PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

36 anos após a gravação de "Do They Know It’s Christmas?", Midge Ure diz que Bono roubou a cena


Há trinta e seis anos, a elite da new wave se reuniu para gravar "Do They Know It's Christmas?" - um single beneficente agora lendário para o alívio da fome na Etiópia que foi lançado no Reino Unido em 29 de novembro de 1984 e 3 de dezembro nos EUA. 
A maioria das pessoas lembra que Bob Geldof, do Boomtown Rats, que se inspirou para fazer o projeto depois de assistir a uma reportagem da BBC de outubro de 1984 sobre a crise na Etiópia, estava no comando, e que a famosa canção foi cantada por estrelas como Simon Le Bon Boy George, Sting e Bono. Mas nem todos percebem que Band Aid não teria existido sem Midge Ure do Ultravox - que co-escreveu e co-produziu a faixa, e tocou quase todos os instrumentos na gravação final.
Midge se recorda: "Bob não aceita não como resposta. Então, ele não falaria com um empresário, uma gravadora ou um agente - ele encontraria o número de telefone do artista e falaria com o próprio artista, o que era brilhante. Ele apenas eliminou a burocracia. Enquanto eu estava no estúdio mexendo nos botões, arrumando teclados e escrevendo partes da bateria, ele estava no meu telefone, pagando enormes contas de telefone, porque estava ligando para esses caras no mundo todo! O Duran Duran estava em turnê, o Spandau Ballet estava em turnê e o Sting está sempre em turnê, então foi realmente difícil encontrá-los. Mas ele falou diretamente com eles - o que é excepcionalmente perigoso, simplesmente porque se você não falar com um empresário, se você falar diretamente com um artista, há uma boa chance de que o artista não faça nada. Ele apenas dirá, "Sim, sim, estarei lá!" - e então não tenho ideia do que ele concordou em fazer. Os artistas são um pouco esquisitos. Então, houve um momento em que Bob e eu estávamos do lado de fora do SARM Studios em Londres com as lentes das câmeras presas em nossos narizes, apenas um mar de mídia, e não tínhamos a menor ideia de quem iria aparecer. Ninguém havia confirmado. Nós demos a data e a hora a eles, e meio que esperávamos que eles se lembrassem. Mas todos eles apareceram! Eu não acho que houve uma pessoa que disse que estaria lá e não estava.
Boy George foi a pessoa mais próxima de perder isso. Ele ainda estava em Nova York. Ele esqueceu sobre isso. Ele estava dormindo em seu quarto de hotel em Nova York e Bob ligou para ele e disse: "Onde você está, você deveria estar aqui!" E George disse: "Oh, é hoje? Quem mais está aí?" E Bob disse: "Toda porra da música está aqui, menos você. Levante-se, pegue um avião e venha aqui!" E George fez isso. Ele apareceu às 7 ou 8 horas da noite, e entrou direto e cantou seu vocal brilhantemente.
Você tem que lembrar que todas essas pessoas apareceram sem ter ouvido uma nota da música. Não era como nos dias de hoje, em que você podia enviar um e-mail com a faixa para alguém e eles podiam ouvi-la com antecedência. Portanto, não havia disputa pela primeira posição. Ninguém queria ir primeiro, o que era totalmente compreensível; eles estavam prestes a cantar uma música que não conheciam na frente de todos os seus colegas, e tinham uma câmera de filme na frente deles. É o pior cenário possível para qualquer músico. Tony Hadley, do Spandau Ballet, foi a primeira pessoa a chegar lá e fazer suas coisas, e ele fez isso de forma brilhante e isso quebrou o gelo. Depois disso, foi fácil.
Nem tínhamos pensado quem cantaria cada linha! Não foi planejado. Não havia linhas suficientes na música para todos os vocalistas tentarem. Quero dizer, eu não tenho uma linha, e nem Bob. Era mais importante ter vozes globais muito distintas lá. 
Paul Young era enorme na época, George era enorme, Sting era enorme. Curiosamente, o cara que roubou a cena foi Bono, que na época ainda era um artista de rock universitário. O U2 não tinha alcançado as enormes alturas que eles iriam eventualmente alcançar. Bono entrou e foi atrás disso. Quando eu atribuí aquela linha original no vocal guia, era uma oitava mais baixa. Era quase uma linha descartável. E ele pulou a oitava e colocou essa coisa para fora. Foi incrível. Foi um ponto de virada sério no registro. Quando ele fez isso, deu o pontapé inicial, transformou a música. Ele entrou em outra engrenagem naquele momento.
Havia pessoas lá que desprezaram outros artistas em várias entrevistas, quebrando o disco de outra pessoa em pedaços algumas semanas antes na NME ou algo assim. Mas você supera isso; não é motivo para ficar de mau humor ao cantar ou não falar com ninguém. Na verdade, foi uma atmosfera muito jovial no estúdio. Eu acho que a coisa realmente boa é que não havia nenhuma gravadora por trás de nós; não havia um selo, não havia gerenciamento, ninguém estava bebendo, ninguém estava comendo. Se você queria um sanduíche, tinha que ir até a loja da esquina e comprar um. Boy George chegou depois de voar no Concorde e estalou os dedos e disse: "Alguém me traga um conhaque!" E eu apertei o botão do interfone e disse: "Você vai ter que conseguir sozinho, não há empregados aqui!"
Acho que houve algumas travessuras acontecendo com, eu acho, Status Quo e Duran Duran, e possivelmente algumas formas de substâncias ilícitas pelo estúdio. Mas eu estava sentado atrás de uma mesa de mixagem por 24 horas, então eu realmente não tive a chance de me entregar a nada além de sentar lá, fazendo um álbum. Por volta das 8 horas da noite de domingo, tivemos que expulsar todos porque tínhamos que começar a mixar o álbum; tinha que estar na unidade de prensagem na manhã seguinte, caso contrário, não terminaríamos a coisa e não estaria nas lojas no Natal. Então tivemos que colocar todos para fora e ninguém queria ir embora! Todas essas estrelas do rock ricas e famosas, todas em uma das cidades mais vibrantes do mundo, e elas não queriam ir a lugar nenhum! Eles estavam se divertindo muito, apenas sendo parte disso. Foi incrível.
Eu me lembro que estava voltando do estúdio para casa às 8 horas da manhã no dia seguinte [após a sessão de gravação de um dia], Bob levou uma fita cassete para a BBC. Eu os ouvi no rádio tocando a fita cassete e pensei: "Isso é algo especial. A BBC não toca fitas!" E no momento em que a música terminou, eles a tocaram novamente. E então eles tocavam de hora em hora - a partir de uma fita cassete - enquanto as fitas master iam direto para a fábrica para serem prensadas. Então, naquele momento, eu soube que algo estranho havia acontecido, algo que nunca havia acontecido antes".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...