PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Bono e John Lewis: dois homens em nome do amor


John Lewis é um líder do movimento por direitos civis e político americano.
Em 'The Unforgettable Fire' do U2, as canções "Pride (In The Name Of Love)" e "MLK" são sobre Martin Luther King Jr., cujo legado fascinou Bono depois que um escritor da Rolling Stone presenteou-o com uma cópia da biografia de King, 'Let The Trumpet Sound'.
Bono: "Lendo sobre Martin Luther King aos 24 anos de idade, ele mudou a direção da minha vida. E quando Martin Luther King falou sobre o sonho, ele não estava apenas falando sobre o sonho americano, ele estava falando sobre algo muito maior, ele estava falando sobre igualdade no resto do mundo".
John Lewis disse: "Não me lembro do momento exato em que ouvi "Pride (In The Name Of Love)", mas tenho certeza de que foi logo após o lançamento da música. Eu me identifiquei com as músicas do U2 por causa das semelhanças que reconheci entre situações na América e na Irlanda do Norte. Eles tiveram um Domingo Sangrento lá, semelhante ao Domingo Sangrento que tivemos em Selma. A luta pela liberdade e pela libertação é universal".
As marchas de Selma a Montgomery de 1965 foram três manifestações, sendo a primeira conhecida como Domingo Sangrento, do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos que conduziram à aprovação da Lei dos Direitos ao Voto de 1965, uma conquista histórica do movimento negro da década de 1960.
Lewis, nascido no Alabama, é uma figura-chave no movimento pelos direitos civis. Ele contou como, apesar das advertências de seus pais para não causar problemas, "Eu entrei no problema. Mas foi um bom problema. Era um problema necessário. E eu não era o único a ter problemas".
Em 1961, Lewis participou do Freedom Rides para protestar contra a segregação em ônibus interestaduais e foi severamente espancado por multidões. De 1963 a 1966, foi presidente do Comitê de Coordenação Não-Violenta de Estudantes, que organizou protestos. Ele participou da Marcha em Washington e da histórica Marcha Selma, que ficou conhecida como Domingo Sangrento.
"Acredito que a violência e a guerra sejam obsoletas", afirmou Lewis. "Espere aí. Não desista. Fique de olho no prêmio. Ande com o vento. E deixe o espírito de liberdade, coragem e justiça ser o seu guia".
Lewis contou sobre crescer em uma fazenda. Ele disse que as galinhas na fazenda, junto com seus irmãos e irmãs e primo, seriam sua congregação. "E eu pregava para essas galinhas. Mas estou convencido de que algumas dessas galinhas que eu pregava tendiam a me ouvir muito melhor do que alguns de meus colegas me ouvem hoje no Congresso".
Em 2004, Bono recebeu em Memphis o Prêmio Internacional da Liberdade e o deputado norte-americano John Lewis o Prêmio Nacional da Liberdade do Museu Nacional dos Direitos Civis.
Quando subiu para seu discurso, o vocalista declarou: "Meu nome é Bono, e eu sou uma das galinhas de John Lewis. Eu ficaria honrado em estar em qualquer lugar com John Lewis ... um dos maiores americanos que já se sentaram em um balcão para almoçar em Memphis, isso é certo. Um dos maiores americanos que já marcharam através de uma ponte em Selma, um dos maiores americanos que já andaram pelos corredores do Congresso: John Lewis. Tenho orgulho de estar em um palco com ele".
John Lewis disse: "Obrigado por tudo o que você faz ao redor do mundo para construir a comunidade amada. Se o Dr. King pudesse falar conosco hoje, e ele estivesse falando comigo, Bono, ele nos diria repetidas vezes que a guerra é obsoleta, que a violência é obsoleta, que o caminho da paz, o caminho do amor é o melhor caminho".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...