PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

U2 em Sarajevo: Muhamed Sacirbey conta os bastidores e a tensão da primeira vez que uma banda de rock dividiria o palco com um coro islâmico - Parte III


Na terceira ou quarta música, Bono estava perdendo a voz. O ar de outono de Sarajevo estava afetando a voz de Bono já prejudicada por um resfriado persistente. Brian Eno e eu fomos da plataforma de som, com os VIPs, na frente e atrás do palco. Brian estava preparado para substituir Bono ou se juntar a ele com sua voz. (Brian era um performer e também um produtor frequente de músicas do U2). Bono se escondeu em uma pequena tenda no palco. Ele recebeu conhaque enquanto seu guarda-roupa era trocado. Eu disse a ele, "peça à multidão para cantar para você".
"Como? O que eu digo?"
"Pjevajte za mene". Escrevi em uma nota e depois repeti na minha melhor pronúncia bósnia.
Bono olhou para mim e tomou um gole (grande) do conhaque. Eu pensei ter ouvido o tema de Rocky quando Bono cambaleou de volta ao palco como o (grande) cowboy pronto para outro passeio no (grande) cavalo indomável.
Bono gritou para a platéia, "Pjevajte za mene". Não tenho certeza se a (grande) multidão ouviu sua voz, mas eles entenderam sua mensagem. A platéia seguiu então cantando as letras de Bono e elogiando a harmonia de The Edge, Larry e Adam.
Naquela noite Sarajevo ajudou a liderar quando a voz a se seguir foi superada. A Bósnia-Herzegovina teve uma grande oportunidade de mostrar como o Islã e o mundo ocidental podem compartilhar o palco e complementar uma mensagem compartilhada. Essa é a (grande) ideia de hoje.
Não gosto da maioria das coisas "grandes": o poder (grande) está corrompendo. (Grande) política é para homens pequenos. (Grandes) ideias são boas, mas muitas vezes não passam de promoções da cabeça grande errada. (Grande) O amor é bom, mas não apenas para você ou para o que você afirma ser exclusivamente seu.
Meus companheiros no time de futebol americano costumavam me chamar de "Big Mo", embora a maioria deles fosse muito maior do que eu, uma piada não tão inteligente.
Os verdadeiros amigos são mais do que (Grandes) amigos. Muitas pessoas confundem ou abusam de declarações sobre (grande) amor por Deus para instilar ódio no outro. Eu acredito no Grande, mas não ligo para (grandes) monumentos à religião. O respeito pela nossa pequena terra é o primeiro monumento que devemos promover Àquele que tudo criou.
Mas, essa foi realmente uma grande noite para Sarajevo.
Após o show, os "rapazes", como são chamados por seus empresários, Paul e eu caminhamos pelas ruas de Sarajevo, antes de nos instalarmos no porão Café Jez. Já eram 2 da manhã, talvez 3 da manhã. Um adolescente correu para mim e para The Edge e disse com entusiasmo: "Sou de Podgorica, (Montenegro)!"
Naquela noite, havia garotos de Banja Luka e Mostar, Zagreb e Londres, Istambul e Amsterdã. As dezenas de ônibus voltaram para Banja Luka cheios de jovens confiantes de que o futuro era maior para a Bósnia-Herzegovina. O único problema que Bega teve que lidar foi uma briga entre 2 adolescentes por causa de uma menina, para cada um naquela noite, o (grande) amor.
Houve uma "grande" cúpula de Bill, Jacques, Tony e Kofi alguns anos depois. Mas o U2 em Sarajevo foi a grande noite em que não éramos apenas um público, mas também condutores de uma nova visão. Nós éramos todos sufis naquela noite, aqueles de nós na plateia ou nos apresentando, incluindo o roqueiro de Sarajevo que tirou as calças no palco e enlouqueceu a plateia com o traseiro.
Infelizmente, essa lua tem sido um reflexo da sorte que está por vir para a Bósnia-Herzegovina e o mundo em geral. Tem havido muita coisa ruim, com muita conversa, e a fertilização do grande ódio. O globo é empurrado para um choque de civilizações por aqueles que subestimam o significado de ambos os termos. Estamos cada vez mais divididos em "nós" e "eles" menores. O mesmo, é claro, parece ter sido a tendência na Bósnia-Herzegovina, quando o mundo mais do que nunca precisa da Bósnia-Herzegovina com o grande exemplo. "Grande" nem sempre é bom, mas melhor do que pequeno que desvaloriza Sarajevo e Bósnia-Herzegovina. Grande Amor é o que o mundo precisa agora.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...