PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de julho de 2022

O incrível bate papo de Bono e Adam Clayton com Chris Blackwell, fundador e lendário produtor da Island Records - Parte 2


Adam: No ano passado, Millie Small faleceu e sua faixa "My Boy Lollipop" é uma das primeiras músicas que me lembro. Isso me leva de volta à África, onde cresci. Coloca um sorriso no meu rosto. É alegre. Foi seu primeiro grande sucesso, não foi?

Chris: Sim, com certeza.
Quando saí da Jamaica, fiz arranjos com alguns dos produtores jamaicanos para lançar seus discos na Inglaterra. E uma era uma música chamada "We'll Meet" de Roy e Millie. A voz de Millie era irresistível. Nunca ouvi uma voz assim.
Achei que deveria ver se consiguia trazê-la para Londres. Eu também trouxe o grande guitarrista Ernest Ranglin. Uma noite ele, eu e Millie estávamos ouvindo alguns discos para tentar encontrar uma música para ela, e uma delas era "My Boy Lollipop". Quando essa tocou, eu disse a Millie: "Acho que isso seria ótimo para você!"
A voz dela era extraordinária. Mas uma voz aguda é boa por pouco, não por muito tempo, então fiz a gravação bem curta. Foi um minuto e cinquenta e oito segundos.

Bono: Uau!

Chris: Foi assim que começou. E foi assim que comecei.

Bono: Há algo nessa sua mistura que realmente mudou o mundo. Ter um ato como Bob Marley seria incrível, mas você reinventou a Island Records nos anos 70 e começou a apresentar talentos incríveis ao mundo como Steve Winwood, que é apenas - se você é um cantor, ele faz você querer parar de cantar.
Aí você começa a trabalhar com grupos que não seguem as regras do pop e acaba com o Roxy Music, essa banda extraordinária. E na banda está Brian Eno, outra pessoa que vai transformar completamente a vida do U2.
Você sabe, quando o U2 queria trabalhar com ele como produtor – ele fez um ótimo trabalho com Bowie e Iggy Pop – há rumores de que você pensou: "Não trabalhe com ele – não porque ele não seja ótimo, mas porque você é uma banda de rock, e o último álbum que ele entregou era de ruídos de pássaros e os nomes das várias espécies". Isso é verdade?!

Chris: Eu queria Jimmy Iovine. Mas você já havia decidido que queria Brian. Você era tão apaixonado que eu senti: "Tudo bem, vá com o que você quer fazer".

Adam: Os músicos que você contratou eram todos muito jovens. Nós éramos jovens, Marley era jovem. Steve Winwood. Você tinha um talento especial para ouvir o que outras pessoas não estavam ouvindo.

Chris: Bem, eu tive muita sorte.
Depois que fiz meu primeiro hit com Millie, alguém me ligou de Birmingham, dizendo que eu deveria ir e conferir algumas bandas lá.
Esse cara nos levou para um prédio. Entramos, ouvimos música tocando, subimos o primeiro lance de escadas. A música continuou, mas era mais para cima. Então, até o segundo lance. E havia essa voz que soava como Ray Charles em hélio. Era no terceiro andar que esta banda tocava. E era esse rapaz, Steve Winwood. Eu simplesmente não podia acreditar.

Bono: Continue subindo as escadas! Não é sorte - eu só quero dizer isso.

Adam: E você deu a Cat Stevens uma grande chance também, não foi?

Chris: Ele assinou com a Decca na época. Eu o vi na televisão vestido com roupas brancas cantando "I'm Gonna Get Me a Gun", e não entendi nada. Mas eu tinha um amigo que ficava me ligando dizendo: "Quero que você conheça Cat Stevens!"
Quando eu fiz, ele pegou o violão e tocou uma música e foi bom; e ele tocou outra… Mas então ele tocou "Father and Son", e eu o interrompi e disse: "Ok, essa música é simplesmente fantástica. Eu adoraria que você viesse para a Island Records".
Ele disse: "Eu adoraria, mas estou na Decca. Não consigo sair da Decca!"
Então eu tive uma ideia. Achei que talvez Dick Rowe, seu homem de A&R - que havia recusado os Beatles - estivesse mais do que pronto para desistir de Cat Stevens. Então eu disse a ele: "Olha, ligue para Dick e diga a ele que você é muito apaixonado por fazer um projeto - vai ser enorme! - com a Orquestra Filarmônica de Londres e Coral. E eu acho que eles vão te dar uma liberação..."

Bono: Vá lá assustar seu cara de A&R! Então, o homem que perdeu os Beatles perde Cat Stevens. Se serve de consolo, o irmão de Steve Winwood rejeitou o U2. E nos dias atuais, Paul McGuinness me enviou uma nota que foi escrita para mim pelo chefe dos registros da RSO dizendo: "Obrigado pela sua demo, mas não". A carta era datada de 10 de maio de 1978, meu aniversário - e o dia em que comecei a trabalhar em "Out Of Control". Dizem que rock and roll é o som da vingança...

Adam: Crescendo na Jamaica, você deve ter conhecido Ian Fleming, e trabalhou no primeiro filme de James Bond, Dr. No. Agora, me diga, eu sempre quis saber: como foi estar ao lado de Ursula Andressa naquele biquíni?

Chris: Infelizmente, eu não estava ao lado de Ursula Andress. Mas eu estava na sala de projeção com Cubby Broccoli e Harry Saltzman quando os rolos voltaram para a Jamaica. E aquela cena mudou tudo!

Adam: Você passou a ser dono da GoldenEye, a casa onde Fleming escreveu seus livros…

Bono: E a casa que Chris ofereceu a mim e Ali para nossa lua de mel em 1982, quando estávamos sem dinheiro! Foi aí que comecei a escrever a letra de "Sunday Bloody Sunday", que foi fortemente influenciada por Bob Marley and the Wailers.

Adam: O nome GoldenEye acabou virando um filme de Bond, e Bono e Edge fizeram a música para ele.

Bono: Sim, alguém entrou em contato para dizer: "Você vai escrever uma música para o novo filme de Bond? Tina Turner vai cantá-la". Eu estava pensando: "Deus, sobre o que eu escrevo isso?" E eu nunca contei a ninguém até agora - mas eu escrevi sobre você.
Eu pensei, Chris tem esse ótimo estilo de vida. É uma vida muito sedutora. Você viveu como queria com a música e seguiu suas paixões. E eu pensei, não seria interessante ter o personagem por trás de tudo isso sendo a pessoa que é seduzida?

Adam: Chris Blackwell na mira! Obrigado, Chris, por nos deixar crescer para nos tornarmos nós mesmos. Acho que isso mostrou grande sabedoria. E obrigado pelo seu tempo e sua amizade. E para a dica confira o café protógeno.

Bono: Bênçãos para você. Nós te amamos.

Chris: Espero vê-los em breve!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...