PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Equipe de som conta sobre o trabalho que rendeu indicação ao Emmy para 'Bono & The Edge: A Sort Of Homecoming with David Letterman' - 1° Parte


Jacknife Lee, Phil DeTolve e Brian Riordan são os principais membros da equipe de som que mixou a música, os diálogos e tudo mais que é ouvido em 'Bono & The Edge: A Sort Of Homecoming with David Letterman', do diretor Morgan Neville. 
Por seu excelente trabalho no documentário da Disney, os três cavalheiros receberam indicações ao Emmy. Ao discutir o trabalho deles no documentário, o site Awards Daily falou sobre o caos em que o U2 prospera e o efeito notavelmente desarmador que a Irlanda teve sobre David Letterman, bem como a brilhante edição de som de "Invisible" que leva o espectador de um auditório chique para um pub local sem perder uma batida, uma nota ou, mais importante, uma única emoção.

Awards Daily: Jacknife teve um longo relacionamento com o U2, e Brian e Phil já haviam trabalhado em um projeto para David Letterman antes também. Você achou essa familiaridade com esses projetos útil aqui?

Brian Riordan: Para mim, a familiaridade não é tanto trabalhar com David, mas eu cresci com David Letterman em minha casa todas as noites, e cresci ouvindo U2 desde que seu primeiro álbum foi lançado. Portanto, há mais familiaridade pessoal do que profissional. Essa é minha experiência pessoal que pode ser diferente da de Jacknife.

Jacknife Lee: Trabalho com o U2 há quase vinte anos. Acho que amadureci nos últimos dez anos, antes disso eu estava muito longe de produzi-los. É um caos total. Eles prosperam no caos. Eu estava em turnê com Bono há alguns meses no show do livro, e então Edge não tocava ao vivo há anos por causa da pandemia. Então, quando voltei da turnê, fui direto para a casa do Edge, onde começamos a preparação para isso. Ele estava devidamente aterrorizado. Eles tocaram juntos sozinhos, sem Larry e Adam, mas esta seria a primeira vez que eles fariam algo que estava expondo suas composições. Então ele estava muito nervoso. Fizemos muita preparação. O problema do U2 é que a preparação é para o caos que se seguirá. Porque é com isso que eles se divertem. Eles gostam de um roteiro e depois o abandonam. Tínhamos as coisas resolvidas e estávamos fazendo takes no dia do bar e no local e nada saiu conforme o planejado.
Não sei quem, mas acho que foi o diretor que disse "podemos tê-los no pub tocando, mas sem microfones?" Ele queria que parecesse um pub e que não fosse montado como ei, acabei de encontrar um pub e aqui está Dave. Então eles pensaram que todos gravaríamos a sessão em iPhones. Então todos estavam com seus iPhones na mesa e então descobrimos uma maneira de esconder os microfones porque eles também não queriam barulhos extras. Havia muitas coisas táticas e eles não repetiam takes no local ao vivo. A banda gosta de som alto, então o PA foi montado em volta com muitas pessoas, e tivemos alguns problemas reais. Eu não sou um bom mixer para tudo. Na verdade, fico assustado quando tenho que mixar para pessoas que são mixers porque vão ver o que fiz de errado. Estou acostumado com o caos, mas não com a parte técnica depois. Foi aí que eu lutei. Então foi bem assustador, embora eu esteja acostumado com a banda, e obviamente David Letterman é uma lenda. Eu sempre o vi como um cara seco muito engraçado, que ele estava no documentário, mas ele parecia totalmente desarmado pela Irlanda também, o que foi lindo de ver. Era um lado dele que eu nunca tinha visto antes, de humildade, e ele ficou meio chocado com o quanto estava frio, eu acho.

Brian Riordan: Acho que, no geral, Dave realmente evoluiu desde que se aposentou de seu talk show. Há uma vulnerabilidade e uma sensibilidade para ele que ele provavelmente sempre teve, mas manteve um pouco protegido por trás dessa parede cômica. Sinto que estamos vendo muito isso com ele e concordo, foi tão mágico. Você pode realmente sentir sua conexão com o país, bem como com a banda. Realmente apareceu, em vez de estar lá apenas para um humor leve, ele adicionou um coração e uma alma que eu pensei que fosse um bônus adicional.

Jacknife Lee: Foi ótimo no final quando ele foi para o Forty Foot, que é extremamente frio o ano todo. Eu nadei nele e ele não nadou na primeira vez. Na verdade, ele voltou a Dublin para a cena final como um desafio para si mesmo. Mas sim, foi muito bom ver. E eu acho que a banda e ele são como mega estrelas. Como Brian disse, você meio que cresce vendo-os em todos os lugares e em sua terra natal. Então, ver os três terem esse tipo de sintonia foi adorável. Isso não tem nada a ver com a tática, mas acho que foi adorável ver esse documentário.

Phil DeTolve: Então, o que Jacknife estava dizendo sobre os desafios do microfone e o caos que acontece, temos muito disso em alguns dos trabalhos que fazemos com muitos documentários em que é apenas gravar e o que acontece, acontece, certo? O desafio de fazer o vaivém entre o Ambassador e o Pub, foi encontrar os tons certos, o tamanho e todas as partes técnicas. Aliás, as mixagens ficaram ótimas. No que diz respeito ao lado técnico e de áudio, o que eu realmente gosto é a capacidade de limpar as coisas e realmente fazê-las brilhar. Eu não ouvi nada do trabalho de preparação de como eles queriam entrar e fazer isso, então isso é meio revelador. Brian e eu nos divertimos muito para garantir que o pub soasse tão grande quanto a apresentação do Ambassador e que fluísse muito bem.

Awards Daily: Uma das edições de som espetaculares foi ir da filmagem da performance de "Invisible" para a performance da música no pub. A perfeição dessa edição e a correspondência do tom de um espaço com o outro foram surpreendentes.

Phil DeTolve: Muito disso começa com a performance do Ambassador, porque queríamos mantê-la o mais intacta possível. Em nosso mundo reunindo microfones e barulhos de produção e iPhones, já vimos de tudo. Vimos toda a gama de fontes diferentes e acho que com o tempo você se acostuma com certas ferramentas que ajudam. Eu diria que o Ambassador era muito bom, limpo, polido, mixado e ótimo. E contrastando tanto com o pub, tivemos que usar ferramentas para garantir que essas transições fossem perfeitas. Há ruído, há chiado, há todos os tipos de frequências que você precisa equalizar e combinar e isso leva tempo. Você faz um loop de uma seção aqui e ali, você combina o nível, às vezes você tem que usar reverb. Não consigo me lembrar exatamente neste caso o que fizemos, mas tudo se resume a apenas usar todas as ferramentas que você tem para combinar. É semelhante ao ADR ou outras coisas em que temos que fazer com que o espectador, o membro da audiência, não sinta um salto, uma edição ou uma mudança. Tudo se resume a fazer isso um milhão de vezes.

Brian Riordan: Muito disso é baseado na performance. Eles estão no ritmo exato. Eles estavam completamente sintonizados com a performance do Ambassador. Musicalmente nos permitiu fazê-lo fluir. Essa edição específica, nós realmente trabalhamos na agitação do pub de uma forma que não é muito dura. É mais uma transição suave, onde pré-lapidamos e pós-lapidamos esse tipo de cross fades para obtê-lo. A ideia desse corte veio de Morgan e da equipe de edição. Era apenas nosso trabalho aperfeiçoá-lo e torná-lo melhor, mas essa era a visão deles. Foi ótimo.

Awards Daily: O documentário meio que a resgatou "Invisible" de um certo nível de obscuridade. Acabou sendo o ponto alto do show por ser uma música que talvez as pessoas não conheçam. Isso foi surpreendente para você?

Jacknife Lee: Foi um pouco. O que acontece com Bono e Edge é que eles sabem quando têm uma boa música. Tenho trabalhado em uma desde fevereiro na maioria dos dias. Trabalhei em outra música por seis meses e às vezes acertamos, às vezes não terminamos. Como se soubéssemos que há algo bom, mas ainda não descobrimos. "Every Breaking Wave" é outra que não usamos na sessão do Ambassador. Tem uma versão em que ela está em estúdio e depois tem uma versão do Ambassador. Morgan queria a versão de estúdio apenas por causa da narrativa e do que ela fazia com a história. "Invisible" não era como deveria ser, mas estava mais próxima. Eu nunca penso na gravação em estúdio como a versão final ou definitiva de uma música, especialmente na era de coisas como Tiny Desk Concerts e shows no YouTube ou qualquer outra coisa. Quando ouço música, às vezes vou ao concerto do Tiny Desk em vez do disco. A ideia do filme era expor a composição e as pessoas por trás dela. A coisa incrível que isso fez, e eu acho que "Invisible" sintetizou isso, foi que mesmo conhecendo os caras do U2, as pessoas nunca conseguem ver o papel, como Brian estava dizendo sobre Dave, há uma vulnerabilidade e eles são pessoas normais que fazem coisas extraordinárias.
Existe o perigo de que quando você começa a tirar a mitologia dos artistas, que o extraordinário também desaparece. Mas acho que o que aconteceu aqui foi que foi intensificado para as três pessoas envolvidas. Dave é engraçado sob pressão e seu humor surge através de sua vontade de mostrar sua vulnerabilidade e o mesmo para o U2. Portanto, retirar todas as coisas enigmáticas que faço na produção em um estúdio e reduzir "Invisible" ao básico mostra do que a música era capaz. Não fiquei surpreso que a música revelasse algo que não havia antes, mas fiquei muito feliz por isso. Mesmo quando estávamos no Ambassador trabalhando no arranjo, convidei todos esses alunos que o U2 patrocinou da escola de educação musical, que acho que da mesma forma nos Estados Unidos está sob pressão por causa do financiamento público. Então as crianças vieram e sentaram no palco e tocaram. Simplesmente começou a se transformar em uma coisa maior. Então começamos a convidar as pessoas que iam estar no pub apenas para passar por lá. Então a música se tornou outra coisa, e realmente aconteceu alguns minutos antes de ser tocada no Ambassador. Então, quando chegamos ao pub, o show do pub foi organizado no dia anterior, e falando sobre preparação, técnica, quem iria aparecer e como vamos filmar e gravar esse tipo de coisa. O fato de combinarem entre si era meio milagroso. Um estava sóbrio, o outro havia tomado muita bebida. Então, foi um trabalho incrível de Brian e Phil. Fiquei realmente emocionado quando vi. Mas acho que muitas das músicas se transformam em outra coisa, incluindo coisas como "Vertigo". Isso se baseia na energia de quatro pessoas contando até quatro e tocando alguma coisa. E quando você tira isso de uma música de rock and roll, é provável que não funcione. Mas aconteceu. Então tudo foi uma surpresa agradável.

Brian Riordan: Eu concordo. E "Invisible" sendo usada dessa forma foi uma surpresa para mim. Agradável, como disse Jacknife, mas também realmente se alinha com todo o filme. O filme é único em vários aspectos para um documentário de rock and roll. É um programa de viagens. É uma coisa humorística. É uma coisa sincera. É uma coisa de rock and roll. É uma lição de história. E tem sucesso em tudo isso, o que é extremamente difícil de fazer, mas do ponto de vista da dinâmica e do ritmo, também é muito diferente. A maioria das bandas de rock and roll da magnitude do U2, se é que existem muitas, quando fazem um documentário, começa com um estrondo, bate na cabeça deles. É muito fofo, é enorme e você cativa as pessoas. Essa coisa começa com o tique-taque do relógio, entende o que quero dizer? Tem seus momentos em que respira, fica um pouco maior, fica um pouco mais quieto, fica mais introspectivo, fica engraçado. Realmente leva você através de uma série de emoções, seja essa a visão do que sempre foi, ou seja o resultado incrível que simplesmente aconteceu. Mas acho que é brilhante. E é algo que nunca envelhece. É uma daquelas poucas coisas que você pode assistir repetidamente e simplesmente aprender algo novo ou sentir algo novo. Há um diamante novo ali.

Awards Daily: Às vezes é apenas Bono e The Edge tocando. Mas outras vezes é expandido como uma banda de Van Morrison e um tipo de coral de rua. Misturar esses outros músicos que tiveram que aprender essa música e tocar cordas e coisas acústicas e tudo mais. Foi um desafio mesclar isso com o que pensamos como esse grande som do U2?

Jacknife Lee: Sim. Foi muito difícil. Tecnicamente, não sou um grande mixer.

Brian Riordan: Jacknife, você continua dizendo isso, mas ninguém acredita em você.

Jacknife Lee: Eu fiz essas coisas que são uma espécie de mixagem onde eu pego uma música e então outra pessoa pega uma música, pessoas que são mixadores em vez de mim. Eu produzo e escrevo. Geralmente deixo a desejar nas mixagens por causa de um punch e um brilho que simplesmente não sei fazer. E porque estou lá no início da gestação da música, fazer os cortes sonoros para uma mixagem soar bem é muito difícil para mim porque sinto que estou cortando errado e coisas assim. Então eu realmente luto, porque há um brilho e uma clareza que não consigo alcançar muito. Eu estava mixando isso apenas para áudio, então funcionou como uma gravação. Felizmente, meu gosto está alinhado com os caras que não gostam muito de coisas grandes e brilhantes e gostam de falhas e gostam das partes erradas. Meu estilo de mixagem destaca algumas dessas irregularidades e anomalias. Algumas pessoas consertam as coisas e eu não. Fazer com que frequências como a de um violoncelo combinassem com a voz de Bono e as deixassem claras exigiu muito de pensar e tentar descobrir, porque eu não sabia como fazer. Eu tive que descobrir isso. Nunca adiei algo porque não sei como fazer. Acho que posso trazer algo novo porque não tenho um atalho.
Eu acho que muito disso, especialmente com o U2, funciona a seu favor, onde todos sabem como lidar com eles. E saber que Brian e Phil fariam tudo certo e coeso era uma segurança maravilhosa. Eu não seria contratado para fazer isso se não tivéssemos alguém para garantir que estava tudo bem. Cometi um erro terrível. A banda estava cantando a música "Bad", que depende desse tipo de eco. Eu não tinha percebido por algum motivo quando ficou mono, o que nunca verifiquei porque não fiz isso antes, perdeu o eco, então foi uma coisa terrível. Alguém me disse: você precisa verificar suas mixagens mono. Então agora eu faço. Aprendi uma lição lá. Basicamente perdeu o padrão de repetição, então parecia ridículo. A coisa toda para mim foi difícil, como extrair frequências de seu vocal e então se ele está falando com Dave e então estamos indo para o pub e eles estão andando pela rua, a voz dele não pode soar diferente em cada um deles. aquelas coisas. Eram coisas assim nas quais eu realmente nunca havia pensado antes. Normalmente estou trabalhando em músicas, uma música indo para a próxima, mas coisas assim eram um pouco: não sei como fazer isso, mas terei que descobrir. Tínhamos uma ótima equipe. Acho que éramos quatro lá, outro cara chamado Alistair fazia parte da nossa equipe. Trabalhamos muito bem juntos e também fazíamos separados. Então eu acho que foi interessante que tudo tenha se tornado tão coeso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...