PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Por trás da história da briga entre Sinead O'Connor e o U2 - Parte II


"Houve todo tipo de coisas emocionais que aconteceram na época que intensificaram isso", disse Fachtna. "Especialmente sua necessidade de expressar sua independência deles. 
Em sua primeira turnê nos Estados Unidos, a percepção geral era que de alguma forma ela havia sido descoberta pelo U2 e, como uma jovem artista emergente, ela não via isso. 
No momento em que ela começou a ver 'U2 Protegee Sinead O'Connor' em alguma publicação americana, ela começou a surtar.
Até onde eu sei, uma vez que ela parou de me empregar como seu empresário, vamos colocar dessa forma, ela começou a fazer as pazes com o U2. Quando eu tive essa horrível separação com Sinead, entre as coisas que ela me disse foi que eu a manipulei e a usei em relação a esse negócio do U2. Meu momento de honestidade ao responder a uma pergunta em uma entrevista me causou uma dor sem fim nos anos seguintes. Causou dor na Sinead. Eu não sei se isso causou dor no U2 ou não. Eu duvido muito.
Qualquer problema que eu tenha com o U2 não está relacionado a esse período de tempo. Como eu disse, me fizeram uma pergunta, eu dei uma resposta honesta, e eu os desprezo e a música que eles fazem, então eu não me importo com isso. Eu me importo com o fato de que se tornou um problema tão grande entre Sinead e eles e obscureceu as coisas e fez algumas pessoas pensarem que ela estava usando o U2 para obter publicidade".
Isso deixa em aberto a questão de qual exatamente era o problema de Fachtna com o U2 – além de não gostar de sua música. Ele diz que ficou chateado que em um certo ponto eles decidiram que a Mother Records deveria manter a publicação de uma música de cada artista que eles assinaram, mas isso parece algo pequeno, uma tentativa justificável de manter um empreendimento generoso em algum lugar perto da linha de equilíbrio. 
Como Bono disse ao entrevistador da TV australiana, o verdadeiro ponto de dor de Fachtna com o U2 foi que ele é um republicano irlandês autoproclamado e o U2 não é.
"A razão pela qual eu os desprezo e os odeio é por causa das mentiras e lixo que eles propagam sobre a Irlanda e a propaganda de apoio britânico que eles fazem em todo o mundo", disse Fachtna. "A ideia de algum grande astro do rock dando a volta ao mundo com uma bandeira branca na mão e cantando "Sunday Bloody Sunday" e depois dizendo "esta não é uma música rebelde", no que me diz respeito, explora a dor e o sofrimento das pessoas em uma parte, seja em seu próprio país ou qualquer outra pessoa. Esse é o problema que tenho com eles".
"Um artista tem o direito de se informar em primeiro lugar antes de abrir a boca", disse Fachtna. "Se eles falam do ponto de vista da ignorância, bem, eles serão abusados por sua ignorância. Se ele quer ser levado a sério pelas pessoas que estão lutando uma guerra na Irlanda e pelas pessoas que estão morrendo à esquerda, à direita e ao centro, sejam legalistas ou republicanos, ele terá conversas sérias com eles. Ele logo perceberia o quão totalmente e absolutamente desinformado e ignorante ele é. Tire um tempo para ir a Belfast ou Derry.
A informação está toda disponível para as pessoas que optarem por procurá-la. Os americanos irlandeses mais jovens provavelmente estão mais informados sobre o que acontece lá do que as pessoas no sul da Irlanda que vivem 160 quilômetros adiante, porque na Irlanda nós temos censura total no rádio e na TV de qualquer pessoa ligada ao Sinn Fein. Eles não podem falar, eles não podem aparecer na televisão irlandesa ou rádio irlandesa. Um livro escrito por [presidente do Sinn Fein] Gerry Adams chamado 'The Streets', um livro de contos fictícios, nenhum dos quais tinha conteúdo republicano, não podia sequer ser anunciado na TV por ter sido escrito por Gerry Adams.
Na Grã-Bretanha existe o Broadcasting Act, que impede membros do Sinn Fein ou qualquer pessoa desse tipo de serem entrevistados no rádio ou na TV. Fotos de Gerry Adams podem aparecer, mas eles têm que usar a voz de um ator para falar suas palavras! Eu teria muito mais respeito por Bono se ele estivesse lá fazendo campanha pela remoção da censura do que eu quando ele se vira e chama o IRA de fascistas.
Não é exclusivo do U2. Nos vinte e seis condados da chamada República da Irlanda há uma incrível falta de interesse, um completo e absoluto desviar dos olhos do que acontece a cem milhas de distância. E, de certa forma, é compreensível porque é muito doloroso. Somos uma nação relativamente nova desde o início deste século que alcançou algum grau de liberdade com uma revolta e ainda se estabeleceu por menos do que a revolta e a rebelião tinham sido sobre. E como resultado da guerra civil, sei que meu avô e meu pai não conseguiram emprego porque o governo que estava no poder discordou do que minha família acreditava. Então há todas essas correntes de velhas emoções. 
Não podemos fechar os olhos para eles. Temos que aceitar a responsabilidade e enfrentar o desafio dessas coisas, não apenas a história recente, mas os 700 anos de opressão britânica. Não podemos nos virar e dizer, como ouvi Bono dizer na televisão uma vez: "Vamos deixar de lado a bagagem da história, vamos começar de novo, vamos olhar para o futuro em vez de sempre olhar para o passado". Não podemos fazer isso, não é natural. Infelizmente, temos que ser informados pelo nosso passado para enfrentar qualquer desafio que haja no futuro e para olharmos para nós mesmos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...