PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Segredos Revelados: como surgiu o EP 'Wide Awake In America' do U2


Um livro lançado em 2007, 'Tony Visconti - The Autobiography: Bowie, Bolan and the Brooklyn Boy', revela como surgiu o EP 'Wide Awake In America' do U2.

Tony Visconti: "Um dia eu recebi um telefonema de Bono, que disse: "Brian Eno e Daniel Lanois tentaram editar "A Sort Of Homecoming" do nosso álbum 'The Unforgettable Fire' em uma versão single, mais curta, mas não conseguem fazer funcionar. Além disso, nós temos tocado ela em turnê e agora conseguimos uma versão muito mais poderosa dela. Você gostaria de tentar fazer um outro edit da versão do álbum ou então, você poderia nos gravar ao vivo na frente de uma audiência?"
Depois de ouvir a música várias vezes eu telefonei de volta para Bono e expliquei: "Há um refrão forte na música que você usa com pouca frequência e é gravado com um backing muito amplo para ter impacto na rádio. Além disso, os instrumentais longos são supérfluos para um single. Eu acho que seria melhor regravar isto."
Tivemos uma reunião em um estúdio de ensaio de Londres para trabalhar sobre as ideias para um arranjo que eu tinha escrito, para um formato single para a música. A banda tentou minhas sugestões. Eu tinha dissecado a música e analisado o que eram os versos e coros, e converti isso, com uma batida constante por toda parte. Depois de ouvirem algumas vezes, eles concordaram que adoraram a nova versão. Alguns dias depois eu estava no ônibus de turnê com o U2, gravando o áudio de seus shows em Manchester e Birmingham. Gravamos os shows todas as noites com um estúdio de gravação móvel com o seu engenheiro de confiança Kevin Killen. Nós não conseguimos uma versão satisfatória das performances em Manchester ou Birmingham e fiquei um pouco preocupado.
Eu sugeri que gravássemos um backing track no palco da Wembley Arena antes do show e, se não conseguíssemos uma versão melhor naquela noite, íamos pegar este backing track, mais o reverb enorme da arena, levar para o estúdio e fazer um overdub lá. Eu havia contado a eles sobre os muitos overdubs no álbum 'Live and Dangerous' do Thin Lizzy, que os convenceu ainda mais da ideia que já haviam gostado. Eu era capaz de fazer um overdub da multidão presente naquela noite - o estúdio de gravação é um lugar mágico. Bono agradeceu-me e me disse que lhe dei uma ótima lição de escrita de canção, que achava difícil de acreditar, mas ele era sincero. Eu esperava trabalhar com eles novamente, mas nunca aconteceu. O EP 'Wide Awake In America' que apresentou esta versão single que fizemos, teve grandes vendas.
Por anos eu muitas vezes encontrei seu empresário Paul McGuinness, que sempre comentava: "Nós conseguimos muito dinheiro para você". Bem, eu penso que nós dois fizemos isso um ao outro - mas ainda não foi suficiente para eu me aposentar."


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...