PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A entrevista de Bono e The Edge para a Rolling Stone da Índia sobre a 'The Joshua Tree Tour 2019' - Parte II


As bandas de hoje, na era digital, provavelmente nunca terão o tipo de jornada que vocês tiveram - de desenvolver seu som ao longo do tempo. Hoje, os artistas têm um período de desenvolvimento mais curto e precisam ter suas melhores versões da noite para o dia, caso contrário eles estarão fora da corrida. E por isso também há um problema de descoberta. Será que o U2...

Bono: Será que ainda seríamos descobertos nesses tempos?

The Edge: Essa é uma pergunta interessante.

Bono: Poderíamos ter existido nesta era?

The Edge: Nós realmente nos tornamos o U2 não tanto pelos nossos discos, mas pelas nossas apresentações e shows. E acho que é para onde olhar hoje em dia. Para os artistas que têm longevidade real e significam algo - Chance The Rapper, que eu adoro, você sabe que ele não tem um contrato com uma gravadora. Ele começou a tocar em shows e construiu sua reputação e seguidores a partir disso. Eu acho que é uma maneira muito melhor, como você diz que a música na vida de muitas pessoas é uma mercadoria. É como água da torneira. Você quer que feche a torneira, e pronto, quando você a fecha, não ouve mais. Acho que esse fator de conveniência foi ótimo em um certo nível.
Mas também, em outro nível, tornou o relacionamento com o artista menos profundo, e é mais sobre conveniência e é um pouco mais trivial. Mas se você gasta tempo para ir a um show, para ver a banda tocar ao vivo, é um compromisso. E você fica lá por duas horas do show deles, e essa conexão dá ao artista e ao público a oportunidade de construir algum tipo de compreensão e profundidade reais. Então eu acho que, provavelmente, esse é o futuro do desenvolvimento de novos artistas jovens, é no contexto ao vivo.

Bono: O ao vivo é onde vivemos. É aí que o U2 existe - nesse meio, mais do que qualquer outro.

The Edge: É engraçado como você descobre suas músicas quando as toca na frente de uma platéia ao vivo. A música que você gosta em um estúdio, você está ouvindo a música em uma situação perfeita e, às vezes, pode se sentir muito bem com uma peça de música e, então, você a tira do estúdio e a coloca em um palco. Diante de uma platéia ao vivo, você descobre o que realmente tem. Às vezes é humilhante e às vezes você tem uma surpresa muito boa - você entende como uma música tem uma ressonância para o público que você não entendeu ou imaginou no começo.

Vocês já sentiram medo do fato de que algumas das músicas que vocês irão escrever nunca serão ouvidas, ou que elas se perderão na bagunça da Internet?

Bono: Sim ...

The Edge: Mão vou dizer que é um medo, mas certamente é uma ansiedade que seja muito mais difícil capturar a atenção das pessoas. E eu sei, estávamos conversando sobre o nosso bom amigo Bruce Springsteen, e ele tem uma música ...

Bono: "There Goes My Miracle"

The Edge: E uma ótima música!

Bono: Está no TOP 10 ...

The Edge: Mas certamente será muito mais difícil para ele transmitir isso aos fãs do que as músicas de seus álbuns anteriores, onde o pipeline ou os canais para as pessoas ouvirem novos álbuns e novas músicas foram muito mais claramente definidos e artistas como Bruce tinham uma compostura de que sua música encontraria seu público. Agora está mais difícil.

Enquanto vocês dizem que o ao vivo é onde vocês vivem, hoje muitas bandas também têm a chance de serem lançadas sem ter realizado um único show ao vivo.

Bono: Isso chega até o quarto deles, eles estando apenas na frente do computador ...

Sim, e eles ainda encontrarão públicos ...

Bono: Bom para eles! Quero dizer, alguns deles são incríveis. Quando você pensa em Billie Eilish e no que ela fez com o irmão dela, Finneas O´Connel, eles estão trabalhando em casa e a próxima coisa que você conhece é de classe mundial. Mas ela está habilmente tentando descobrir o ao vivo ... Ela sabe o que está fazendo.
Mas você está certo, você não pode ser apenas produto de gravação e eu acho que é real como Chance The Rapper ou Billie, você tem que chegar lá. Você vê se as pessoas realmente têm aquela coisa, e é aí que descobrimos o ao vivo. Você não pode se esconder ... E a outra coisa é que as 10 melhores lembranças que as pessoas terão em suas vidas geralmente incluem um concerto. Porque acho que há algo sobre uma experiência comunitária, acima de um filme. Os filmes não aparecem nas 10 melhores memórias das pessoas. Não sei porque. Porque acho que é assim que o cérebro recebe isso. Este show em Mumbai será o nosso último. Não temos planos de fazer mais shows depois disso. Então, você sabe, será um grande momento.

Vocês vêem esse novo relacionamento com a Índia inspirando seu trabalho?

The Edge: Bem, estou fascinado com a ideia de que a Índia é essa combinação do muito antigo e do super moderno. É uma enorme democracia, lidando com tantas questões que outras democracias também precisam fazer, mas a Índia é multiplicada por 100. Por isso, estou interessado em ver como ela funciona e as lutas e desafios que existem lá. E apenas aprender. Acho que é algo que me anima mais: aprender sobre esse incrível subcontinente. Subcontinente - nem sequer é um país, é um subcontinente!

Bono: Eu também - antiga e moderna, eu gosto disso. Sociedades hierárquicas não vão vencer no século XXI. E embora a Índia possa ter começado dessa maneira, uma das mudanças mais milagrosas é esse tipo de cultura empresarial anárquica - para resolver problemas de software, é preciso pensar de maneira diferente. É preciso uma certa coragem, e acho que é por isso que os irlandeses são bons em resolver problemas de código e software - nós temos isso. As sociedades muito estratificadas, você pode nomear, é mais difícil para elas entrarem no século XXI. Nas sociedades em que você precisa saber seu lugar - você sabe, a Inglaterra é estratificada pela França.
Mas você sente que, na Índia, é apenas um caldeirão de ideias. Agora, conseguir às pessoas acesso igual para seguir essas ideias é uma tarefa monumental. E eu entendo que todos vocês estão frustrados com isso. Mas vocês fizeram um progresso incrível. Estou apenas começando a jornada para tentar conhecê-los, conhecer este lugar, este lugar antigo e moderno.

Existem artistas indianos que vocês tem ouvido ultimamente?

The Edge: Estou ansioso para fazer um mergulho profundo, porque, para ser honesto, não é algo que eu conheça bem. Então, para mim, parte da emoção de ir para lá será para isso.

Bono: AR Rahman, todo mundo sabe. E isso é em outro nível. Mas há coisas interessantes acontecendo no hip-hop, artistas femininas interessantes que são muito inspiradoras. Acho que a primeira vez que viajei para a Índia foi com 'Midnight's Children' (risos).

A turnê The Joshua Tree é especial por vários motivos e as músicas continuam sendo relevantes até hoje…

The Edge: O show realmente nasceu do sentido de que as músicas haviam desenvolvido uma nova pungência. E realmente a política mundial havia quase completado um círculo, e essas músicas tinham alguma relevância. Eu acho que as perguntas que estamos fazendo nesse álbum ainda são questões importantes a serem respondidas agora e os princípios em que nossa banda sempre acreditou estão um pouco ameaçados, você sabe - direitos humanos, questões de justiça e, portanto, achamos que é um álbum importante, certamente para nós e para nossos fãs.

Bono: Foi dedicado principalmente à paisagem da América e, de certa forma, erotizou a paisagem da América. Não é apenas isso, uma espécie de América mitológica - porque não é apenas um país, é uma ideia, especialmente para o povo irlandês, que essa ideia foi uma tábua de salvação e, portanto, temos esse relacionamento com a América. O que acontece na América é que sentimos que temos interesse e, portanto, éramos fãs e críticos, e levamos ele para a América porque somos irlandeses.
E sim, a Índia é a maior democracia da Terra. É uma conquista estupenda, inspiradora. E acho que vocês tem uma democracia funcional, mesmo que discorde do eleitorado. Ninguém sente que não são os desejos do eleitorado, em um mundo de democracia disfuncional e que está em todo o mundo. A democracia está encolhendo em todo o mundo, mas na Índia, não. É realmente importante para nós que vocês prosperem, continuem seguindo em frente como estão, é um lugar não para apenas fazer uma turnê, mas um lugar para visitar, investir e um lugar para manter uma alta estima. Mas tenham muito cuidado, porque a democracia não é algo que devemos considerar como garantido. Na história da civilização, é um pontinho e não uma certeza. Então, trate isso com cuidado.

Vocês já conheceram todos os níveis de fama. O que vocês gostariam de dizer aos artistas de hoje sobre a fama - especialmente aqueles que se tornam populares da noite para o dia e ganham milhões de seguidores?

The Edge: Eu realmente não posso falar com eles diretamente, mas o que eu diria sobre minha própria experiência foi a importância de, quando se trata de seus velhos amigos, sua família, é deixar tudo isso na porta. É uma tendência terrível para as pessoas que lutam para se tornarem conhecidas, que isso realmente começa a mudá-las, e nós crescemos na Irlanda e a Irlanda é uma comunidade muito pequena, então a fama não opera na Irlanda como tal. Você só pode ser famoso na Irlanda, porque todo mundo conhece todo mundo. Então isso nos ajudou a manter os pés no chão. Mas no final, é como - você pode manter todos os seus amigos originais? Você e sua família se tornam âncoras cruciais, você sabe. Esses relacionamentos são tão importantes para impedir que você mude e se torne alguém de quem se arrependa mais tarde.

Bono: Meu único conselho para meu filho, que partiu para fazer música, é: não ouça seu pai. E ele está seguindo esse conselho! (risos) Ele é levemente asmático e chamou sua banda de Inhaler (Inalador). Não preciso dizer mais nada! (risos)
Eu acho que a única coisa, em um nível sério, é entender que a fama é uma moeda e como você gasta ela o definirá. Você pode gastá-la consigo mesmo, você pode gastá-la com os outros. Esteja ciente de que é moeda e acho que há uma obscenidade - oops, grande palavra! Há algo sobre a fama que é um tanto nocivo.
E acho que isso meio que prejudica a ordem de Deus, que é, você sabe, enfermeiras ou sei lá, serviços de emergência ou mães - essas pessoas são heróis, verdadeiros heróis. Atores, músicos - você sabe, somos muito recompensados ​​e muito respeitados e fazemos o que amamos quando ninguém mais consegue fazer o que ama. Isso não nos qualifica como heróis. Eu apenas sinto que a fama e a cultura de celebridades podem torná-lo interessante porque parece ser bonito. Você sabe, essas coisas são apenas riqueza herdada. Até talento - isso é apenas riqueza herdada. Não tem nada a ver com você - veio através do seu DNA. Isso deve torná-lo muito humilde. Mas não no meu caso. (risos)

Você mencionou sobre AR Rahman e como você tem conferido a música dele. E quando muitos artistas globais vêm para a Índia, muitas colaborações se materializam…

Bono: Ah, eu adoraria colaborar com ele!

Você poderia fazer isso?

Bono: Absolutamente!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...