PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Por trás de 'Image Of Bono', a pintura de Louis le Brocquy


No ano de 2003, a Galeria Nacional da Irlanda apresentou seu retrato a óleo especialmente encomendado de Bono, do mais importante pintor vivo naquele momento da Irlanda, Louis le Brocquy. A pintura, intitulada 'Image Of Bono', foi o quinta de uma série de retratos encomendados para a Irish National Portrait Collection.


O retrato não é apenas a comissão mais importante ainda para a Irish National Portrait Collection, mas representa uma notável cristalização da cultura irlandesa contemporânea. O trabalho de Le Brocquy definiu a pintura irlandesa desde os anos 50, enquanto Bono é sem dúvida o cidadão mais conhecido do mundo na Irlanda. Os dois foram amigos e admiradores do trabalho um do outro.
Referindo-se ao seu trabalho, Louis le Brocquy disse: "No passado, eu pintei uma extensa série de imagens de cabeça interiorizadas de artistas como Samuel Beckett e Francis Bacon, WB Yeats e Seamus Heaney, que considero exemplos extraordinários da consciência humana. Fiz vários estudos semelhantes sobre Bono, cujo espírito e cuja energia radiante eu admiro tanto. Mas uma pintura destinada à National Portrait Gallery apresenta um desafio diferente; para fazer uma imagem reconhecível da aparência externa de Bono, enquanto tentava retratar o que eu imagino serem os comprimentos de onda de seu dinamismo interno".
Le Brocquy trabalhava a partir de fotografias.
Em uma entrevista ao The Sunday Times, o artista disse: "Eu nunca quis que alguém se sentasse lá por mim. A presença física deles só me enganaria de qualquer tentativa de alcançar um pouco além da mera aparência, para descobrir algo dessa realidade invisível que todos nós sabemos que existe lá dentro. O que eu gosto é de espalhar um bom número de fotografias diferentes do assunto em torno do cavalete e depois ver o que surge".
Bono e Le Brocquy se conheceram na abertura do escritório da Anistia Internacional em Dublin, em janeiro de 1986.
"Bono e Ali se tornaram nossos amigos e continuamos devotados a ambos desde então", disse Le Brocquy. "Eu pintei várias cabeças de Bono em aquarela. Mais tarde me senti capaz de trabalhar em óleo. Por que fui atraído para fazer isso? Bem, simplesmente, devido à minha admiração cada vez maior por ele e por sua mente e espírito".
Questionado se ele tinha alguma ideia inicial do novo retrato, Le Brocquy disse: "Como na minha cabeça de Beckett ou Bacon, eu gostaria de pintar uma imagem de Bono que possa emergir quase autonomamente e me surpreenda com a descoberta".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...