PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Bono: "quero mudar o mundo e quero me divertir"


O impulso humanitário de Bono tem raízes em sua educação religiosa, em sua família, em sua juventude? O que o motivou?

"Eu diria megalomania. Pode começar com isso. Você pode satisfazer esse impulso apenas sendo uma estrela do rock? Não! 
Há o resto do mundo! Acho que quero mudar o mundo e quero me divertir. Aliás, não conheço ninguém que não goste. Esses dois instintos não devem ser mutuamente exclusivos. 
Às vezes, quando você tem sucesso em uma área da sua vida, como a música, você acha que pode aplicar esse mesmo impulso em outras coisas. Acho que foi isso que pensei. Tudo é análogo, de certa forma. A indústria da música não é tão difícil de descobrir. Não é ciência de foguetes. Nem é econômico, como se vê. E nem é uma compreensão do que está errado com o corpo político no momento. Acho que está claro que estamos em um verdadeiro impasse.
As pessoas são derrotadas, e as pessoas não acreditam que o mundo seja tão maleável quanto parece ser. As pessoas são mais poderosas do que pensamos. Os Estados Unidos, onde busco liderança, desfrutam de um poder econômico, militar, tecnológico e cultural sem paralelo. Quando o presidente Kennedy disse no início dos anos 60: "Vamos colocar um homem na Lua até o final da década", ele sabia que não seria fácil. Nem estava na cabeça de todos. Era sobre liderança. A democracia está em um ponto de crise. Você não pode ter os benefícios da globalização sem algumas das responsabilidades.
Se perdermos essa oportunidade de fazer o que fazemos de melhor, que é entregar tecnologia e produtos farmacêuticos para pessoas necessitadas, de repente essa grande cultura ficará feia. Começará a parecer Pompéia ou a queda de Roma. Eu não consigo superar isso. 
Estávamos na passarela do JFK enviando 6 milhões de caixas de sapatos de crianças de todo o mundo para órfãos de AIDS e crianças que sofrem de AIDS na África. As pessoas diziam que seria o último Natal para muitas dessas crianças. E eu apenas pensei: "Por que, a propósito? Por quê?" Essas crianças não têm leucemia. Essas crianças têm AIDS. Temos medicamentos. Eles não precisam morrer. 
Eu sempre acho que faço o que outras pessoas fariam se tivessem tempo e dinheiro. Eu entendo o cinismo ligado a "estrela do rock com uma causa". Quero dizer, eu estremeço, e eu sou um.
Eu estou lá dizendo: "Alguém pode gritar FOGO aqui?" A sirene de uma banda de rock and roll é útil neste caso. Estamos no negócio do ruído. Podemos agitar as coisas.
A minha casa na infância era cheia de discussões. Era 'Meet The Press' todas as manhãs, principalmente aos domingos. Havia batalhas sangrentas, e as maiores sempre eram travadas no dia de Natal. Então, é claro, estar em uma banda de verdade é uma lição de diplomacia. Vocês estão vivendo nos bolsos um do outro. Você tem que saber quando ter essa linha ou não. Ou então você destruirá a coisa em que todos estão trabalhando.
Estamos assumindo um grande risco ao dizer: "Vamos alcançar as igrejas e a América corporativa, não vamos fazer pose, não vamos brincar de mocinhos e bandidos". Há muitas vidas penduradas na balança. Se não tivermos um resultado, se realmente não tirarmos as coisas do papel, as pessoas vão dizer que eu fui enganado. E eles podem estar certos. Então estou correndo um grande risco, e só espero que não fique ruim na banda".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...