancing With Tears In My Eyes". 
Mais notavelmente, Midge Ure co-escreveu com Bob Geldof "Do They Know It's Christmas?", o single beneficente de 1984 gravado pelo Band Aid para o alívio da fome na Etiópia que agora é considerado um clássico da música natalina.
Midge conta: "Acontece que eu estava no lugar certo, ou no lugar errado, na hora certa. Eu estava fazendo um programa de TV no norte da Inglaterra que a namorada [de Bob Geldof] na época, Paula Yates, co-apresentava, quando Bob ligou para Paula. Ele disse: "Deixe-me falar com Midge", e me contou sobre a filmagem que tinha acabado de ver na BBC News sobre a fome na Etiópia. Ele disse que estava com nojo e queria fazer algo, mas não sabia o quê. Chegamos à conclusão óbvia de escrever uma música. Então Bob teve uma meia ideia por aí. Fui para casa e trabalhei em outra ideia, e então passei os próximos três ou quatro dias tentando juntar essas ideias totalmente incompatíveis.
Enviei a Bob uma fita minha tocando em um pequeno teclado Cassio. Ele odiou! Então ele veio até minha casa com um violão; ele toca violão destro, mas com a esquerda, então ele tocou essa coisa de cabeça para baixo, e também estava faltando várias cordas. Ele cantou o que tinha, e cada vez que ele cantava, era diferente. Ele estava obviamente atirando para todos os lados. Gravei a parte dele em uma fita cassete e comecei a juntar essas ideias no meu estúdio, tentando fazer algum tipo de arranjo nessa ideia muito, muito instável.
O refrão foi a última coisa que fizemos. Se você ouvir a música, é uma música sem nenhuma sensibilidade pop real. Não há uma estrutura real para isso. A maioria das músicas tem uma introdução e um verso e então um refrão, mas isso é apenas uma coisa que começou e meio que cresceu. Realmente não tinha nada que você pudesse cantar junto. Era muito óbvio para Bob e eu que precisava de algo no final, então, entre nós dois, criamos o gancho "feed the world". É uma coisa muito estranha, colocar um gancho de uma música no final. Em muitos aspectos, era um arranjo tão estranho e incomum. Eu ainda penso até hoje que ter todos esses artistas adicionou força ao álbum. Caso contrário, teria sido um fracasso terrível como disco comercial. Não foi abertamente comercial.
Eu toquei quase todos os intrumentos da gravação, exceto a bateria de Phil Collins.
John tocou baixo, mas simplesmente não parecia certo tocar um baixo elétrico em meio a todo esse material eletrônico. Então John colocou uma linha de baixo, mas é mixada, muito, muito silenciosa. Algumas outras pessoas também largaram as guitarras, que, novamente, decidimos não usar, porque meio que contrariava a versão que tínhamos. Passei quatro dias no meu estúdio fazendo todos os instrumentos, então tudo o que temos no álbum, exceto os vocais e a bateria de Phil, são meus.
Existe um sampler do Tears For Fears. Eu não perguntei a eles, eu simplesmente fiz! Os samplers eram bastante novidades na época, e eu era um grande fã do Tears for Fears. Achei suas produções maravilhosas - ótimos compositores, ótima banda. Aumentei o som da bateria no início de "The Hurting" porque há um único tom, e eu testei esse tom e comecei a colocá-lo em camadas e a tocar padrões de bateria com ele, e mixei-o com todos os meus vocais multitrack no álbum, então eram drones e ruídos e coisas - uma mistura da bateria do Tears for Fears e minha voz.
Quando eles descobriram sobre isso, acho que eles ficaram muito satisfeitos em saber que haviam contribuído para o álbum, embora não soubessem muito sobre ele na época. Acho que eles ficaram muito satisfeitos por ter algo deles nele".
20 anos após cantar "Well, tonight thank God it's them instead of you", Bono voltou a um estúdio para gravar a mesma linha no Band Aid 20.
Bono disse que "realmente detestava" sua linha poderosa da música.
Ele acrescentou: "Eu odiei cantá-la a primeira vez. Eu realmente não queria cantá-la novamente".
Bono disse que quando gravou a versão original, ficou se sentindo culpado e pensou em desistir. "Eu cantei a música toda apenas pra lembrar do porquê de estarmos todos lá. Porém, eles estavam atrás de apenas um verso. E era um verso com o qual eu, para ser franco, não me sentia nem um pouco a vontade. É um verso dilacerante. Eu não queria cantá-lo e não achava que teria voz pra fazê-lo. Então, eu fiz uma imitação de Bruce Springsteen. Mas soa como se fosse Bruce Springsteen sentado em uma privada", disse ele, que foi persuadido por Bob Geldof a cantar a linha em 1984 e teve que ser persuadido novamente em 2004.
Justin Hawkins, do Darkness, já estava ensaiando pra cantar os versos que tinham sido imortalizados por Bono, quando soube que ele havia mudado de ideia.
Bono voou da Irlanda para Londres para gravar a nova versão e disse que adotou uma abordagem diferente para sua contribuição emocional de 1984.
"Ao invés da crueza, eu apenas tentei um sussurro", disse ele. "Vinte anos depois, eu me sinto muito mais calmo. Não é hora pra histeria. Nós sabemos quais são os problemas e nós sabemos como consertá-los".
Em 2014, Bono completou sua trilogia em estúdio mas com um verso diferente no Band Aid 30, na gravação do single para combater a propagação do Ebola na África Ocidental. A canção foi gravada no Sarm West Studios, em Notting Hill, em Londres, o mesmo estúdio usado para a trilha original.
Bono chegou à sessão de gravação do Band Aid 30 em Londres depois de pegar um avião e ser atrasado "devido ao nevoeiro", e disse que queria "fazer história com o Band Aid".
Bono parou para falar com a imprensa e falou sobre a crise do ebola na África Ocidental. "Estamos tentando fazer dessas coisas uma coisa do passado. Queremos fazer história com o Band Aid. Se todos os países tivessem os valores da Grã-Bretanha e mantivessem as promessas que fazem nessas grandes reuniões do G8 e assim por diante, não precisaríamos estar aqui. Não é um fracasso da Grã-Bretanha, mas fora deste país, temos muito trabalho a fazer para que as pessoas cumpram suas promessas".
Ele continuou dizendo que gostaria que as estrelas reunidas não tivessem que gravar o single. "Eu gostaria, de certa forma, que não tivéssemos que fazer isso e chegará um momento em que não o faremos, e isso será ótimo", disse ele, acrescentando que estava animado para gravar a música com estrelas mais jovens. "O que mais me entusiasma hoje é que é uma espécie de Star Trek: The Next Generation. Eu ficaria feliz apenas em ficar no fundo!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...