PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 18 de junho de 2019

Stacc Coll, o primeiro engenheiro de som do U2, revela histórias dos primeiros anos da banda


Em outubro de 1978, o U2 conheceu Joe O' Herlihy. A banda fez seu primeiro show como atração principal fora de Dublin no Arcadia Ballroom em Cork. Lá foram apresentados à Joe O' Herlihy, nativo de Cork, que se tornou à partir desta apresentação, o engenheiro de som da banda. Ele completou 40 anos de estrada com o U2.
Antes de Joe, um engenheiro de som chamado Stacc Coll (falecido) revela ter sido o primeiro a trabalhar com a banda (ele diz que de 1978 à 1980 continuou trabalhando nos shows).
Para o site Ghostown 1976, sobre a cena punk e new wave na Irlanda na década de 1970, Stacc forneceu detalhes:

"Eu fui o engenheiro de som ao vivo deles entre 1978 e 1980. Há um círculo que não faz nada além de repreender o U2. Esse é o preço do sucesso. Eles não eram a melhor banda da época, mas tinham uma visão e uma ambição que ninguém entendia.
Lembro de uma residência de duas noites no The Abbey Inn, em Tralee, onde a van sobreviveu a um bombardeio, o U2 dormiu na única cama disponível (todos eles, parecendo com Laurel & Hardy) e Paul (Bono) ficou muito mal-humorado quando eu contradisse o seu ponto de vista sobre o Apocalipse, a sua posição baseada no estudo cristão e a minha em uma parte da música do Vangelis Pappathanisiou ("666").
Provavelmente o que mais me lembro é como ele apareceu no funeral do meu pai. Quando levamos o caixão para fora da igreja em Finglas, Paul estava lá. Ele não entrou na igreja, apenas esperou do lado de fora. Ele olhou para mim e apenas acenou. São todas pequenas histórias, esquecidas pela maioria como de menor importância.
Este foi o show, dois shows, sexta-feira e sábado, com custo para fazer as coisas certas. Isso significava levar seu próprio P.A. ou você acabaria com caixas de som laranja de Donie McGinty com alto-falantes feitos em 1922. O custo também incluiu um lugar para pernoitar, que o The Abbey Inn graciosamente incluiu.
A parte mais vital foi o transporte. Entra Phil Kavanagh, o empresário da banda D.C. Nein e motorista de todos. Ele tinha uma van.
Na primeira noite alguém tentou queimar a van. Houve um clarão do lado de fora e Phil e eu corremos para encontrar alguém que havia jogado um coquetel molotov sob a van, cujos tanques Phil havia enchido uma hora antes. A van não era diesel. Era movida a gasolina. O BOOM foi rápido! Phil correu para ela, sobre as chamas, ligou e dirigiu rapidamente contra o vento ... o que apagou o fogo que já estava tomando conta da van.
Não me lembro muito do show do U2. Não havia muito o que lembrar, depois do ataque. A primeira metade foi as músicas da banda. Resposta zero. Segunda metade eles entraram em modo de ataque; uma explosão implacável de Rolling Stones e os sons habituais, merdas como dos Stones, além de algumas de suas primeiras canções, que foram brilhantes. Brilhantes? Sim, brilhantes. Uma música que eu ainda lembro o título: "Concentration Cramp" ...... Eu mencionei isso para Bono mais tarde e ele dispensou meus comentários como se eu tivesse acabado de descer o rio em uma banheira. Por tudo isso, eles explodiram o lugar. Depois do show, alguns presentes me disseram que eles eram melhores que WOLFE TONES !! ... o que me lembrou de algo.
Dali para a cama. Nós, a banda, Phil e eu, fomos alojados em um quarto. Um quarto com uma cama, uma grande cama de casal, mas de jeito nenhum usada por todos nós. Então a banda pegou a cama e nós ficamos no chão.
Phil e eu tivemos a chance de conversar mais. Foi meia hora antes de eu notar a banda. Eles estavam todos juntos na cama grande, Dave (Edge) até estava de gorro. Eles pareciam duas duplas de Laurel e Hardy. Eles estavam olhando para nós, Phil e eu, como se fossemos extraterrestres. Nem todos eles. Adam Clayton parecia fascinado e com fome de saber mais.
No dia sehuinte dirigimos até o Glen Of Somewhere, duendes de plástico para venda ou aluguel, toda aquela merda. Houve várias fotos tiradas do grupo, não sei quem por. Provavelmente por Bono, ele sendo muito mais o que agora é chamado de aberração controlada, embora fascista seja a palavra mais apropriada. Ou pouca merda .. embora isso seja duas palavras".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...