PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Por trás da história da briga entre Sinead O'Connor e o U2 - Parte III


Fachtna O'Ceallaigh: "Minha perspectiva sobre o U2 ou qualquer pessoa criativa que sai da Irlanda é que estou perplexo que ninguém escreva sobre o que está acontecendo lá. 
Estou completamente e totalmente perplexo que nenhum dos chamados superstars que vieram da Irlanda abordaram a questão de qualquer outra forma que não seja uma espécie de paz branda e banal, cara. Todos nós queremos paz! Mas vamos dar o próximo passo. Como vamos fazer isso? Esse é o problema que eu tenho, e a maneira como articulei no passado pode ter sido incorreta ou ofensiva para aqueles que a receberam. 
Não quero ofender ninguém, mas é tão difícil expressar o ponto de vista republicano na Irlanda e na Grã-Bretanha quando há uma avalanche do ponto de vista anti-republicano. É muito difícil não ficar com raiva e sentir que as pessoas estão explorando uma situação ou estão fazendo vista grossa para a verdade.
De uma forma ou de outra, nos colocamos em uma posição em que podemos viver com o fato de que há assassinato e caos acontecendo na estrada, mas não está nos afetando diretamente, então estamos bem. Olhamos para fora, para o resto do mundo, em vez de para dentro, para o nosso próprio coração e alma. Não são apenas os ingleses que precisam aprender muito mais sobre a Irlanda, são os próprios irlandeses. Ao longo dos últimos dez anos ou mais, através de Sinead e Van Morrison e Bono e outros artistas, essa coisa toda cresceu sobre a terra mística e estranha que é a Irlanda. Está perigosamente perto de se tornar uma fantasia de Walt Disney sobre raízes, natureza, literatura e espíritos. É como a imagem rosada e enevoada dos nossos avós da Irlanda com duendes, santos e estudiosos, esse lugar mitológico que existe nas margens da Europa Ocidental. Não é assim, obviamente.
Nos últimos trinta anos, a Irlanda se transformou em um país e economia do Terceiro Mundo. Fornecemos trabalho escravo para empresas multinacionais que chegam com enormes subsídios do governo, grandes isenções fiscais e depois saem com seus lucros. E onde estão as vozes jovens que estão falando sobre essas coisas?
É uma questão complexa demais para qualquer um, seja pop star ou político, tratar com leviandade. Há pessoas morrendo à esquerda, à direita e ao centro, sendo assassinadas, seja por gangues financiadas pelo governo britânico ou por gangues operadas pelo IRA. De um jeito ou de outro tem gente morrendo o tempo todo e é uma opção muito fácil dar a volta por cima e dizer que o IRA é fascista ou que o governo britânico está errado ou qualquer outra coisa. Podemos ter todas essas opiniões, mas depois é: 'Ok, é nisso que você acredita'. Agora, o que vamos fazer sobre isso?' E é assim que esperamos, em vez de apenas xingamentos. É muito fácil condenar. Tivemos vinte e cinco anos de condenação e nenhuma vida foi salva como resultado disso. Acho que é hora de lidarmos com a realidade em oposição à autogratificação de dar meia-volta e apenas condenar as pessoas. E esse é o problema que eu tenho com o U2, em poucas palavras. Além disso, eu também não gosto da música deles.
Eu acho que os odeio muito mais do que eles me odiariam. Eles têm coisas mais importantes em suas mentes do que pensar em mim. Enquanto eu tenho pouco para me divertir".
Foi perguntado para Larry Mullen: "O U2 deliberadamente evitou fazer declarações sobre a situação política irlandesa?"
"É algo pelo qual fomos criticados", disse Larry como se não entendesse o porquê. "Essa é uma questão tão complexa que se envolver politicamente não é realmente correto. No entanto, Bono sempre se levantou, foi citado em várias ocasiões, dizendo que a violência não é o caminho. Sempre dissemos que a violência não é a resposta, é não vai resolver nada. E a reação de Bono em 'Rattle And Hum' (Foda-se A Revolução) foi a maior declaração política que você poderia fazer! Não há chance de nos envolvermos em política partidária. Não é isso que somos. Não somos bons nisso. Somos capazes de nos levantar e fazer uma declaração social de que matar pessoas não é a maneira de resolver algo, seja o IRA, a OLP ou quem quer que seja. Nós nunca fomos silenciosos sobre essas questões".
Foi dito para Larry: "Isso não satisfará as pessoas que dizem que Belfast é um país ocupado e dizer paz às pessoas em um país ocupado é dizer a elas que aceitem ser conquistadas".
"Isso é absolutamente um monte de besteiras!" respondeu Larry. "Nunca ouvi tanta merda em toda a minha vida! Pessoas na Irlanda do Norte que lutam pela paz, pessoas como John Hume, nunca falaram sobre o uso da violência! Ele nunca disse: 'Como você pode sentar e deixar os britânicos fazerem isso conosco e não pegar em armas!' Ele nunca fez isso. Nunca. Então isso é apenas pura besteira".
"Fachtna O'Ceallaigh diz que o U2 não vai falar contra a opressão britânica", é dito para Larry.
"Isso é exatamente o que eu esperaria de Factna O'Ceallaigh", zombou Larry.
Depois que Sinead e Fachtna se separaram (um rompimento que inspirou grande parte de seu álbum 'I Do Not Want What I Haven't Cot'), ela começou a tentar se reconciliar com o U2. Isso foi bom para Bono. "Vou levar um coração de carne para esse coração de pedra", disse Bono sobre Sinead. "As pessoas a vaiam porque podem ver como ela manipula as pessoas. Uma parte de mim sempre a amará. Ela sabe disso e usará isso para me manipular. Ela é como uma criança nesse sentido".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...