PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 25 de março de 2017

Tim Palmer conta sobre seu trabalho em uma faixa mono de 'All That You Can't Leave Behind' do U2


O engenheiro de som e produtor britânico Tim Palmer, foi o responsável pela mixagem de 'Ten', o álbum de estreia do Pearl Jam, de 1991. Ele também trabalhou com o The Cure, Ozzy Osbourne e U2. Ele conta sobre o desafio que teve em mixar uma faixa mono para 'All That You Can't Leave Behind', de 2000:

"Eu só estive envolvido na fase de mixagem deste disco. Então eu não posso dizer que sei tudo sobre o que se passou antes de eu me envolver, mas passei muito tempo trabalhando nas mixagens, e foi um processo fascinante estar rodeado de todas essas pessoas que eu admiro, de Daniel Lanois à Brian Eno e Steve Lillywhite, e toda aquela enorme quantidade de pessoas que estavam ali trabalhando.
Eu comecei em Los Angeles no Larrabee, na verdade. Foi bastante interessante, porque a primeira música que eu mixei, eu acho que foi "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" e me surpreendeu porque me enviaram uma faixa mono da bateria, e pensei, "Uau, tudo bem, o que fazer com isso?" Foi muito importante eu conseguir uma primeira mixagem correta, porque eu não poderia mixar mais ela. Como você sabe, quando você é quem mixa, não sabe como são os parâmetros, ou quão longe você pode levar a música. Eu me perguntei por que eles só haviam gravado uma faixa mono, especialmente com a tecnologia que temos hoje, porque você pode gravar um monte de coisas e não usá-la e escondê-la.
Mas enfim, fui confrontado com esta faixa mono. Então acrescentei imediatamente alguns shakers de esquerda e direita para lhe dar algum tipo de imagem estéreo, e em seguida no refrão, adicionei pandeireta e coisas assim. Então, eu mexia ao redor com alguns mutes e outras coisas. Isto foi só o começo do processo. Eles ficaram empolgados pelo que eu tinha feito, e disseram: 'Certo, agora você pode vir para Dublin para continuarmos?" Então eu já tinha trabalhado nela alguns dias.
É um processo longo, e para eles, ouvir um mix é apenas uma maneira de descobrir o quão bem eles estão fazendo naquele momento. Muitas vezes você pode mixar uma canção durante uma semana e eles: 'isso é o que precisamos fazer'. Você ouve eles no andar de baixo e eles estão fazendo um novo corte na canção. É assim que eles trabalham, e é incrível. Nunca encontrei um trabalho tão difícil; mais difícil do que eu gostaria de trabalhar. Eu diria que foi demais para mim. Foi uma experiência maravilhosa. A bateria mono estava em apenas uma pista, e parecia ter sido gravada com um microfone apenas."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...