PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Larry Mullen Musician'87


Na Revista Musician em 1987, foi perguntado para Larry Mullen se ele ouvia outros bateristas. Ele respondeu:

"Muito raramente sou inspirado por eles. Tenho mais inspiração ouvindo Christy Moore tocando o bodhran do que ouvindo Steve Gadd. Mas eu olho para os bateristas.
Quando fizemos a turnê da Anistia, perguntei para Manu Katche se eu poderia sentar atrás dele e assistir. Ele estava apavorado e não sabia o que estava fazendo, mas eu só queria ver o que os verdadeiros bateristas fazem! Eu gosto de assistir, ao contrário de ouvir. É apenas ciúme, eu suponho, baseado na percepção de que um bom baterista pode fazer coisas que eu não posso. Existem dois ângulos para tocar bateria, o que você pode ver comparando Manu Katche com, digamos, Omar Hakim, que tem uma técnica incrível. Ambos se sentam na bateria da mesma maneira, ambos têm atitudes semelhantes e o mesmo talento, mas Manu tem uma sensação que realmente admiro.
Na turnê de Peter Gabriel, lhe foi oferecido trabalho em quatro álbuns, acho, e fiquei preocupado com ele, porque eu vi o risco de ele se tornar um cabeça de sessão. Outro baterista que eu realmente gosto é Andy Newmark, por sua precisão. Ele nunca ficou com frescura. Lembro-me de encontrá-lo em um hotel há muito tempo, e eu disse: "Olha, estou tendo um problema com o tempo, e estou um pouco envergonhado por usar um clique". Ele disse: "Uso um clique o tempo todo no estúdio". Ele conversou comigo por talvez uma hora, e ele me explicou como trabalhar com um clique, como ensaiar - todo esse tipo de coisas."

Ao ser perguntado se ele controla seu som em estúdio, respondeu:

"Sim, completamente. Mas Edge ou Bono podem sugerir algo - nós trabalhamos juntos nisso. Nada do que eu faço é realmente meu. Tudo é influenciado pelos outros."

Larry é questionado se ele e Adam Clayton trabalham juntos nos estágios iniciais de estabelecer os backing tracks (faixas de apoio). Ele diz:

"Achávamos muito difícil trabalharmos juntos, porque nenhum de nós sabia tocar numa banda. Eu diria: "o que queremos fazer aqui? A linha de baixo é assim, e eu quero tocá-la desta maneira! Muita coisa está lutando através disso. Foi apenas em 'The Joshua Tree', e agora ao vivo, que Adam e eu estamos complementando um ao outro. Nunca fizemos isso antes. Não é por nossa própria culpa - nós nunca aprendemos como fazê-lo."

Adam Clayton entra na conversa e explica:

"Eu levo minha sugestão da bateria para o Larry, para ser honesto. Uma vez que Larry decidiu uma batida para uma canção, tento enfatizar isso com o baixo. Ensaiaremos o baixo e a bateria às vezes se tivermos um problema com uma música. Na gravação dos primeiros três álbuns, não fizemos as backing tracks como uma banda. As backing tracks eram geralmente guitarra e bateria, e eu colocaria o baixo mais tarde. Eu tinha o luxo, uma vez que a música estava lá, de descobrir uma parte de baixo. Odeio usar cans no estúdio, porque você não pode ouvir nada, então eu faria o baixo na sala de controle, onde eu poderia ouvir os graves e as batidas. Agora, não nos incomodamos com cans; usamos monitores de palco."

Larry Mullen continua:

"Mas isso é apenas um novo desenvolvimento. No início era muito mais difícil, porque Adam não estava tocando o que um baixista normal faria, e eu não estava sempre fazendo o que um baterista normal faria. Então houve conflito, não em termos de personalidade, mas no que diz respeito ao jogo. As coisas não estavam soando direito, e assim que nós trabalhamos muito duro, ouvindo música dance, tentando descobrir como um disco de dance é feito."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...