PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de julho de 2022

O incrível bate papo de Bono e Adam Clayton com Chris Blackwell, fundador e lendário produtor da Island Records - Parte 1


Em maio, Bono e Adam Clayton gravaram uma edição especial de 'Bono Calling' na U2X Radio com Chris Blackwell, fundador e lendário produtor da Island Records. Isso marcou o lançamento de sua autobiografia 'The Islander: My Life in Music and Beyond', e foi um bate-papo tão rico que o U2.COM destilou a essência para os assinantes.

Veja como Bono apresentou Chris:

Chris Blackwell se destaca na lenda do U2. Ele é o fundador da Island Records, a grande gravadora que trouxe a música jamaicana para o mundo, exportando e promovendo os primeiros discos de ska - Toots and the Maytals, Jimmy Cliff, Bob Marley and the Wailers.
Ao longo do caminho, ele começou a assinar com alguns atos de rock: Steve Winwood, Roxy Music, Cat Stevens, Grace Jones e – graças a Deus alguém o fez! – U2. Muito da música que amamos poderia nunca ter sido ouvido se não fosse por Chris Blackwell.

Bono: Chris, eu tenho que te levar de volta para a primeira vez que nos encontramos, no Half Moon Club em Herne Hill em Londres. Você chegou de chinelos e me lembro de pensarmos: "Bem, isso não é muito punk, é?" Acontece que foi muito punk - você chegou completamente como você mesmo. Mas o que você realmente achou de nós?

Chris: Não era meu tipo de música, mas havia uma energia e uma paixão - você estava tocando para 15, 20 pessoas, mas era como se estivesse tocando para mil. Isso foi antes de você começar a subir nas malditas estrtuturas, que costumava me assustar até a morte. Então não havia dúvida em minha mente que você seria bem sucedido.

Bono: Uau. Nós fomos rejeitados por tantas gravadoras, e todos eles foram golpes devastadores, mas agora eu percebo - eu não acho que poderíamos estar em qualquer outra gravadora. E a razão para isso é simples: acho que Chris e Island entenderam quem éramos.
E quando fizemos nosso segundo álbum, tivemos uma espécie de crise de fé. Na verdade, estávamos escrevendo sobre nossa fé, e todos estavam em pânico ao nosso redor dizendo: "Oh Deus, eles estão cantando sobre Deus!". Chris foi o único que não entrou em pânico, porque tinha experiência com Bob Marley. É verdade que você não teve nenhum problema com nosso histórico religioso?

Chris: Eu apoiei o lado criativo disso. Foi realmente isso. E também, você estava muito bem estruturado; você tinha um empresário que era firme. Os problemas que você tiveram foram - eu acredito que você perdeu a letra...

Bono: Exatamente isso! Alguém levou minha bolsa, então eu fui deixado para fazer 'o difícil segundo álbum' de um lugar improvisado. Fez muita diferença que você tenha ficado ao nosso lado. Esse respeito pelas pessoas serem elas mesmas e crescerem em si mesmas.

Adam: Chris tem fortes raízes irlandesas, então ele tem um pé em ambas as ilhas que significam muito para nós. Você deve ter sido sensível, Chris, às questões mais profundas da vida, e isso é certamente o que Bob Marley cantou e baseou toda a sua carreira. Qual foi o seu pensamento quando você estava tentando levar o reggae de Bob Marley and the Wailers para um público mais amplo?

Chris: Eu sabia que eles eram muito talentosos. Bob estava gravando há sete ou oito anos. Ele veio me ver em Londres com Bunny e Peter. Eles ficaram encalhados - eles receberam uma oferta de gravação na Escandinávia, mas o acordo fracassou e eles não tinham dinheiro para voar de volta para a Jamaica.
Mas quando eles chegaram, eles não vieram como caras que estavam quebrados, frios e miseráveis. Entraram como reis. Eu estava meio deslumbrado com a presença deles.
Dei a eles o financiamento para fazer um disco, e eles voltaram para a Jamaica. Eu não pedi para eles assinarem nada porque eu queria que eles confiassem em mim – eles tiveram um tempo muito ruim no caminho, desde produtores a estações de rádio. Todo mundo me dizia que eu era louco...

Bono: Então é uma coisa de confiança. Isso é muito old school. Mas a razão pela qual o U2 estava tão conectado com você, Bob Marley and the Wailers, foi esse abraço de toda a vida - o corpo, o espírito e a alma. O lado místico. Bob cantava para seu Criador ou para seu amor ou para uma revolução na rua... Estou tentando entender a coisa do evangelho com ele. De onde veio esse instinto?

Chris: Eu não posso dizer que era das estações de rádio, porque eles não estavam tocando nada ousado ou com frescor. Era maçante. A música na Jamaica era conduzida pelos caras do sistema de som na rua. Esses sistemas de som eram incríveis - dois andares de altura e você podia ouvi-los a oito quilômetros de distância! Tudo o que eles tocavam, basicamente, eram discos americanos. De Memphis, Nova Orleans, Nova York... James Brown seria enorme.

Bono: Então você começa a fazer música baseada nas ruas, não apenas na Jamaica com Bob, mas em Londres. Você está interessado em coisas ousadas, e você era uma espécie de rapaz elegante - você fala o inglês da rainha tão lindamente! Isso já te colocou em apuros, saindo em Kingston?

Chris: Na verdade não. Eu me importava muito com as pessoas. Eu realmente fiz, e ainda faço.
Certa vez, eu estava no meu barco na Jamaica e bati em algumas rochas, tive que andar quilômetros e não consegui encontrar ninguém. Eventualmente eu vi uma pequena cabana, e esse cara com longos dreadlocks. Fiquei apavorado, porque naquela época os rastafaris eram considerados perigosos.
Ele me trouxe água e me levou para sua cabana. Adormeci lá e acordei quatro horas depois com seis rastafaris sentados ao redor, todos lendo a Bíblia! Isso mudou minha vida completamente, porque todo mundo era informado de que os rastafaris eram as pessoas más. Claro que não eram.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...