PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

A Entrevista: Adam Clayton e os 20 anos de 'All That You Can’t Leave Behind' - Parte I


Steve Baltin para o site da Forbes, conversou com Adam Clayton sobre os 20 anos de 'All That You Can’t Leave Behind' e como a banda olha para trás na coleção seminal, como o álbum mudou para ele e muito mais. 
Ao longo de uma conversa convincente de 45 minutos tudo foi discutido, desde sua sobriedade fazendo o álbum, "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" influenciando o próximo álbum da banda e sua admiração por Bruce Springsteen e Beyonce.

Steve Baltin: Estou em Long Beach hoje. Pensando bem, eu me lembro de ter visto vocês na arena de Long Beach na turnê Unforgettable Fire.

Adam Clayton: Isso mesmo. Não tenho certeza se me lembro disso exclusivamente, mas lembro que fizemos alguns shows por aí e teria sido nessa época. Nós nos divertimos muito na Califórnia. Foi uma grande parte do país para nós. Como estão os níveis de Covid lá fora? Como estão as pessoas?

Steve Baltin: É um lixo. Eu não sei como está lá. Mas aqui, infelizmente, as pessoas que não usam máscaras tornaram-se muito politizadas. Como está aí?

Adam Clayton: Sim, acho que tomamos um caminho um pouco diferente do de vocês, nós vimos o que funciona e não é uma grande variedade de coisas que funcionam. É um distanciamento social, usar máscaras, ficar preso, o que é horrível. Ninguém gosta, mas é muito melhor do que estar morto.

Steve Baltin: Bem, é muito melhor do que estar morto. Vocês demonstraram um grande amor pela América. Tem sido uma grande parte da sua música. Tenho certeza de que você assistiu e estudou com grande interesse enquanto nos últimos quatro anos fomos para a merda absoluta porque isso tem um impacto direto em seu relacionamento aqui.

Adam Clayton: Tem sido terrível ver a realidade do que isso se tornou. Há muita competitividade e não há empatia. Existem enormes questões sociais e políticas e, realmente, sem necessariamente apontar um dedo, o fato desta pandemia estar fora de controle por tanto tempo vai prejudicar muitas pessoas a longo prazo e quando Joe Biden assumir o cargo no próximo ano não é certo de que ele pode resolver o problema rapidamente.

Steve Baltin: Espero que as pessoas entendam a bagunça que ele herdou e dêem a ele uma chance.

Adam Clayton: Eu acho que há uma questão maior que todos nós temos que enfrentar agora, que é um tempo de insegurança econômica e agitação social e os recursos do mundo estão se esgotando. E com isso quero dizer mudança climática, que é real. Este é um momento de cooperação. É quando as nações do mundo têm que se comunicar e cooperar umas com as outras para a sobrevivência da raça humana. E acho que o que tem acontecido na América nos últimos quatro anos tem sido contra essa ideia de cooperação, tem sido totalmente competitivo e contra ela.

Steve Baltin: Com tudo sendo um turbilhão enquanto você faz um disco, olhando para ele 20 anos depois, quais foram algumas das coisas que realmente se destacaram para você ou que você realmente descobriu disso e que não tinha sido capaz de apreciar?

Adam Clayton: Bem, você está absolutamente certo nas coisas que diz. Quando você está no centro da criação e saindo e fazendo aqueles shows, nossa perspectiva não é ficar parado atrás e ver isso indo e dizer: "Oh, isso será bom". Você está realmente com um estado de espírito diferente, uma espécie de visão de túnel. Então, voltando a isso depois de 20 anos, a qualidade das músicas é o que é impressionante. Elas realmente te elevam, claro, foi isso que nos propusemos a fazer. Nós saímos para fazer algumas turnês em estádios e alguns grandes álbuns e queríamos fazer um álbum íntimo. Queríamos nos reconectar com aquele público de rock. Aquelas raízes do rock com as quais começamos. E queríamos que fosse a banda tocando em uma sala, embora com nossos amigos, Brian Eno e Daniel Lanois. Então, quando eu olho particularmente para o lado um e vejo "Beautiful Day, "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of," "Elevation, "Walk On" e "Kite", eu digo," Na verdade, é um lado um muito bom no livro de qualquer pessoa.

Steve Baltin: Para colocar em contexto, quais são alguns dos seus outros favoritos de outros artistas, comparáveis a 'All That You Can't Leave Behind'?

Adam Clayton: Oh meu Deus. Eu diria qualquer disco do Marvin Gaye. Eu não poderia neste ponto citá-los de uma vez porque é claro que ninguém ouve os discos da mesma maneira. Você não segura a capa, olha através dela e depois vira e faz a escolha. Mas eu diria Bob Marley 'Exodus'. E deve haver um disco do Van Morrison.

Steve Baltin: E em comparação com outros álbuns do U2?

Adam Clayton: Eu ia dizer que quando olho para isso, vejo da forma como foi concebido na época, que foi concebido em um formato lado um a lado dois. Então, acho que tendo a pensar dessa forma. As primeiras cinco músicas de 'The Joshua Tree' também foram muito boas.

Steve Baltin: Quando voltei para ele e ouvi de novo, uma das músicas que me chamou a atenção foi "New York". Então, para você, quando você voltou e olhou para algumas das músicas que talvez você não tenha revisitado ou tocado tanto, há algumas que se destacam? Tenho certeza de que você tocou "Beautiful Day" em todos os shows desde então.

Adam Clayton: Provavelmente sempre tocamos "Beautiful Day". "Walk On" nem sempre esteve no set o tempo todo. "Walk On" não esteve nos sets mais recentes de Innocence e Experience. Mas, na minha memória, "Walk On" foi muito difícil de gravar. E eu sei que parece loucura olhando para trás agora, mas nem sempre estava tão claro se a música funcionaria. Mas eu tenho que dizer quando volto a isso agora eu digo, "Isso é de classe mundial". Então está lá com as canções de qualquer outra pessoa.

Steve Baltin: As músicas que fazem sucesso nem sempre são as óbvias. Então, agora estou curioso: há outras músicas que você pode olhar para trás e onde soube instantaneamente que tinha feito algo que seria especial?

Adam Clayton: Ocasionalmente, isso acontece. Mas realmente, nem sempre. E raramente com uma música que é investida para ser o primeiro single de um álbum. Sempre haverá aquelas com as quais você luta porque há muita pressão nessas músicas. E, curiosamente, "I Will Follow" começou e aconteceu muito rapidamente. Mas é o que acontece no seu primeiro álbum. Eu acho que "One" foi outra música que aconteceu relativamente rápido e você simplesmente disse, "Ok, isso é maior do que todos nós". Nesse álbum, vou dizer que "Kite" meio que se enquadrou nessa categoria. Elas são aquelas com os quais você não se preocupa. Você meio que sabe que o DNA contém tudo que você precisa para finalizá-las da maneira que você quer que elas saiam. Eu acho que olhando para as outras músicas neste álbum, outra que saiu do útero perfeitamente formada foi "When I Look At The World". Acho que podemos tocar uma ou duas vezes no estúdio e pronto. E, de fato, nunca tocamos desde então, dessa maneira divertida. Mas é uma ótima melodia.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...