PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Hank Bordowitz fala sobre seu livro 'The U2 Reader' - Parte II


"O livro do U2 eu compilei o trabalho de outras pessoas e o moldei de modo (espero) sensato e revelador. É algo diferente. 
Em primeiro lugar, existem muitos livros sobre o U2 (e quase tantos sobre Bono). Eu queria ser abrangente com o trabalho de outras pessoas, deixar tanto os escritores (muitos deles amigos e conhecidos) brilharem quanto o assunto. Isso me ofereceu a oportunidade de trabalhar com John Swenson novamente. John é uma das primeiras pessoas a me pagar para escrever. Liguei para ele para ver se ele queria escrever o prefácio do livro e ele disse: "Sim! O U2 é na verdade uma banda de rock sobre a qual tenho algo a dizer". Então isso foi indescritivelmente legal.
Além disso, permitiu-me mostrar uma imagem muito maior, uma pequena peça de cada vez. O livro pode ser lido aos poucos, mas se você ler a primeira metade do livro em ordem, ele oferece uma cronologia da banda que uma voz provavelmente não poderia apresentar. Em seguida, os capítulos que tratam de aspectos particulares da banda, como sua espiritualidade, sua política (principalmente de Bono), como seus colegas os veem e como eles fazem negócios oferecem vislumbres muito específicos e detalhados disso. E há reviews de cada álbum e turnê de diferentes perspectivas. Acho que oferece uma imagem bastante completa do grupo quando tomado como um todo.
Meu editor me pediu para fazer uma proposta para um livro de compilação. Eles planejavam uma série de 'Readers' e queriam o meu primeiro. Quando pensei em qual banda se prestaria bem a esse tratamento (eles tinham que ter história e uma cobertura grande da imprensa) e ser interessantes o suficiente para me sustentar pelos meses que leva para escrever um livro, o U2 encabeçou a lista. Então, fiz a pesquisa inicial, que só serviu para confirmar isso quando coletei peças como a entrevista de Billy Corgan entre outras. Então, escrevi a proposta, minha editora gostou e me pediu para fazer o livro. Isso, ao contrário de noções mais românticas, é como os livros (especialmente os livros de não ficção) são feitos.
Não penso no U2 em termos de ápices reais, mais como ondas. 'Boy' foi um ponto alto justamente pela energia e pela novidade revolucionária do som. 'The Joshua Tree' representou um verdadeiro amadurecimento de sua maneira de tocar, escrever e usar o estúdio. 'Achtung Baby' reenergizou a banda e os encontrou correndo o tipo de risco que uma banda que vendeu dez milhões de cópias de um álbum anterior frequentemente evitaria. 'All That You Can't Leave Behind' parece uma banda encontrando seu nível, assumindo uma posição para o longo prazo. Claro, posso estar totalmente errado sobre o último. Afinal, quem teria previsto como seria 'Achtung Baby'?
A única vez que a banda correu publicamente o risco de se separar (que eu saiba) foi pouco antes de 'October'. Naquela época, a bolsa cheia de letras de Bono havia desaparecido, a irmandade religiosa à qual Bono, The Edge e Larry Mullen pertenciam se perguntava se você poderia ser um artista secular e ainda manter suas convicções religiosas. Quando a irmandade decidiu não, a banda teve que decidir se queria continuar com algo maior ou ficar com algo menor que era o U2. Essa é a única vez que eles pensaram em se separar.
Acho que ainda estou tentando descobrir mais de "The Fly" e "Lemon". Ambas parecem tão intrigantes - tão diferentes da maioria das canções da banda que tendem para imagens mais complicadas e simbólicas. Também ainda estou tentando descobrir como Edge conseguiu fazer coisas tão incríveis com o delay aos 18 anos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...