PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Adam Clayton revela sobre a luta diária com sua saúde mental - Parte I


Já se passaram 25 anos desde a última vez que Adam Clayton bebeu. Mas a última vez que ele teve que se esforçar para ficar sóbrio foi há menos de 24 horas. É uma manhã de domingo e o baixista do U2 está ligando do sul da França, onde atualmente está trabalhando em estúdio com Bono e The Edge antes de seus shows em Las Vegas. 
"Tive um lembrete ontem", disse ele ao Sunday Independent quando questionado se ainda luta contra isso. 
Seu amigo Guggi estava dando uma festa para sua nova exposição de arte no Château La Coste, um vinhedo no sul da França. "Estive no estúdio a semana toda, então não pensei muito sobre o que estaria envolvido", diz Adam Clayton. "Então cheguei lá e havia 300 pessoas, e foi tipo: 'Oh meu Deus'. 
Tive que mudar minha mente em estar em uma sala com quatro caras – trabalhando nas minúcias da música - para de repente ser capaz de bater um papo, e devo dizer que achei difícil".
"Isso acontece", ele diz: "Isso ainda acontece comigo. Eu não estava me sentindo 100% bem. Não fiquei muito tempo e voltei para casa. Mas isso é um dia, isso realmente não importa, hoje é um novo dia".
A ideia de que um membro da maior banda de rock do mundo tem uma ansiedade social pode surpreender as pessoas. Mas como ele explica, ele é tão humano como qualquer pessoa.
A conversa é para marcar o lançamento da campanha de saúde mental 'The Elephant In The Room'. É a ideia de Brent Pope.
Pope se uniu a artistas para projetar os elefantes de mais de um metro, que serão colocado nos locais de trabalho para ajudar as pessoas a discutir o tópico de saúde mental "elefante na sala".
Quando se passa pela lista de sentimentos com as quais as pessoas podem lutar - ansiedade, tristeza, melancolia, insônia, dúvida, falta de autoestima - Adam Clayton pode
relacionar. "Eu me identifico com tudo dessa lista. Eu tenho problemas de sono, eu tenho problemas de ansiedade".
Este último pode ser acalmado escolhendo tocar um violão, mas o que é "mais e mais comum" hoje em dia é que ele alcança "para pegar o telefone e olhar nas redes sociais", que é "outro vício" para as pessoas gerenciarem.
Nos primeiros anos do U2, a vida na estrada foi difícil. A banda estava tocando para lugares com poucas pessoas por pouco dinheiro.
"Havia algo realmente solitário sobre voltar para um quarto de hotel, e naquela época, eles eram motéis muito baratos com todos os tipos de cheiros neles, você não sabia o que estava acontecendo ali, e era solitário.
Acho que muitas pessoas sofrem desse tipo de solidão, esse isolamento, de não poder compartilhar o que tem acontecido e o que você tem feito, trabalhando muitas horas e depois
voltando para um dormitório ou algo assim, é debilitante. Sua mente entra em parafusos e seus pensamentos o enlouquecem".
O que é interessante é que Adam Clayton tenha sentido esses sentimentos desde que a banda obteve sucesso. Ele conta uma história que evoca o conceito budista: "Onde quer que você vá, lá está você".
"Eu costumava tocar em estádios como Croke Park ou Slane", diz ele. Ele passaria o dia em um ambiente tranquilo, conservando energia, e então subia ao palco para entreter 80 mil pessoas e "todas elas estão tendo um grande momento e então você sai do palco e você entra em um carro e é como: 'Ei, acabei de fazer esta grande festa e agora estou de volta, sozinho, na minha cozinha, fazendo uma xícara de chá, e é simplesmente... surreal".
Bebidas e drogas usadas para preencher o vazio. "Eu posso falar: era ótimo, a festa estava para começar e eu estava lá para dar início, mas agora não mais. E está tudo bem". 
Ele faz questão de enfatizar que "é um problema avançado", mas o ponto da conversão é "somos todos humanos, seres emocionais. Nossa humanidade apenas nos faz reagir de maneiras diferentes".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...