PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

A Entrevista: Adam Clayton e os 20 anos de 'All That You Can’t Leave Behind' - Parte II


Steve Baltin: Como eu falo com os artistas o tempo todo, os álbuns de artistas muitas vezes são snapshots. Então, para você, o que 'All That You Can’t Leave Behind' evoca para você?

Adam Clayton: Acho que estávamos bem cientes de que estávamos perto dos 40 anos naquele ponto. E houve uma época em que você sabia que ter 40 anos no rock and roll não era algo que alguém pudesse imaginar. Mas acho que o rock and roll cresceu, outras pessoas passaram por esse marco e estou pensando em Bruce Springsteen, que está um pouco à nossa frente. Então foi realmente: "Podemos detonar aos 40 e ainda podemos escrever músicas relevantes?" E acho que lançamos esse álbum com as músicas meio que sabendo que tínhamos a missão de sair e dar a volta ao mundo novamente.

Steve Baltin: Eu também li quando você disse que este foi o primeiro álbum que você fez sóbrio. Entrevistei Ozzy Osbourne e conversamos sobre o fato de 'Black Rain' ter sido o primeiro álbum que ele fez sóbrio em toda a sua carreira. E ele admitiu para mim que estava com medo de não ter ideia de como seria. Então, quando você volta, quais são seus pensamentos sobre isso?

Adam Clayton: Foi aterrorizante entrar em um álbum em que você está tão sensível, tão nervoso. E você realmente não sabe se, sem um pouco de separação e loucura, você pode se conectar com o artista em você. Claro que você pode. Ele se suaviza. Mas houve um tempo em que eu costumava fumar um baseado no estúdio e isso meio que me libertava. Mas isso não estava acontecendo neste álbum e eu não fiquei até tarde bebendo meia garrafa de vinho no jantar ou uma garrafa de vinho no jantar. Eu acho que o tempo que eu fiquei no estúdio foi provavelmente um pouco mais produtivo. Mas foi difícil. E lembro que o cansaço fazia parte disso. Não sei por quê, mas só me lembro que não conseguia fazer aquele tipo de longas horas que todo mundo fazia.

Steve Baltin: Veja desta forma, se Ozzy, que festejava mais do que todo mundo, pode fazer isso, qualquer um pode fazer.

Adam Clayton: Isso é verdade, absolutamente. Mas você nem sempre sabe disso. E eu me lembro de fazer minha primeira apresentação ao vivo naquele estado. E é apenas diferente, porque quando você entra em recuperação, muitas coisas começam a mudar em você e sua relação com o mundo muda e você pensa: "Oh, talvez eu não possa fazer isso. Talvez aquele lugar que eu preciso ir como um artista não vai estar lá". Mas é claro que você está realmente melhor porque você não está comprometido com o álcool ou as drogas. Mas demora um pouco para você experimentar esses sapatos novos.

Steve Baltin: Saber que este foi o primeiro álbum feito sóbrio dá a você um apeço diferente por ser um marco individual?

Adam Clayton: Bem, é engraçado que, até você dizer isso, eu realmente não fiz nenhuma referência a isso. Suponho que o que me lembro é confiar em Daniel Lanois para realmente me treinar e talvez tenha sido a mudança de estar sóbrio. Talvez no meu estado mais arrogante, eu não tivesse aceitado a direção tão bem. Mas sim, algumas das minhas faixas favoritas como "In A Little While", eu amo essa parte do baixo. E não sei de onde veio isso. Em certo sentido, embora obviamente esteja se revelando.

Steve Baltin: Bem, quando você está tocando, você está obviamente no meio e só vê e ouve de forma diferente quando volta e o revisita.

Adam Clayton: Sim, e você se lembra de uma maneira diferente. Acho que toda vez que volto a eventos passados, você sabe que os fatos reforçam o fato de que sempre acabamos sendo uma banda melhor do que acho que somos. E eu acho que você sabe que é uma boa surpresa para se ter em uma banda. Trabalhamos juntos e tentamos ir além, pois temos uma espécie de dismorfia de banda no que diz respeito à qualidade do que fazemos. Estamos sempre tentando romper isso.

Steve Baltin: Mas todo artista é um perfeccionista e tem aquela sensação de surpresa agradável quando está feliz com seu trabalho. O melhor que a maioria dos artistas sente é que encontram coisas que se tornam blocos de construção para o futuro. Então, há momentos em 'All That You Can't Leave Behind' que você vê como parte da sua música daqui para frente?

Adam Clayton: Uma das coisas que eu acho que dominamos absolutamente em 'All That You Can't Leave Behind' foi uma música que estava muito perto do coração de Edge, que foi "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of". [É] essencialmente uma música gospel na própria tradição da igreja. É uma música de piano e baixo, e ele passou muitas, muitas horas mexendo com esses acordes e ajustando as notas neles para deixá-los certos. Acho que é um som e uma abordagem que você ouvirá no novo material, acho que há uma linha direta dessa música para onde estamos indo agora.

Steve Baltin: Também é triste quando você vê o quão relevante essa música ainda é hoje e todos os artistas que perdemos desde então. Então, essas músicas mudam para você com o tempo?

Adam Clayton: Especificamente, a ideia por trás disso era tentar abordar como nos sentimos sobre a perda de Michael Hutchence na época e ele era a nossa geração. Ele era nosso irmão e nosso concorrente de muitas maneiras. Nós dois tínhamos bandas com nomes compostos por letras, eles eram da Austrália, nós da Irlanda, você sabe, havia tantas conexões. E costumávamos passar o que chamamos de férias de verão no sul da França com Michael e a coisa lamentável agora, 20 anos depois, é que talvez as pessoas não se lembrem do INXS tão bem, ou eles não se lembram mais de Michael tão bem. Mas a música tem uma universalidade e não importa quais sejam as razões para a morte de Michael, ela representa uma pessoa que está em um enigma difícil e talvez pensando em tirar a própria vida. E isso é sempre relevante, não se refere apenas a músicos ou artistas. Refere-se a todos que lutam com problemas econômicos ou emocionais ou problemas de saúde mental.

Steve Baltin: Como fã, quais são essas músicas que falam com você da mesma maneira?

Adam Clayton: As coisas mudaram muito em termos de música que eu ouviria agora em comparação com quando eu estava crescendo e devo dizer que mergulhei no novo álbum de Bruce, 'Letter For You'. E pensei: "Esta é a primeira vez que consigo pensar que alguém está escrevendo sobre sua experiência de envelhecimento". E mesmo a maneira como aquele filme é ambientando no inverno, dele com a banda e ele meio que reconhecendo e agradecendo a banda pela jornada, eu achei muito poderoso e acho que esse é o tipo de conexão mais recente. E é uma conexão muito real. Eu amo o que Bruce fez desde o lançamento daquele livro onde ele meio que se revelou de uma forma que nunca revelou na escrita de nenhum de seus discos.

Steve Baltin: São os artistas que você procura pela maneira como eles evoluíram e cresceram com o tempo?

Adam Clayton: A forma como Leonard Cohen voltou foi incompreensível e foi capaz de escrever sobre envelhecer. Dylan tem feito isso de forma consistente nos últimos 10 anos. A coisa agora é que a música foi muito dominada pela cultura jovem por muito tempo e a ideia dela como uma forma de arte que pode envelhecer enquanto a maioria das pessoas passaria a ler livros, ver filmes ou olhar para pinturas ou qualquer outra coisa, é um problema. Acho que poucos artistas no mundo da música tentaram ser fiéis ao seu público e tentam amadurecer e ser relevantes dentro do gênero musical. E eu me pergunto como isso vai funcionar para o hip hop, por exemplo. Eu me pergunto como isso vai funcionar para o pop. Quero dizer, é interessante ver como Beyoncé continua meio que colocando sabedoria em sua música e continua crescendo e se desenvolvendo, mas é um desafio. Outro que está indo muito bem é Nick Cave, mas ele não está necessariamente tendo esse tipo de grande álbum de que você está falando.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...