PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 1 de janeiro de 2022

Bono escreve artigo para a Times sobre Desmond Tutu - Parte I


O U2 escreveu em suas redes sociais: "Temos seguido o Arcebispo Desmond Tutu por cerca de 40 anos e o mundo estará olhando para o seu exemplo por 400. Quão abençoados fomos por ele ter se dirigido ao nosso público em 360 graus, sua malícia e coragem em exibição plena nos chamando para nos reunirmos como UM".
Para a Times, Bono escreveu um artigo.

Punho Cerrado e Mão Aberta: Lições Aprendidas com Desmond Tutu

Eu sei que "o Reverendo e a estrela do rock" soa como o começo de uma piada, não a descrição de uma amizade. Por mais improvável que fosse, Desmond Tutu, que morreu em 26 de dezembro, e eu tínhamos uma amizade, e isso tem sido uma das bênçãos da minha vida. Não apenas por conhecê-lo, mas por ter tido a chance de aprender com ele, de se inspirar nele e de tentar se apropriar do cristianismo radical que ele pregava até, às vezes, contra a ortodoxia de sua própria igreja.

"Eu me recusaria a ir para um paraíso homofóbico. Não, eu pediria desculpas, quero dizer, prefiro ir para outro lugar".

Eu estava na sala quando ele se enfureceu contra seu próprio governo, representado pelo Congresso Nacional Africano (ANC), prometendo que oraria contra eles se não mudassem seus hábitos. Profeta versus Lucro. Ele poderia ser agressivo com seus fãs também, ou seja, EU. "Faça!" ele uma vez me repreendeu, "ou eu ficarei pessoalmente no caminho de você entrar nos portões do céu. Eu sou um arcebispo ... eu tenho influência". Seu entendimento das escrituras exigia que ele afligisse os que estavam confortáveis com a mesma certeza com que confortava os aflitos.
A preocupação de Tutu com as estruturas e também com os indivíduos ajuda a explicar por que seu ministério se concentrou não apenas nas consequências da injustiça, mas também em suas causas.

"Chega um ponto em que precisamos parar de apenas tirar as pessoas do rio. Precisamos ir rio acima e descobrir por que eles estão caindo".

O U2 fez nosso primeiro show anti-apartheid em 1979 em Dublin, antes mesmo de termos um contrato com uma gravadora. Éramos adolescentes que cresceram em torno de uma versão doméstica do apartheid religioso - aplicada pelo Reino Unido aos católicos na Irlanda do Norte. Mesmo assim, Tutu estava descrevendo o apartheid menos como uma estrutura do que uma metáfora para o bem e o mal - um complemento espiritual para a análise mais secular de Nelson Mandela. A partir dos anos 80, os dois tiveram uma forte repercussão na nossa banda e, desde então, no meu ativismo.
Uma das primeiras coisas que tive de aprender com ele foi apenas ouvir. Isso, ao que parece, exige uma determinação séria para alguém como eu - alguém com uma boca grande e um pé do tamanho dela.
Não posso esquecer a expressão no rosto do reverendo na primeira vez em que o encontramos em 1998, quando o U2 e outros convidados lotaram seu escritório da Comissão de Verdade e Reconciliação na Cidade do Cabo. O olhar não era indulgente ou mesmo obediente, era educado quase desdenhoso. Se eu pudesse ter soletrado: TURISTAS. "Vamos inclinar nossas cabeças", disse ele ao circo itinerante (metade dos quais não eram religiosos). "E vamos pedir ao Espírito Santo que entre na sala para abençoar o trabalho que está acontecendo neste edifício e entrar em nossos corações para sabermos como podemos fazer mais para cumprir o Seu Reino na Terra como ele é no Céu".
O Arch não estava brincando. Apesar de todas as travessuras que ele era conhecido por fazer, ele simplesmente não iria nos deixar desperdiçar seu tempo, e ele não iria nos fazer perder o nosso. Ele falou um pouco sobre a filosofia por trás da verdade e da reconciliação - sobre sua profunda crença de que elas têm que acontecer nessa ordem, que precisamos nos ver antes de sermos redimidos. Somente depois que a verdade tiver seu caminho, um punho cerrado pode se tornar uma mão aberta.
Então, sem aviso, ele nos arrastou escada acima, onde reuniu cerca de cem voluntários em uma grande sala. Ele anunciou, novamente sem aviso, que o U2 estava "aqui para tocar para você". O que era estranho. Não tínhamos instrumentos e nunca fomos conhecidos por cantar a cappella. Tentamos uma versão de "I Still Haven't Found What I'm Looking For", à qual ele adicionou um final e amém: "Nem nós".
Em certo momento, pouco antes de nos despedirmos, houve um momento de silêncio que tentei preencher com o que agora reconheço como uma linha de conversa bastante insensata, se não inepta. Possivelmente me lembrando de sua reunião de oração expressa no escritório, perguntei se era difícil encontrar tempo para tal oração e meditação com todo o trabalho que ele estava liderando. Em que ele me lançou outro daqueles olhares, que se eu pudesse ter soletrado seria: AVISO. "Como você acha que poderíamos fazer esse trabalho", ele me repreendeu, "sem oração e meditação?"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...