PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Elevação / Obsessão: a coisa sobre ser fã - 1°Parte


Fred Mills

29 de abril de 1985, Atlanta, Geórgia. Estou sentado em um sofá de camarim, em algum lugar nas entranhas do Omni Coliseum, passando uma garrafa de vinho tinto de um lado para o outro com Bono. Poucas horas antes, o U2 havia tocado com perfeição um show na turnê 'The Unforgettable Fire'. Agora, o cantor está falando animadamente sobre a natureza da adoração dos fãs. Como ele se lembra de como era ser um seguidor dedicado de Patti Smith, Television, Ramones, Beatles, Dylan, Hendrix.
"A coisa sobre ser um fã", Bono diz entre goles, "é que quando você gosta de uma banda, pode ser a coisa mais importante do mundo para você. A única coisa que importa é quando você está no seu quarto ouvindo os discos, ou esperando a banda subir no palco".
Ele continua concordando comigo que, sim, a fama do U2 está crescendo exponencialmente e, não, ele não pode voltar e conversar com todos os fãs cara a cara como ele fez uma vez. A multidão depois do show agora às vezes fica tão grande que todo o empurrão e disputa por posição para "pegar pedaços de Bono", como ele diz, pode se tornar perigoso.
Na verdade, no entanto, esta noite Bono estava novamente conversando, dando autógrafos e controlando multidões suavemente, que é sua marca. Eu mencionei que foi divertido ver os olhares nos rostos das crianças quando eles tiveram sua vez com ele, e...
"Não os chame de crianças – eles são jovens adultos", ele me interrompe severamente. "Parte do meu trabalho é fazer com que eles saibam que são importantes para mim, para a banda – eles são fãs, são pessoas normais, assim como você e eu".
Bem, é claro que Bono estava certo. E errado. Os fãs são pessoas normais. Apenas Bono não; ele é um pop star, e em abril de 85 ele entrou em rota de colisão com o estrelato. Até hoje, os álbuns e turnês do U2 celebraram e reafirmaram a noção de salvação musical - as mais puras expressões do revivalismo do rock 'n' roll desde 'Rolling Thunder Revue' de Dylan, Springsteen da era 'Darkness' ou Patti Smith com 'Radio Ethiopia'.
Mas se o U2 vai nos elevar mais alto a cada noite, mais cedo ou mais tarde haverá um acidente. Isso aconteceria em alguns anos com o álbum e filme 'Rattle And Hum', que documentava a mega banda durante a grande turnê mundial de 'The Joshua Tree', de 1987. 
Embora esse álbum tenha sido sem dúvida o U2 mais ousado durante a primeira fase de sua carreira, 'Rattle And Hum' provou ser um passo em falso artístico e estético, com o objetivo de retratar o U2 como "pessoas comuns" que por acaso estavam olhando para a adulação em massa.
Em vez disso, a banda saiu como hipócrita, um grupo avidamente escolhendo abraçar essa adulação tão certamente quanto um televangelista cobiça seu lucro. E se a sucessiva auto-reinvenção do U2 nos anos 90 resultou em pelo menos uma obra-prima artística ('Achtung Baby'), também rendeu uma quantidade sem precedentes de excesso (a turnê PopMart).
Esses caras eram humanos, não deuses, afinal. Às vezes as pessoas podem andar sobre a água, mas às vezes têm pés de barro.
De qualquer forma, depois do show em Atlanta eu fiz um review do show e minha entrevista com Bono para o U2/USA, o fanzine não oficial do U2 que eu publiquei e co-editei na época. 
Um dos primeiros zines americanos do U2, fomos bem vistos ao longo da década pelos fãs e pelas próprias pessoas dentro do U2, que rotineiramente nos davam entrevistas e passes de acesso total sempre que a banda excursionava pelos Estados Unidos. 
Mas logo eu, também, teria minha própria estranha crise de fé como resultado da enorme fama do U2 e do desastre de 'Rattle And Hum', eventualmente concluindo que a tenda havia sido desmontada e embalada.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...