PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 15 de janeiro de 2022

Por trás da história da briga entre Sinead O'Connor e o U2 - Parte I


Bono recentemente disse: "Sinead, não tenho certeza se ela gosta mais de mim, mas ela é realmente um talento extraordinário e uma das grandes cantoras da época".
Na época da ZOOTV, Fachtna O'Ceallaigh chamou Bono de "padrinho bunda gorda do rock irlandês". Bono respondeu: "Isso não é sobre o que ele disse. É sobre ele ser um defensor do IRA e eu não!"
Fachtna O'Ceallaigh foi trabalhar para o U2 em 1986. A banda queria alguém para administrar as operações diárias da Mother Records, seu selo para jovens bandas irlandesas. 
A ideia da Mother era que lançasse o primeiro single de novas bandas, lhes desse um empurrão e depois os liberasse para assinar acordos com quem quisessem, sem compromisso. 
A Island concordou em distribuir a Mother e o U2 queria alguém representando a Mother nos escritórios da Island em Londres. Ossie Kilkenny, contador do U2 e parceiro ocasional do empresário Paul McGuinness em negócios extra-U2, sugeriu seu amigo Fachtna, ex-empresário do Boomtown Rats e recentemente desempregado. 
Fachtna mal conhecia o U2 e não gostava da música deles, mas estava feliz pelo trabalho e impressionado com os nobres ideais da pequena gravadora.
Pouco depois de se instalar em seu novo escritório na Island, Fachtna recebeu outro telefonema de Ossie, pedindo-lhe para procurar uma jovem irlandesa que acabara de chegar a Londres para gravar para a Ensign Records, que estava passando por momentos difíceis e tinha poucos amigos na Inglaterra. 
Seu nome era Sinead O'Connor e sua reivindicação à fama foi ter cantado uma música que ela co-escreveu com The Edge na trilha sonora de um filme chamado 'Captive', que Edge havia feito o score. Fachtna, vinte anos mais velho que Sinead, ligou para dizer olá. 
Ele rapidamente se envolveu na tentativa de mediar suas disputas com a Ensign (uma gravadora que, como a maioria, havia rejeitado um contrato para o U2 nos velhos tempos). Logo Fachtna estava gerenciando Sinead, ajudando-a a gravar seu primeiro álbum, 'The Lion & The Cobra', do jeito que ela queria. Eventualmente Fachtna e Sinead se tornaram amantes também.
Fachtna O'Ceallaigh estava achando seu emprego na Mother cada vez mais frustrante. A Island Records não tinha motivação para trabalhar duro promovendo singles únicos de bandas que então assinariam com outras gravadoras, mesmo quando as bandas eram tão promissoras quanto Hothouse Flowers e Cactus World News. 
Começou a atormentar Fachtna que ele tinha que lidar com as frustrações de garotos que seriam descobertos por um membro do U2, com a promessa de uma chance de fazer um disco, e então depositavam todas as suas esperanças em Fachtna em deixar a Island empolgada. 
O que o incomodava ainda mais era que cada passo de cada projeto da Mother tinha que ser aprovado pelo U2. Os singles que Fachtna achava que deveriam ter sido lançados às pressas acumulavam poeira enquanto a arte da capa perseguia a turnê de 'The Joshua Tree' pela América, esperando o dia em que o U2 se sentaria junto, olharia para aquilo e assinaria.
Fachtna compartilhou suas frustrações com Sinead, e então com o mundo. "Hot Press fez seu anual yearbook em Dublin", explicou Fachtna, "e no decorrer de uma longa entrevista me perguntaram sobre o U2 e a Mother Records, e com minha grande honestidade eu disse que basicamente eu desprezava o U2 e a música que eles fizeram e o que eles representavam. Eu não achei isso uma contradição, mas alguns deles acharam uma grande contradição. Eu sempre pensei que eles tinham a capacidade de aceitar críticas ou aceitar que alguém não gostasse deles ou de sua música. Kilkenny estava me dizendo: 'Oh, eles estão realmente chateados com o que você disse'.
Então Sinead deu uma entrevista para uma revista de Londres chamada i-D e descreveu o U2 como sendo, eu acho, 'uma bomba'. Não sei se foi a gota d'água, mas na época eles pareciam sentir que isso fazia parte de alguma campanha minha contra eles. Uma coisa levou a outra, tudo se intensificou, e eu recebi uma carta de McGuinness em algum momento de junho dizendo: 'Muito obrigado e tchau'. O que estava tudo bem no que me dizia respeito, não era o fim do mundo. Infelizmente, as repercussões continuaram por alguns anos depois. Sinead parecia tomar a frente em meu nome. Tornou-se um problema entre ela e eles e foi tudo muito confuso e desconfortável para todos". 
Então ela disse: 'Bem, eu sentei com Bono por um longo tempo na noite passada e ele me olhou diretamente nos olhos e me disse coisas diferentes do que você me contou'. E minha atitude foi apenas: 'Sinead, tudo que eu sei é que eu sei. Não estou pedindo para você acreditar em mim, mas eu lhe disse o que acredito ser a verdade. Cabe a você descobrir'." 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...