PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A entrevista de Bono e The Edge para a Rolling Stone da Índia sobre a 'The Joshua Tree Tour 2019' - Parte I


Para a Rolling Stone da Índia, os lendários companheiros de banda em entrevista exclusiva discutem questões existenciais, a primeira vez na Índia, o futuro da música na era digital e sucessos e medos do U2.

"Nossa ambição criativa no momento é escrever a melhor música de todas", diz Bono quando Nirmika Singh pergunta a ele que tipo de objetivos uma banda com sucesso como o U2 pode ter hoje. Acontece que, mesmo após uma gloriosa carreira de 43 anos, ainda resta muito a provar. "Você escreverá uma música e tentará manter um padrão de pungência criativa, e isso não é algo fácil", acrescenta The Edge.
Eles estão no Estúdio A, no lendário Electric Lady Studios, em Nova York, e os músicos, sentados à frente de Nirmika Singh em um sofá de couro vintage, estão em casa. O estúdio, construído por Jimi Hendrix em 1970, é um lugar familiar para o U2 - eles gravaram e mixaram suas músicas aqui no passado e até se apresentaram no telhado em 2013.
O significado cult do Electric Lady na história da música, sem mencionar suas paredes caleidoscópicas no estilo dos anos 60, serve como um excelente cenário para a conversa, que também é vibrante e livre. O U2 estará indo pela primeira vez à Índia em dezembro para tocar a data final de sua icônica turnê The Joshua Tree em Mumbai, fechada pela empresa BookMyShow e produzida pela Live Nation. É um grande momento para a famosa banda de rock irlandesa e seus fãs na Índia. Quando perguntado a eles por que demoraram tanto tempo, Bono brinca que ele não tinha certeza se havia uma "audiência grande o suficiente na Índia". Ele diz: "As pessoas continuavam dizendo: 'Não, não, você definitivamente tem pessoas em todo o país que gostam de sua música'. Mas, neste momento, mesmo que essas pessoas não estejam nos dizendo a verdade, estamos chegando! Será emocionante!"

Primeiro, como é ser uma banda que tem um efeito tão incrível nas pessoas ao redor do mundo - do tipo que eu provavelmente estou sentindo agora?

The Edge: Bem, você sabe, não é algo em que você pensa muito!

Bono: Como é ser como o Edge, Edge? (risos) Vamos, sério, acorde, Edge!

The Edge: Eu tento não pensar nisso. Quando estamos fazendo os shows, é uma ótima sensação. Quando você está lá, você mesmo se perde nas suas músicas e vê todos na platéia perdidos na mesma música. Você percebe que todo mundo está lá por causa da música. Realmente, sentimos um grande privilégio de ser as pessoas que ajudaram essas músicas a ganhar vida. Mas, na verdade, sabemos que não as possuímos mais. Elas agora pertencem aos nossos fãs. Para nós, é uma grande emoção - subir no palco, tocar essas músicas e ver a reação da multidão. Mas nós mesmos somos fãs e algumas vezes e um pouco confusos de onde essas músicas vieram. De onde elas vêm é muito misterioso para nós.

Bono: Você está dizendo, The Edge - desculpe-me, estou fazendo o trabalho de Nirmika - que The Edge é a parte menos interessante de ser The Edge?

The Edge: Algo assim.

Bono: Eu definitivamente estou dizendo isso sobre mim e é um pequeno segredinho sujo que é o rugido de uma multidão, aqueles gritos, urros, esses gritos não são realmente para nós, são para o apego das pessoas às músicas. E você se curva, diz muito obrigado, mas, na verdade, o que está acontecendo é muito mais particular. As pessoas namoraram, tiveram intimidade com suas músicas, se casaram com suas músicas, terminaram relacionamentos com suas músicas, perderam seus entes queridos e essas são as coisas reais às quais as pessoas se apegam ... É apenas uma coisa engraçada, as pessoas não confessam isso, mas é meio que uma verdade. A música é muito mais interessante que o músico.

No passado, houve muitos rumores sobre vocês virem para a Índia. Por que vocês demoraram tanto para finalmente fazerem isso acontecer?

Bono: Adoramos ir a novos lugares, e a Índia está na nossa lista de desejos. Mas essas turnês são agendadas e é uma série complexa de decisões com base em muita logística e financiamento. É a primeira vez que há planos sérios e ajustados e definitivos para irmos à Índia. Antes disso, era apenas uma consulta. Mas desta vez, está acontecendo. Quaisquer que fossem os rumores antes, isso agora vai acontecer.

The Edge: No passado, houve muitos problemas logísticos que o impediram, mas desta vez estávamos muito determinados a descobrir um jeito de fazer isso. Então, com a ajuda da Livenation e Arthur Fogel, houve uma campanha para que isso acontecesse.

Bono: Todas as pessoas - elas foram realmente úteis - Ashish [Hemrajani, CEO e fundador] e BookMyShow, todas essas pessoas. Nós sentimos que muitas pessoas fizeram isso acontecer. Só para você entender, nossos shows têm sido bastante técnicos ao longo dos anos. A fim de diminuir a distância entre a banda e o público, desenvolvemos tecnologias e o transporte dessas tecnologias pode acabar aumentando o preço dos ingressos e estávamos muito conscientes sobre aumentar o preço dos ingressos na Índia.

Neste ponto de suas carreiras, em que vocês escalaram todas as alturas possíveis e conquistaram todos os elogios possíveis, quais permanecem seus maiores objetivos criativos?

The Edge: Toda vez que você cria um álbum, quando escreve uma música, tenta manter um padrão de potência criativa para o trabalho, e isso não é algo fácil de manter. Portanto, é uma direção vertical constante sempre presente que estabelecemos para nós mesmos, em primeiro lugar. Não é uma crítica externa, é nossa crítica interna e acho que a música e a cultura estão continuamente avançando, então para nós, como banda, sempre foi o nosso foco - tentando permanecer de alguma forma conectados com essa conversação e essa cultura. Então, são essas duas coisas: nossos próprios padrões e, de alguma forma, nos conectamos com o que está acontecendo - isso é grande parte. Ainda temos ambição de fazer outras coisas, mas acho que esse é o foco principal para mim, de forma criativa.

Bono: É interessante para romancistas, poetas ou cineastas, ter mais de 40 anos nunca é um problema. Mas para músicos, parece mais difícil. Ouvimos um dos maiores artistas do mundo, Prince, por exemplo. Estou tentando me lembrar de muitas músicas nos últimos 20 anos da vida dele e não consigo me lembrar de tantas. Você está olhando para o maior fã de Prince que existe. Mas alguns artistas refutaram isso - artistas como Miles Davis, Bob Dylan, você sabe ...

The Edge: Leonard Cohen

Bono: Leonard Cohen, meu Deus! E David Bowie esteve ao redor, ele vagou por lá por um momento, mas todos nós fazemos. Eu deveria saber disso (risos). Então eu acho que a ambição criativa, para responder sua pergunta, é escrever a melhor música de todas. Com "Every Breaking Wave" em 'Songs Of Innocence', alcançamos nossas cinco principais músicas. E "Ordinary Love" - ​​eu estou tentando pensar no último álbum - e "Love Is Bigger Than Anything In It's Way" certamente teve a reação de "Pride (In The Name Of Love)" anos e anos depois.

Bono, aqui está uma pergunta existencial. Você falou no passado sobre como sente o desejo compulsivo de escrever músicas. Conte-me mais sobre isso - por que você sente a necessidade de criar?

The Edge: Eu acho que é verdade, eu tenho escrito sobre isso recentemente, que há pessoas que cantam para viver e há pessoas que vivem para cantar, e você sabe, você está segurando firmemente essa coisa que equilibra seu navio e permite que você personifique uma pessoa normal. Bem, não existe uma pessoa normal. Mas os artistas geralmente lhe faltam alguma coisa. Há um vazio na vida do artista que ele está tentando preencher e é daí que a música vem. Então, sim, essa é uma resposta muito existencial para sua pergunta. Certo?

Ah, sim, e falando da necessidade do artista de preencher uma lacuna, no passado, vocês também abordaram como desejam ser úteis como artistas, o que é interessante, porque a maioria dos artistas se preocupam mais em criar arte do que em ser úteis. Eles também podem ter um senso de direito de que sua arte também deve ser celebrada ...

Bono: Tendo um pressentimento, deve ser importante, esse tipo de coisa?

Sim

Bono: Sim, temos que ter cuidado com isso.

Não se fala muito sobre a utilidade da arte.

The Edge: Esse é o objetivo, não é? Qual é o objetivo do trabalho? Um objetivo pode ser simples, você sabe, ganhar a vida para a sua família - não há nada de errado nisso. Mas eu acho que para nós, desde a fase inicial como uma banda, vimos além da coisa direta de ter uma carreira, ter fãs e colocar comida na mesa para algo um pouco mais ambicioso.
E eu acho que isso se deve em parte aos grupos que estávamos ouvindo ... bandas como The Clash que saíram daquele movimento [político], eles estavam tentando se opor ao movimento de extrema direita que estava acontecendo na Inglaterra na época e que estava em ascensão da frente nacional, que era um movimento fascista na juventude da Grã-Bretanha ... Então, para nós, acho que houve essas influências e algumas de nossas próprias crenças espirituais e não sei nada sobre a experiência irlandesa - nós apenas queríamos empurrar nossa música ainda mais e queríamos que isso significasse alguma coisa.

Bono: Eu ouvi Sinead O'Connor cantando um hino irlandês, uma oração: "Faça de mim um canal de sua paz" e isso literalmente me deixou de joelhos. Antes de tudo, ela é uma das maiores cantoras que já existiu, mas essa é a nossa oração - para ser útil. Você sabe, pense em paz e amor, que surgiu nos anos sessenta e no rock & roll e no western, e foram fortemente influenciados pelos indianos. Ficou um pouco conceitual, e acontece que amor e paz não são pensamentos altos. São coisas para as quais você deve voltar em sua labuta diária, sua disciplina diária, sua prática diária - a maneira como você honra alguém, a maneira como trata seu parceiro, a maneira como trata seu vizinho, a maneira como trata as pessoas de quem você discorda é provavelmente o princípio mais definidor, não ter as pessoas com quem concordamos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...