PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Segredos Revelados: como Bambi Lee Savage, nascida Shannon Strong, trabalhou com o U2 em 'Achtung Baby'


Bambi Lee Savage, nascida como Shannon Strong, é uma cantora, compositora que também trabalha como engenheira de áudio, mais notavelmente no disco 'Achtung Baby' do U2, de 1991. Ela é creditada também na canção "Miss Sarajevo" de 1995, no álbum 'Original Soundtracks 1' do Passengers.
A cantora e compositora Bambi Lee Savage, nascida como Shannon Strong, disse que estava apenas começando a se tornar uma artista solo e estava em uma visita de retorno à América enquanto vivia no exterior, em Berlim, naquele final dos anos 80. 
Como engenheira de gravação assistente no lendário Hansa Tonstudio daquela cidade, ela trabalhou em sessões para o álbum 'Achtung Baby', e uma amizade com Bono levou o vocalista do U2 a financiar suas demos solo. 
Mick Harvey, um colaborador de longa data de Nick Cave, emprestou seu talento ao projeto.
A música, ao que parecia, estava dando a ela uma segunda chance depois de lhe apresentar a cena punk de Denver quando era adolescente. Mas então ela conheceu a bebida e algo horrível aconteceu.
"Eu estava muito determinada e procurava oportunidades para dar início à minha carreira musical. Mas eu também era uma alcoólatra e mal sabia o quão vulnerável isso me tornava a ser manipulada e explorada por alguém que eu pensava que conhecia", disse Savage. "Quando comecei a ficar cara a cara com isso e a ver como isso era, meu primeiro instinto foi tentar superar isso, meio que dizer: 'E daí? Quem se importa? 'É quase como se eu quisesse abraçar em vez de admitir o quão devastada eu estava.
Mas não consegui fugir da decepção comigo mesma por permitir que isso acontecesse e da minha vergonha. Nunca tive essa sensação de ter tanta vergonha de alguma coisa, de ter medo de que as pessoas descobrissem. Na época, minha sobrinha e meu sobrinho tinham quase 2 anos, e a inocência que vi neles apenas ampliou este mundo incrivelmente vergonhoso em que entrei, por causa de uma combinação de bebida e ambição. Essa mesma ambição que me manteve à tona por tanto tempo desempenhou um papel na minha queda. E foi então que orei pela primeira vez".
Suas súplicas vieram de um coração cético, entretanto, e quando ela não recebeu nenhum tipo de resposta imediata, ela continuou, bebendo para anestesiar os danos e tentando encontrar algo que havia se perdido - "mas durante aqueles meses eu apenas tive esse sentimento de uma profunda necessidade de perdão que eu sabia que nenhum ser humano poderia fornecer", acrescentou ela. Nove meses depois, antes do turno de bartender, algo aconteceu.
"Eu tive uma visão", disse ela. "Eu invoquei Jesus, e a visão foi basicamente: 'Ok - você invocou Jesus. Agora a bola está do seu lado'. Essa era basicamente a essência. E assim eu guardei esse segredo em meu coração, e quando voltei para os Estados Unidos, comecei a fazer pesquisas sobre a vida de Jesus".
Até aquele ponto, Savage e o Cristianismo não estavam nos melhores termos. Ela perdeu o pai quando era jovem, e uma infância tumultuada levou à experimentação de substâncias em uma idade precoce, disse ela.
"Aos 11, eu já havia experimentado cigarros e álcool, e aos 13, eu estava brincando com o álcool um pouco mais", disse ela. "Aos 15, eu estava experimentando drogas. Mas acho que, ao longo de tudo isso, sempre tive algum tipo de ambição musical e, aos 13 anos, sabia que era o que queria fazer. Mesmo que eu estivesse me envolvendo com algumas coisas que poderiam potencialmente me impedir, eu tinha um senso de ambição muito forte, e credito isso por me impedir de atingir o fundo do poço mais rápido". 
Nascida na Flórida, ela se mudou com a família para Denver quando tinha 4 anos e, na adolescência, encontrou um lugar nas comunidades punk e alternativas em expansão da cidade. Embora fosse mais tarde na vida que ela se apaixonaria pela música country, muitas das bandas com as quais ela cantava e tocava apresentavam algum twang, recorrendo igualmente a influências de Nick Cave, The Cramps e Johnny Cash. Embora se sentisse envolvida por aquela cena, ela também sentiu um compromisso mais profundo com a música do que alguns de seus colegas, ela acrescentou.
"Eu percebi que conforme íamos fazendo shows e nos divertindo muito, eu parecia estar levando isso um pouco mais a sério", disse ela. "Eu tinha ideias maiores e realmente queria fazer disso minha carreira. E eu já tinha decidido, quando tinha 13 anos, que ia deixar a América".
Depois de um ano e meio, ela partiu para Londres, onde se lançou ao que restava do movimento punk e New Wave que estava varrendo os meados dos anos 80. Ela ficou lá por dois anos e meio, tocando na banda Horseland antes de finalmente pousar em Berlim em 1988. Ela encontrou trabalho imediatamente na Hansa, tirando o verão para aprender alemão e começando a trabalhar no outono. Foi lá, disse ela, que seu hábito de beber começou a aumentar.
"Para mim, o álcool era um prazer social e uma ferramenta, porque era, para mim, a única maneira de escapar da dor pessoal e do mundo", disse ela. "Eu diria que beber era como eu podia me divertir sem me sentir culpada por isso, porque eu também sabia que muitas pessoas no mundo estavam sofrendo o tempo todo e sempre fui muito sensível a isso.
Foi quando comecei a trabalhar como bartender em Berlim (em 1991, depois que o Hansa fechou) que isso se tornou um problema. Tive experiências lamentáveis com a bebida e tive alguns apagões, mas, por mais desagradáveis que fossem, nunca me convenceram de que eu deveria parar. Minha vida inteira foi rock 'n' roll, e é difícil e extremamente raro estar naquele mundo aos 20 anos sem me entregar a várias substâncias decadentes. Eu certamente gostava de beber, e nunca pensei comigo mesma naquela época que deveria parar, embora eu tivesse consciência de que talvez estivesse ficando um pouco fora de controle".
Em março de 1988, o Muro de Berlim ainda estava de pé e a Guerra Fria caminhava para o seu clímax. Berlim Ocidental, no entanto, era um oásis para a alma musical de Savage, e ela rapidamente encontrou sua tribo - boêmios expatriados, aspirantes a músicos, ativistas geopolíticos e artistas niilistas, todos gravitavam uns para os outros, vestidos de preto e ambos ouviam e faziam música do underground ocidental que estava longe de qualquer coisa nas rádios populares.
Quando ela encontrou trabalho como engenheira assistente no Hansa Tonstudio, um dos artistas de quem ela gostava especialmente reservou lá. Nick Cave and the Bad Seeds gravaram as faixas básicas de 'The Good Son', de 1990, no Hansa, e Savage foi selecionada para trabalhar no projeto.
"Foi uma honra e um prazer. Obviamente, Nick Cave foi incrível, mas todos eram pessoas incrivelmente divertidas, e o fluxo e a atmosfera faziam com que não parecesse trabalho", disse ela. "Assistir a contribuição de Mick Harvey nesse processo criativo foi realmente revelador, e eu fiquei realmente surpresa com quanto daquele som era dele. Foi um momento de mudança de carreira, conhecer Mick e vê-lo em ação".
No ano seguinte, ela foi chamada para fazer uma tour pelo estúdio com outra banda interessada em gravar no Hansa. Em Denver, ela viu o U2 duas vezes, incluindo o show lendário no Red Rocks que se tornaria o álbum ao vivo 'Under A Blood Red Sky'. 
Como a popularidade da banda disparou graças a 'The Joshua Tree', ela perdeu o interesse, mas quando ela chegou no dia da tour, ela conheceu Adam Clayton e The Edge, junto com o produtor Flood. Nesse ponto, os proprietários do estúdio haviam reduzido seu investimento e o equipamento não estava exatamente em sua melhor forma. A banda adorou o espaço de qualquer maneira, no entanto, e reservou lá para gravar o que se tornaria uma virada de jogo na carreira da banda: 'Achtung Baby', de 1991.
"Eles usaram a sala e usaram o nosso básico, mas trouxeram todas as suas próprias coisas e foram três dias apenas para a configuração", disse ela. "Eles moveram uma mesa de mixagem adicional para a sala de controle e trabalharam muito. Foi muito divertido, mas muito intenso, e eles estiveram lá por cerca de dois meses".
Foi a última sessão antes do Hansa fechar suas portas; o estúdio não reabriria até 2008. O U2 voltou a Dublin para terminar o álbum, e Savage foi convidada para fazer parte dessas sessões também.
"Foi maravilhoso ajudar Flood, e eu o considero um mentor", disse ela. "Ele era muito bom em me treinar rapidamente para fazer coisas que exigiam muito e eu adorei trabalhar com ele".
Ela também se tornou uma fã renovada da banda - da música e dos quatro membros. Bono, Adam, Larry e Edge nunca se esquivaram de ser associados ao seu cristianismo e, embora isso tenha tido uma pausa na adolescência dela, ela relembra as sessões de 'Achtung Baby' como o plantio de uma semente de sua própria fé..
"Nunca surgiu como um tópico; eles realmente jogaram de forma discreta, mas me trataram muito bem - como um membro igual da equipe. E acho que, depois que me tornei cristã, percebi que eles estavam realmente vivendo e sendo isso, porque eram muito respeitosos e gentis, mas também muito divertidos", disse ela.
Se houve alguma coisa, foi um comentário improvisado de The Edge iria ressoar mais tarde em sua jornada. Durante uma saída à noite, o assunto da astrologia surgiu, ela se lembra, e ele mencionou que os cristãos devem evitar a prática.
"Devo ter feito algum comentário sobre as 'regras e regulamentos estabelecidos' do Cristianismo, e ele respondeu: 'Mas Jesus era um rebelde'", diz ela. "Não consigo me lembrar de toda a conversa ou do resto do que ele disse, mas aquela frase realmente ficou comigo, e uma pequena parte de mim pensou que talvez houvesse mais neste Jesus do que eu percebi.
E de fato, acabou sendo assim! Então isso definitivamente abriu um pouco a porta. E a maneira como eles me trataram - e a todos - apenas mostrou que eles eram pessoas realmente boas e legais".
Bono, na verdade, encorajou Savage a seguir sua própria música. Esses talentos ficaram latentes durante seu tempo como engenheira, mas Bono sugeriu que ela voltasse a entrar em contato com Harvey e até se ofereceu para pagar pelo tempo de estúdio para gravar várias demos.
"Isso me deu o empurrão que eu precisava", disse ela. "Quando ele disse: 'Eu estou muito interessado em ouvir como isso soaria', isso que me deu a coragem de perguntar a Mick sobre isso".
Em 1995, sua vida mudou para sempre. Ela retorno aos Estados Unidos e começou sua jornada em direção ao Cristianismo.
"Como cristã, me apaixonei por Jesus e queria compensá-lo. Minha primeira grande bebedeira depois que me tornei cristã foi o meu chamado para acordar. Acordei na manhã seguinte e pensei: 'Não vou mais fazer isso'."
Desde aquela manhã, ela está limpa e sóbria. Ela até parou de fumar.
"Por alguma razão, Deus tornou tudo mais fácil para mim", disse ela. "É um mistério, porque sei que muitas pessoas com a mesma fé que eu ainda estão lutando".
Em 1995, ela começou a ganhar força com sua música. Um documentário alemão - 'Lost in Music: Out of Country' - apresentou duas de suas canções country alternativas. Uma música de suas demos iniciais, chamou a atenção do produtor Daniel Lanois e do ator / músico Billy Bob Thornton, que a selecionou para a trilha sonora do filme 'Sling Blade'. 
Aos 59 anos, ela tem 4 álbuns lançados de forma independente.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...