"Song For Someone" 360 Version

Anúncios

sábado, 25 de março de 2017

Tim Palmer conta sobre seu trabalho em uma faixa mono de 'All That You Can't Leave Behind' do U2


O engenheiro de som e produtor britânico Tim Palmer, foi o responsável pela mixagem de 'Ten', o álbum de estreia do Pearl Jam, de 1991. Ele também trabalhou com o The Cure, Ozzy Osbourne e U2. Ele conta sobre o desafio que teve em mixar uma faixa mono para 'All That You Can't Leave Behind', de 2000:

"Eu só estive envolvido na fase de mixagem deste disco. Então eu não posso dizer que sei tudo sobre o que se passou antes de eu me envolver, mas passei muito tempo trabalhando nas mixagens, e foi um processo fascinante estar rodeado de todas essas pessoas que eu admiro, de Daniel Lanois à Brian Eno e Steve Lillywhite, e toda aquela enorme quantidade de pessoas que estavam ali trabalhando.
Eu comecei em Los Angeles no Larrabee, na verdade. Foi bastante interessante, porque a primeira música que eu mixei, eu acho que foi "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of" e me surpreendeu porque me enviaram uma faixa mono da bateria, e pensei, "Uau, tudo bem, o que fazer com isso?" Foi muito importante eu conseguir uma primeira mixagem correta, porque eu não poderia mixar mais ela. Como você sabe, quando você é quem mixa, não sabe como são os parâmetros, ou quão longe você pode levar a música. Eu me perguntei por que eles só haviam gravado uma faixa mono, especialmente com a tecnologia que temos hoje, porque você pode gravar um monte de coisas e não usá-la e escondê-la.
Mas enfim, fui confrontado com esta faixa mono. Então acrescentei imediatamente alguns shakers de esquerda e direita para lhe dar algum tipo de imagem estéreo, e em seguida no refrão, adicionei pandeireta e coisas assim. Então, eu mexia ao redor com alguns mutes e outras coisas. Isto foi só o começo do processo. Eles ficaram empolgados pelo que eu tinha feito, e disseram: 'Certo, agora você pode vir para Dublin para continuarmos?" Então eu já tinha trabalhado nela alguns dias.
É um processo longo, e para eles, ouvir um mix é apenas uma maneira de descobrir o quão bem eles estão fazendo naquele momento. Muitas vezes você pode mixar uma canção durante uma semana e eles: 'isso é o que precisamos fazer'. Você ouve eles no andar de baixo e eles estão fazendo um novo corte na canção. É assim que eles trabalham, e é incrível. Nunca encontrei um trabalho tão difícil; mais difícil do que eu gostaria de trabalhar. Eu diria que foi demais para mim. Foi uma experiência maravilhosa. A bateria mono estava em apenas uma pista, e parecia ter sido gravada com um microfone apenas."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Blog U2 Sombras e Árvores Altas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...