PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Steve Stockman: "Com toda a honestidade, eu meio que entendo a crítica de Bono"


Steve Stockman, autor do livro 'Walk On: A Jornada Espiritual Do U2', em seu blog Soul Surmise:

Não fiquei surpreso ou chocado por Bono sugerir em um podcast recente que ele odeia sua voz e que desliga o rádio quando as músicas do U2 tocam. Isso não é novidade. Bono vem falando sobre sua voz há anos e sobre como ele teve que aprender a cantar ao longo de décadas.
Quanto às músicas, a banda falou muito na época de 'Songs Of Innocence' sobre tentar escrever músicas. Eles lançaram 5 das músicas desse disco em formato acústico. Eu acho que foi para destacar sua capacidade de cantar. Eu sempre disse que "Every Breaking Wave" daquele disco foi a música mais bem construída deles. "Song For Someone" que se transformou em "13 (There Is a Light)" em 'Songs Of Experience' é outra música. Músicas. 40 anos de carreira!
Com toda a honestidade, eu meio que entendo a crítica de Bono.
Quer dizer, se eu penso em melodias que tocaram muito em programas de rádio, estou pensando nos Beatles. Tão cativante que meus filhos cantavam desde muito cedo. Eles não entraram no U2 tão rapidamente. Na verdade, foi 'Songs Of Innocence' antes de eu ouvir minhas filhas prestando atenção no U2.
Se penso em letras poéticas, estou pensando em Bob Dylan, Joni Mitchell ou talvez Jackson Browne. O U2 trabalhou em esboços de palavras em seus primeiros anos. Eles perderam as letras de 'October' e sentiram que 'POP' estava liricamente apressado.
Se penso nas melhores vozes do rock, estou pensando em Rod Stewart por volta de 1972 ou em um sentido contemporâneo Hozier. Bono era um frontman antes de aprender a ser o cantor! Eu não falo sobre sua voz nos primeiros shows tanto quanto eu falo sobre ele escalando amplificadores!
Então, eu posso entender de onde Bono está vindo. Seu melhor trabalho tem sido sobre paisagens sonoras experimentais e criação de atmosferas antêmicas. Meus 40 anos de fandom com o U2 não foram tanto com músicas ou realizações vocais, mas com conteúdo teológico e experiência espiritual.
Minha primeira audição de um novo disco do U2 é sempre sobre conteúdo. Estou sempre ouvindo o que eles estão tentando dizer. Como o que é chamado de Teomusicólogo, estou ouvindo pepitas espirituais e declarações proféticas. Ninguém mais contribuiu com Deus na conversa sobre rock como o U2. Eu amo que eles levaram uma música gospel para o número 1 nas paradas dos EUA:

"You broke the bonds/Loosed the chains/Carried the cross and my shame/ You know I believe it..."

Para ser justo, essa é uma letra teologicamente sucinta e quando o coral foi adicionado em 'Rattle And Hum', foi uma música e tanto!
Da mesma forma, ao vivo, eles criam essa energia espiritual. Eu me lembro de estar no Croke Park enquanto a banda tocava "Moment Of Surrender" e Bono ficava no centro do palco com as mãos abertas e os olhos para o céu. Arrepiou minha alma.
Bono deve superar suas fraquezas e superar seus pontos fortes. Imagino que ele saiba!
Há algo talvez ainda mais significativo sobre Bono odiar suas músicas e sua voz. É tipicamente autodepreciativo. Eu dizer 'tipicamente' pode surpreender as pessoas. Muitas pessoas têm uma opinião sobre Bono de que ele é arrogante e egoísta. Eu acredito que tal opinião seja preguiçosa e baseada em caricaturas, não importando em perder a ironia no trabalho do U2.
Quando Bono vestiu um terno dourado e se ajeitou na frente do espelho, ele não estava sendo egoísta. Ele estava sendo irônico, apontando o ridículo da estrela do rock. Em algumas dessas músicas que ele pode não gostar, ele está constantemente falando sobre o problema com sua boca grande ou que sua esposa é a melhor coisa sobre ele. Bono parece arrogante, mas sempre manteve uma humildade ao lado disso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...