PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

A Entrevista: as revelações de Adam Clayton na CBC Radio One - Parte I


Adam Clayton participou do 'q with Tom Power' na CBC Radio One para falar sobre os 20 anos de 'All That You Can't Leave Behind' do U2 e outras revelações.
O álbum de 1987 do U2, 'The Joshua Tree', foi um grande sucesso comercial que fez da banda uma sensação internacional, vendendo mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, alcançando o primeiro lugar em mais de 20 países e finalmente se tornando um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Não foi até outubro de 2000 - após quase uma década de exploração, na qual a banda divergiu do rock para sons de música eletrônica, deixando fãs e críticos divididos - que o U2 ressurgiu com uma volta às raízes em 'All That You Can't Leave Behind', onde Bono disse que a banda estava se candidatando novamente ao emprego de melhor banda do mundo".
Tendo tido tempo para pensar novamente, Adam Clayton diz que a banda não se perdeu depois de 'The Joshua Tree'.
"Acho que realmente expandimos o que o U2 significa e o que o U2 poderia ser. E nos divertimos muito fazendo isso".
A banda deixou de se apresentar em arenas para a 'The Joshua Tree' e, ao final da turnê, estavam em estádios com três produções de estádios, mas "sem reforço de vídeo, secursos adicionais supérfluos, sem ajuda alguma. Apenas os quatro caras no palco", lembra Adam.
"E então, entramos na Zoo TV em suprte ao álbum 'Achtung Baby', onde fizemos exatamente o oposto", com uma configuração complexa que incluía telas de vídeo grandes e uma produção de vídeo com uma sala de controle completa embutida o passeio que direcionou e projetou o conteúdo nas telas.
Adam explicou que por causa do movimento que estava acontecendo no Reino Unido, enquanto eles estavam em turnê com seu álbum 'The Joshua Tree', o álbum 'Achtung Baby' acabou soando diferente e foi impregnado de música eletrônica.
"Quando voltamos da 'The Joshua Tree', de repente pensamos: 'Uau, Stone Roses, Happy Monday, New Order, por que não podemos fazer um pouco disso?' E foi isso que tentamos trazer para as sessões do 'Achtung Baby'."
O U2 deu um passo adiante com seu álbum 'POP' e, em suporte a ele, realizou sua turnê PopMart ainda mais elaboradamente encenada com um arco dourado em frente a uma tela de vídeo inclinada e uma bola de espelho motorizada em forma de limão que levou a banda sobre o público.
"[POP] foi um álbum extraordinariamente experimental, em termos de sons, e algumas músicas realmente ótimas. Mas, eu acho que as pessoas perderam as músicas nos sons experimentais", disse Adam. "Há algumas ótimas músicas nesse álbum. Então, quando voltamos das turnês de estádios, nós apenas sentimos que queríamos chegar mais perto do público".
E depois de uma década se apresentando em estádios ao ar livre, o U2 não apenas voltou ao seu som rock n roll com seu próximo álbum, mas decidiu fazer uma turnê aos fãs com um ambiente mais intimista, a Elevation.
Embora a grandiosidade da turnê do PopMart tenha sido divertida para ele, Adam disse que estava lutando contra seus próprios "problemas com álcool e drogas" durante esse tempo.
"Eu fui muito longe", disse Adam sobre seu vício.
"Acho que muitas pessoas que têm problemas com o vício sabem no fundo de si mesmas que isso pode ser um problema em algum momento. E suponho que, como todos os viciados, provavelmente eu também sabia disso".
Mas o problema de estar em uma banda de rock and roll, e particularmente uma que seja bem-sucedida, acrescentou Adam, é que "você pode tapar as rachaduras com bastante facilidade. Você não precisa se levantar de manhã, é esperado ser um pouco desleixado tarde da noite. E está tudo bem". 
Só depois de perder um grande show em Sydney, Austrália, na turnê Zoo TV, Adam percebeu que precisava de ajuda.
Ele explica que quando viciado, o efeito é minimizado por causa disso. "Mas quando você realmente perde um show para o que quer que seja, 80 ou 90.000 pessoas naquele estádio, é muito difícil ignorar ou minimizar. Não foi a coisa que me enviou imediatamente para a recuperação ou reabilitação, mas certamente foi a coisa que me fez perceber que eu só tinha mais uma chance. E eu tive que, você sabe, cumprir minha promessa de não fazer isso novamente".
No final da turnê PopMart, Adam havia passado por uma reabilitação. "Em metade disto estive sóbrio. Mas certamente 'All That You Can't Leave Behind' foi meu primeiro álbum sóbrio".
Adam disse que, como resultado, fazer o álbum o tornou muito mais focado e produtivo, mas o efeito estranho e inesperado disso foi: "Na verdade, cansei muito rapidamente. ... Acho que é só por me concentrar em um maneira diferente e não funcionando com combustível de dopamina e álcool. Eu estava em um lugar muito diferente e adorei voltar ao básico, voltar ao U2 como quatro caras na sala. Quer dizer, tínhamos nossos amigos Brian Eno e Daniel Lanois juntos, mas foi muito a banda e o que poderíamos fazer, sabe, com os instrumentos que tocamos juntos naquele momento".
Adam falou sobre "Kite: "O que Bono está realmente abordando na letra é que ele está falando com seus próprios filhos e, você sabe, seu próprio tipo de mortalidade. E o que isso significa ... e é daí que vem o título do álbum, é que seu próprio pai está no crepúsculo de sua vida. E desse álbum em diante, nunca tínhamos certeza de quando receberíamos a ligação de que o pai de Bono havia morrido". 
Eles acabaram recebendo essa ligação um ano ou mais depois, enquanto se apresentavam em Dublin, disse Adam.
"E quando volto a isso agora, com dupla maturidade, agora tenho filhos quase da mesma idade que Bono tinha naquela época", acrescenta. "Meu pai é o único pai da banda que ainda está vivo, então é uma música interessante para mim".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...