PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Steve Averill conta como o Radiators (Plan 9) abriu um show do U2 no Croke Park e revela qual seu trabalho favorito para a banda


Steve Averill - também conhecido como Steve Rapid - já fez parte da lendária banda de Dublin The Radiators (From Space).
"Na época, a sensação era de que, se você não fosse de certo calibre musical, não deveria estar tocando em uma banda. Depois dos nossos primeiros shows, fomos mais ou menos mandados embora e aprendemos a tocar antes de voltarmos. O U2 criou de várias formas a infraestrutura do rock and roll em Dublin. Até então, bandas como Boomtown Rats e Thin Lizzy iriam embora se tivessem uma ideia do sucesso. O U2 foi a primeira banda a fazer um esforço concentrado para ficar".
Eles foram a primeira banda com roupagem punk do mundo a conquistar um top 20 e fizeram o aclamado álbum 'Ghostown'.
"Até mesmo Bono o colocou entre os 10 melhores quando escreveu uma peça para a NME sobre seus álbuns favoritos nos anos 80. Foi um álbum irlandês sobre a experiência irlandesa".
Steve deixou o Radiators para se concentrar em design gráfico. "Na época eu não sabia se existia um futuro no design gráfico. Eu adorava fazer música e fazer parte de uma banda, então foi muito difícil essa saída. Foi durante a produção do primeiro álbum - principalmente porque eu senti que eu era mais performer do que cantor. Admito francamente que não tenho voz ou talento musical, o que era bom para aqueles dias do punk, mas não para a direção que a banda estava seguindo. Além disso, meu primeiro filho acabara de nascer, e eu não queria levá-lo para Londres e em um estilo de vida precário. Então decidi ficar em Dublin e seguir minha carreira como designer gráfico".
No caminho conheceu Adam Clayton e batizou o U2.
Além de ter sugerido o nome, Steven Averill foi o designer e diretor de arte desde o primeiro EP do U2.
"Você frequentemente trabalha com uma banda jovem que lhe diz que será a melhor banda do mundo. Mas você não costuma trabalhar com uma banda que se torna a melhor do mundo. Eles sempre tiveram algo sobre eles que fazia você pensar que eles teriam sucesso. A banda com essas quatro pessoas é muito forte; você não pode ver funcionando sem os quatro.
Quando você está trabalhando com uma banda, você precisa ter uma ideia inerente de onde eles vieram e para onde estão indo. O álbum 'War' foi um verdadeiro ponto alto na minha carreira - ganhou um prêmio na Music Week de melhor capa. É ótimo obter reconhecimento não apenas na Irlanda, mas no mundo em geral. E não é só pelas capas serem boas e feitas por um companheiro - elas resistiram ao teste do tempo no mercado internacional, e isso é algo de que eu tenho muito orgulho".
No ano de 2004, o Radiators foi reformulado e retornaram como Radiators (Plan 9), com Steve na formação - e abriram o show do U2 em 2005 em sua Vertigo Tour no Croke Park, como acontecia no anos 70 quando com o Radiators original e o The Hype.
"Inicialmente eu mencionei a Paul McGuinness que estaríamos interessados em tocar. Bono havia me dito que eles estavam considerando um line-up de apoio todo irlandês. Eu dei a Paul uma cópia do nosso EP de três novas gravações e regravações de alguns dos primeiros materiais, e deixei com ele. Dois meses antes da apresentação soubemos que faríamos parte.
Quando fomos a banda de abertura do Thin Lizzy no Dalymount Park em 1977, tocamos para cerca de 8 ou 10000 pessoas. Foi um dos primeiros grandes festivais ao ar livre a ser realizado em Dublin - com os Rats, Graham Parker, Fairport Convention. No Croke Park foram 80000 pessoas. Nós fomos os primeiros a entrar, tocando para cerca de pelo menos 40000. Mas ainda é muita gente".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...