PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Bono e The Edge concedem entrevista ao Bombay Times sobre o show da 'The Joshua Tree Tour 2019' que acontecerá na Índia


O U2 anunciou a data final da 'The Joshua Tree Tour 2019': um show em Mumbai, na Índia. A primeira vez que a banda tocará no país.
Bono e The Edge deram do EUA uma entrevista ao Bombay Times, confirmando as notícias e contando por que demoraram tanto tempo para ir à Índia. A dupla também discutiu seu fascínio pelo país, a filosofia de não violência de Mahatma Gandhi, a crença na democracia, a necessidade de igualdade de gênero e a semelhança entre a cultura indiana e irlandesa.

Vocês finalmente estão trazendo a 'The Joshua Tree Tour' para Mumbai. Por que o U2 demorou tanto para chegar à Índia?

The Edge: Eu acho que nossos shows são bastante complicados. Há muito hardware personalizado, preparados para as telas de vídeo e, às vezes, estamos um pouco frustrados por não podermos levar nossos shows a todos os lugares que pretendemos ir, pelos custos. Mas desta vez, insistimos em fazer isso. Fizemos da Índia uma prioridade nesta turnê e estamos empolgados. É o culminar de tantos anos de nossa ambição de chegar à Índia e conhecer nosso público indiano.

Bono: Eu acho que o que o Edge está se referindo é o custo do show. O medo do preço do ingresso subir para o tamanho do público que precisaríamos para fazer esses shows. Além disso, para ser sincero, não tínhamos certeza se havia um público grande o suficiente para nós na Índia. As pessoas ao longo dos anos disseram que havia um grande interesse em nossa música no país. Nós não sabemos. Estamos apenas chegando (risos!), E agora vamos descobrir. Felizmente, será uma boa surpresa. Não sabemos o que esperar.

Esta será a primeira visita de vocês à Índia. O que os fascinam em nosso país?

The Edge: Sim, é a minha primeira visita. Eu sou fascinado pela Índia porque é muito antiga e ao mesmo tempo tão moderna. É a maior democracia do mundo, mantendo tantas tradições, grupos étnicos diferentes e isso é uma façanha incrível. Estou muito interessado em ver isso em primeira mão.

Bono: Sinto que viajei para a Índia através de 'Midnight's Children' de Salman Rushdie. Fiz planos de visitar a Índia muitas vezes, mas eles sempre foram frustrados. Eu sabia que, para entender a Índia, você não pode entrar e sair. Você tem que gastar muito tempo. Além de uma aventura divertida, com relação a outras questões - seja minha vida como ativista e militante contra a pobreza, acabei passando muito tempo longe da nossa banda na África. Eu meio que perdi a ascensão e o crescimento da Índia. Estou decepcionado comigo mesmo por isso e esta viagem não vai consertar isso. Estou ansioso para conhecer o país nos próximos anos.

Algum artista indiano que vocês conhecem?

The Edge: Eu tenho que admitir a minha ignorância quando se trata de música indiana. Eu já ouvi isso, mas não dei a atenção que merece. Então, espero mergulhar profundamente assim que estiver no país para entender melhor a cultura musical e a cena musical lá.

Bono: AR Rahman é um herói. Anish Kapoor é um artista visual incrível. Priyanka Chopra e eu, fizemos uma campanha juntos para conscientizar sobre a Aids e disponibilizar medicamentos para pessoas que não podem comprá-los. Mas foram as escritas de Salman Rushdie que me transportaram para a Índia. O país é uma mistura de moderno e antigo e, como o The Edge disse, as escritas de Salman Rushdie captam esse realismo mágico. Como irlandês, posso me relacionar com isso. Há muito em comum entre a Irlanda e a Índia. Além da bandeira de três cores - verde, branca e laranja, isso não é amplamente conhecido, mas a constituição irlandesa influenciou a constituição indiana. Eamon De Valera era consultor da constituição indiana, o que eu achei impressionante. Enquanto me preparava para esta viagem, descobri que Mahatma Gandhi havia comentado sobre o movimento de independência da Irlanda. Embora ele simpatizasse com a resistência ao domínio colonial britânico, ele advertiu contra a violência como um problema potencial para a Irlanda. Permita-me ser um fanboy aqui. A Índia trouxe essa ideia ao mundo de que a não-violência é mais poderosa que a energia nuclear, exércitos, marinhas e o império britânico. A não-violência é uma ideia que lhe deu um alto nível moral na criação da maior democracia do mundo. Eu sei que vocês tem problemas, há frustração, mas ainda é uma democracia funcional. A Índia é um lugar de grande maravilha para mim, mesmo que eu não tenha estado lá fisicamente ainda.

As bandas tendem a passar por separações dolorosas. A maioria dos artistas querem seguir carreira solo. Como o U2 conseguiu ficar juntos por 40 anos?

The Edge: Nós éramos amigos antes de nos tornarmos uma banda. Nós nos conhecemos no ensino médio quando tínhamos 15-16 anos. Ao longo do caminho, conseguimos lidar com as coisas que levam a rompimentos, como competição e ego. Quando tínhamos 18 anos, estávamos comprometidos com essa ideia de checar nossos egos antes de entrar pela porta. Todos nós nos concentramos no ego do grupo. Ou seja, tratava-se de trabalhar juntos para criar algo. Nosso princípio de trabalhar como uma unidade continua ao longo dos anos. A maioria das bandas se desfaz porque as pessoas tendem a perder de vista como podem se sair melhor se cooperarem umas com as outras, em vez de trabalhar como artista solo. No nosso caso, descobrimos isso cedo na vida.

Bono: Temos um ego gigantesco, mas é compartilhado (risos!).

Em 2014, uma marca de telefone de última geração, que também possui uma plataforma de streaming de música, apresentou uma cópia gratuita de um álbum do U2 'Songs Of Innocence' para seus usuários, eles querendo ou não. A empresa foi ridicularizada por "enviar spam para o mundo". A falta de consentimento deixou as pessoas furiosas. Vocês anteciparam essa reação maciça?

Bono: Tivemos dificuldade em enxergar o por que houve uma reação tão forte. Algumas pessoas que eu conheço ficaram um pouco chateadas. Deveríamos ter feito um minuto de silêncio para as pessoas que viram isso como uma atrocidade. Eu acho que a empresa estava tentando ser generosa e nós também. Foi um pouco exagerado da nossa parte, sinto muito por isso! Era para ser um presente. As pessoas não entenderam que assinaram com consentimento. Devemos ter cuidado ao marcar caixas hoje em dia. Você precisa saber no que se inscreveu, pois pode receber algo que não deseja.

Bono, sua citação: "Acho que a música ficou muito feminina. A raiva está no coração do rock & roll", foi considerada sexista. Seu comentário?

Bono: Isso foi colocado de maneira muito errada. Acabei soando como se não achasse que as meninas têm a mesma raiva que os meninos, o que, é claro, não é verdade. Na verdade, elas têm mais raiva do que os meninos, e quando olharmos ao redor do mundo, você saberá que elas têm mais motivos para ficar com raiva. Minha filha me lembra que a igualdade de gênero não foi alcançada em nenhum lugar do mundo. Eu sei que mesmo na Índia, esse é um dos seus maiores desafios. Precisamos de feminilidade na música. Foi uma escolha errada de palavras em meu nome.

A música do U2 é pessoal e também se concentra em temas sócio-políticos. O que vocês acham que isso representa?

The Edge: Crescemos ouvindo artistas que eram audaciosos sobre o uso de sua plataforma. John Lennon, Bob Marley ... fomos inspirados por esses artistas e pelo punk rock. Nossa música deve representar quem somos e de onde viemos, mas também deve comentar o que vemos ao nosso redor. A música pode agitar e lançar luz sobre coisas que estão erradas no mundo ou que poderiam ser melhores. Gostamos dos aspectos políticos, bem como da maneira pessoal. Derramamos nosso coração e alma nela, de modo que grande parte de nossa vida pessoal também está nela.

Bono: Um dos maiores protégés de Gandhi foi Martin Luther King Jr. Ele disse uma vez: "Vamos perceber que o arco do universo moral é longo, mas se inclina para a justiça". Eu costumava acreditar nisso, mas não acredito mais. Temos que dobrá-lo. Não se dobra por conta própria. É preciso que as pessoas demonstrem e agitem para fazer com que o arco moral se incline para a justiça. É disso que se trata a nossa banda. "Tudo que você precisa é amor" ... você precisa transformar o amor em ação. Essa é a diferença entre os anos 60 e agora. Sempre quisemos que nossa banda fosse útil. Pode ser por razões emocionais ou pela liberdade, igualdade e justiça.

Rohit Khilnani, da NDTV, estava em Nova York, onde encontrou Bono e The Edge. O vídeo abaixo:



Edge: "O show é o álbum 'The Joshua Tree' com mais algumas canções. Estaremos tocando um show em três partes com uma abertura, então esse álbum do começo ao fim, e depois um terceiro ato para fechar o show".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...