PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 29 de janeiro de 2022

As revelações de Bono e The Edge em entrevista para a Variety - 2° Parte


Bono falou antes sobre a música ser baseada no luto do personagem, e o U2 tem um histórico de músicas de luto, individualmente – "I Will Follow" a "Mofo" – e coletivamente, de "Mothers Of The Disappeared" ou músicas sobre o The Troubles, embora músicas que talvez sejam mais sérias do que essa música mais edificante. E apenas musicalmente, você teve sua parte daquelas que não eram estritamente baseadas em guitarra.

Edge: Bem, do lado da música, eu acho que "Stay" é outra música que não poderia ter sido escrita na guitarra. Então essa é uma. E talvez "Kite" – é um som que tem um tipo similar de ressonância emocional que é edificante, mas também tem uma espécie de desgosto em algum lugar.

Bono: Os dois últimos álbuns, 'Songs Of Innocence' e 'Songs Of Experience', quebraram uma regra nossa, que era continuar olhando para frente e seguir, não parar ou olhar para trás e se transformar em uma estátua de sal. (Mas) se abrindo para questionar por que você faz as coisas, e sobre como você cresceu e por que acabou onde acabou e todos esses tipos de perguntas, uma vez que abri aquela porta, não consegui fechá-la. E havia muito para eu olhar. Foi Eminem quem falou sobre arrumar seu quarto [risos] – "Cleanin’ Out My Closet"? Essa é uma música incrível. Sim, foi um pouco de arrumação no quarto.
E então eu estou olhando, o que a música significa para você? O que há com o U2? Tipo, não podemos simplesmente deixar essa marca? E as pessoas que estiveram na estrada conosco sabem disso: quando estamos no palco, não sobra nada. Nós saímos como se este fosse o último show que vamos fazer. E você pode pensar: "Olha, diminua aí, Bono! Só não seja tão intenso". Mas crescemos ouvindo Joy Division e esse tipo de artista, ou John Lennon, onde era uma cirurgia de coração aberto. Você apenas puxa para trás o tipo de coisa da caixa torácica.
E então, para responder à sua pergunta, há uma música chamada "When I Look At The World" em 'All That You Can't Leave Behind', e não sei por que digo isso, mas é esse tipo de desespero que nos impulsiona. E tentar fazer uma música pop disso, bem, vamos lá! Transformamos os metais básicos em ouro, se pudermos. Nossa merda, como dizem por aqui, em ouro, como alquimia, estilo Dublin. Quero dizer, todo artista realmente está (fazendo isso); talvez não sejamos excepcionais nisso. Mas dentro dos entretenimentos, isso pode ser incomum. É como: "Acalme-se, cara!" Mas mesmo Sinatra eu acho que foi incrivelmente revelador, não porque ele escreveu essas músicas, mas as músicas que ele escolheu para gravar e tocar eram muito autobiográficas. E é isso, se você tem aquele relacionamento com seu público em que você diz: "Eu não vou foder. Nós lhe daremos isso. Você nos deu esta vida incrível. Não precisamos nos preocupar com a escola de nossos filhos e todas essas coisas; podemos ir em nossas férias de verão. Temos uma vida fantástica. Obrigado, obrigado, obrigado". O negócio é: apenas não ligue. E se você nos ama ou nos elogia, não ligamos para isso. E mesmo em um filme de animação, conseguimos encontrar uma música sobre luto. Quero dizer, é um pouco louco.

Você está andando em uma linha tênue entre fazer uma música feliz que as crianças podem cantar e algo que tem uma profunda ressaca de tristeza percebida. Mas como você diz, talvez isso seja normal.

Bono: Quando você é um adolescente, você entra em alguns lugares muito sombrios, e as músicas de outras pessoas podem te ajudar a passar por momentos difíceis. Desde então, eu diria, sim, você agarra as músicas com força, mas é um tipo diferente de urgência, uma condição diferente da qual você está sendo salvo. Pode ser apenas um momento sombrio que as pessoas têm sobre sua mortalidade, ou você perde alguém que é muito próximo a você, e você simplesmente não consegue lidar. E acho que lido muito bem com a morte, como acontece agora. Mas ainda é uma coisa surpreendente se deparar com isso. E tantas pessoas se depararam com isso nos últimos dois anos. Perdemos Hal Willner, que era simplesmente o homem mais extraordinário. Eu não sei se você já o conheceu, mas ele estava cheio de estática alegre, comédia e seriedade e música, e nós o perdemos para isso (COVID), e muitas pessoas perderam alguém próximo a elas nestes últimos tempos.
E, você sabe, é mais ou menos onde vivemos. Eu brinco com isso. Eu digo: "Casamentos, funerais, bar mitzvahs - esse é o grupo U2". E eu gostaria de fazer mais bar mitzvahs, para ser honesto. Bat mitsvot. Mas sim, casamentos são ótimos. E nos divorciamos, e estamos disponíveis para isso também. Mas é muito melhor fazer… Tenho certeza que, na época do álbum 'POP', discutimos isso: queríamos fazer um álbum com POP que fosse cheio de dance. Estávamos ouvindo Sly and the Family Stone e todas essas coisas nos anos 90. E acabamos fazendo um álbum muito mais introspectivo. Acho que isso seria o irlandês em nós. [Risos] Até os galeses. Podemos ir para a melancolia se não tomarmos cuidado.

O que deveria acontecer em uma música simplesmente acontece, talvez, se você deixar?

Bono: Quanto mais perto você chega de descobrir a composição – como estudamos composição nos últimos 10 anos de uma maneira mais formal – mais você percebe que é impossível criar grandes coisas. Você pode chegar ao lugar em sua nave onde finalmente a nave cai. E isso é muito humilhante. Porque você está saindo com o muito bom o tempo todo. Ficamos muito bons! Mas o U2 não está por perto para ser muito bom. O U2 pode ser uma porcaria, decepcionante – não me importo com tudo isso! – ou "Este é o melhor show que eu já vi". E quando você fica muito bom, há um perigo, e há um grande abismo entre muito bom e ótimo. E eles não são vizinhos de porta. Eles nem são primos se beijando – é só um longo caminho. Então, quando você tocá-lo, é um grande presente. E você tem que estar ciente de que, às vezes, aquela música que você não sabia que era ótima quando foi lançada se desfaz em um período de 10 ou 20 anos ou até 30 anos. E as coisas que achamos que são os momentos mais incríveis, então não significam nada.

Os artigos que saíram do podcast Awards Chatter com base em você dizendo que às vezes se sente "encolhido" com o som da sua voz, como você se sente sobre os discos.

Edge: Eu amo o canto do Bono naqueles primeiros discos. A vulnerabilidade faz parte.

Bono: Estou acostumado com essas músicas ao vivo. E eu amo as gravações. Mas quando ouço minha voz, apenas ouço a fragilidade dela. E é como diários de adolescentes... Você olha para trás e diz: "Ooh". Quanto mais avançamos nessa escalada para o Everest que você está tentando subir, acontece que não é o Everest. Você tem que voltar para a base e começar de novo. E você está na montanha errada, cara. [Risos] Nós, quero dizer, Edge, você é um mestre, posso dizer. Eu sempre serei um estudante. E eu aproveitaria este momento enquanto estou me sentindo muito cru e fodido, porque eu já volto (sendo arrogante).
Ao vivo, quando isso acontece, as músicas estão cantando para você. É a coisa mais incrível, milagrosa. E algo como "Pride (In The Name Of Love)", que eu acho particularmente excruciante quando ouço (no disco) – e é uma gravação maravilhosa com Eno e Lanois, é incrível, a banda é incrível. Mas eu canto isso no palco e canto para todo mundo. Algo está acontecendo lá com o qual eu tenho muito pouco a ver.

Haverá turnê de aniversário da Zoo TV no futuro? Ou até mesmo uma turnê de um novo álbum?

Edge: Bem, terminamos um ciclo de turnês no final de 2019. E então, no início da pandemia, estávamos fazendo exatamente o que planejamos fazer, que era meio que todos saírem separadamente para iniciar os estágios iniciais de trabalho na música para o próximo disco do U2, que continuamos a fazer. Então, como eu digo para as pessoas, eu sabia que tínhamos uma boa gestão. Eu só não sabia que eles eram tão bons, para planejar tudo tão perfeitamente para nós. Então estamos em uma ótima posição onde temos muito material novo. Não temos certeza do que vamos fazer ainda, mas tem sido um momento criativo maravilhoso para nós.

Bono: Foi minha culpa – me culpe ou me dê algum crédito pela turnê The Joshua Tree, a releitura disso, porque eu queria honrar o álbum. E eu pensei que seria apenas uns meses para fazê-lo, apenas para realmente para lembrar, porque as pessoas esquecem. E é uma pena não poder fazer com… nem sei se teríamos feito, mas agora não podemos, para 'Achtung Baby', porque é um álbum incrível. Quando lançamos 'All That You Can’t Leave Behind'?

Em 2000

Bono: Sim, perdemos de fazer para esse também. Mas sou a favor de pessoas que fazem essas turnês desse tipo. Eu acho que é algo que você fez e você deve levar isso como uma retrospectiva. Mas fizemos muito isso. Nós nos divertimos tanto que não sabíamos quando sair daquela roda. E acabamos fazendo quatro turnês diferentes em quatro anos. Fizemos mais shows nos últimos cinco anos antes dessa pausa do que nos 15 anteriores.

Olhando para o Oscar deste ano, a lista de finalistas é repleta de estrelas e talentos. Olhando para quem você está enfrentando, há alguém que você teria mais vergonha de derrotar, se você ganhasse?

Bono: Ah não. Nós nunca teríamos vergonha de bater em ninguém! Embora eu diga, (perdendo para) Eminem (em 2002, quando o U2 foi indicado para uma música de 'Gangs Of New York'), tenho que ser honesto, aquela música, "Lose Yourself", estávamos sentados lá – ele nem estava lá – e é realmente uma música extraordinária. Eu ainda tinha um pouco de humildade, e havia uma parte de mim lá que dizia: "Mmm. Isso será difícil. Vencer contra isso pode sair pela culatra". Mas perdemos para uma animação infantil, acho, para "Ordinary Love" (em 2013, quando "Let It Go" ganhou). Mas tinha aquela linha psicodélica incrível, não tinha? [Quando Elsa canta: "Minha alma está espiralando em fractais congelados por toda parte"] Então tivemos que deixar isso pra lá. … Veja, neste momento, você só quer que sua música tenha a chance de ser ouvida, e este é um ótimo veículo para isso.

Edge: Eu acho que é uma variedade incrível de músicas, talvez a melhor variedade de músicas originais dos últimos cinco anos, porque você tem Beyoncé, você tem Billie Eilish, você tem Van Morrison, todos esses trabalhos incríveis. Então, quem ganhar, acho que será um vencedor digno – e espero que sejamos nós. Mas vai ser difícil até ser indicado, eu acho.

Bono: Aí está. De qualquer forma, eu tentei ser humilde. Não funciona. Acho que estou voltando a ser barulhento e orgulhoso. A torta da humildade, você pode comê-la, mas não quer se engasgar com ela. Queremos vencer! Não queremos ficar em segundo lugar. Todas aquelas pessoas que apreciam a composição, e a verdade por trás disso, a verdade por trás da história, espero que apareçam para nós. [Ele começa a cantar a música country de Mac Davis, "It's Hard To Be Humble”, completa com sotaque. "Oh, Lowrd. É difícil ser humilde, quando você é perfeito em todos os sentidos. Mal posso esperar para me olhar no espelho. Estou ficando mais bonito a cada dia…
"

Edge: Ele não é tão humilde quanto eu. Só estou dizendo que sou muito mais humilde do que ele.

Bono: Eu tentei. Eu superei.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...