PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Da Inocência à Experiência, por Olaf Tyaransen - Parte II


Olaf Tyaransen da Hot Press:

"A Hot Press está presente para o que originalmente deveria ser a data final da iNNOCENCE + eXPERIENCE na 3Arena de Dublin em 28 de novembro. Os shows do U2 são muitas vezes montanhas-russas emocionais, mas este me deixa em mais abjeto do que o habitual.
Minha primeira viagem ao exterior para esta revista foi em 1992 a Nova York, acompanhando o jovem quarteto de Dublin, Blink, ao Seminário de Música CMJ. Foi um fim de semana cheio de eventos, tornado ainda mais memorável em um aniversário que estive com o gerente da banda Aiden Lambert (irmão do líder Dermot). Nós nos tornamos amigos de toda a vida.
Várias horas antes do U2 estar no palco da 3Arena, eu visitei Aiden na casa da sua irmã no sopé das montanhas de Dublin. Ele está nos estágios finais de um câncer terminal e tem apenas algumas semanas de vida. Nossa conversa final é masculina: Aidan está mostrando um rosto corajoso. Quando nos abraçamos, ele me diz para curtir o show.
Dermot me dá uma carona de volta para a cidade. "Como foi?", Ele pergunta. Estou realmente muito mais chateado do que eu mostrei. Quinze dias antes, fiz uma entrevista pública com o autor de Mr. Nice, Howard Marks, no inaugural Metropolis Festival no RDS. Ele também sofria de câncer terminal e quando dissemos adeus no green room depois - o céu escuro e cheio de presságio fora - nós dois sabíamos que nunca nos encontraríamos novamente. Ambos os homens estão muito preocupados com a performance do U2. Eu estou em lágrimas durante o show, mas tenho um colapso total quando eles tocam "Every Breaking Wave". "Como cada folha que cai / Na brisa", Bono canta, "O inverno não o deixaria sozinho / Sozinho ..." Limpar essas lágrimas? Não esta noite, não posso.
Se eu aprendi qualquer coisa a partir de 20 anos de entrevistas com U2, é isso: você não pode acreditar em uma palavra que eles dizem quando se trata de datas de lançamento de álbum.
2016 passa sem qualquer sinal de 'Songs Of Experience', embora a banda - que relatou estar trabalhando com até cinco produtores, incluindo o original da espécie, Steve Lilywhite - continua afirmando que seu lançamento é iminente.
Se não há nenhum sinal do álbum do U2, o mundo continua girando. Em junho de 2016, em um ato surpreendente de auto-mutilação latente, o Reino Unido vota para deixar a UE. Em novembro, para o choque generalizado e a perplexidade, a estrela de TV Donald Trump vence as eleições presidenciais dos EUA. As rachaduras estão aparecendo.
O U2 irá alegar que esses dois eventos os fizeram pausar as sessões de gravação do álbum e fazer um balanço do que estava acontecendo. Era a verdade, mas não toda a verdade, então, me ajude, Senhor. Nos bastidores, Bono está gravemente doente. Só a família e os amigos mais próximos sabem o quanto é ruim. Mais tarde, no entanto, torna-se claro que este é o Ceifador tendo um olhar ainda mais atento. Imagino uma dor no peito. Artérias bloqueadas. Stents. Ou um apêndice e um passeio frenético para o hospital; uma ruptura aórtica; embolia pulmonar; ou, mais dramaticamente, um aneurisma cerebral, do tipo que causou a horrível morte prematura da mãe de Bono, Iris, em setembro de 1974. Desaparece, espírito imundo, desaparece! Pare. Atualize. Cada dia é um novo começo.
Seattle. 14 de maio de 2017. Ainda não há sinais de 'Songs Of Experience', mas o U2 acaba de embarcar em uma grande turnê de estádio para comemorar o 30º aniversário de seu álbum seminal de 1987, 'The Joshua Tree'. O show de abertura tinha sido em Vancouver na noite anterior, mas, dado o conteúdo lírico desse álbum, a banda quer que a mídia irlandesa veja o show no bom EUA.
No backstage do estádio CenturyLink Field, a casa do Seattle Seahawks, Bono explica que 'Songs Of Experience' está praticamente terminado. "Se fosse por mim, eu estaria tocando", diz ele. "É um trabalho muito especial. Eu acho que poderia ter se beneficiado com a pausa que fizemos. Porque eu gostaria de ter lançado há um ano atrás. As coisas mudaram agora, só tinha que acontecer. Nossas músicas saem como histórias, notícias de última hora e o que está acontecendo em nossas próprias vidas, o que está acontecendo na comunidade. O U2 sempre saiu disso, e o mundo inteiro mudou ... e você simplesmente não queria estar cantando sobre o Bug do Milênio!"
Anos de gestação, e 'Songs Of Experience' finalmente recebeu uma data de lançamento oficial de 1 de dezembro de 2017.
É a tarde de 11 de novembro de 2017 e a Hot Press é um dos 15 membros de jornalistas irlandeses e DJs de rádio no porão do Trafalgar Hotel para uma prévia de 'Songs Of Experience'.e
Mais tarde, na noite, o U2 fará um show especial na Trafalgar Square, que será transmitido na MTV, quando receberão um prêmio no EMAs, em Londres. Espera-se que a banda saia para um bate-papo, mas, pouco antes do início, sua publicitária Lindsey Holmes anuncia que Edge e Adam se juntarão a nós. Larry raramente faz essas coisas de qualquer maneira, mas nos disseram que Bono "precisa descansar sua voz antes do show."
Edge e Adam são alegres. O guitarrista e o baixista educadamente apertam as mãos de todos no local antes de se sentarem em um grande sofá.
O show da Trafalgar Square é legal. Mas para mim, apesar da localização icônica, o U2 está longe de ser o melhor deles. Isso é principalmente reduzido ao fato de que a audiência de 7.000 pessoas é composta principalmente de vencedores de uma competição da MTV, em vez de fãs da banda. Alguns dos meus colegas de imprensa disputam meu veredito, mas eu sei que eu vi shows do U2 muito melhores.
De volta à Irlanda, há uma história de capa a ser escrita. Enviei um email para Bono, perguntando se ele poderia gastar algum tempo no telefone. Ele responde que ele tem muitos compromissos (um especial de TV da BBC para gravar, Dia Mundial da AIDS, Jimmy Kimmel). Ele precisa de mais tempo com sua família. É um tema que está de acordo com o novo álbum. Ele também comenta: "Amei a Trafalgar Square. Meu pai arranhou o nome da minha mãe na Nelson’s Column na O'Connell Street antes de ser derrubada."
Ele me envia um preview das notas do encarte de 'Songs Of Experience'. São uma explicação profundamente pessoal do álbum e suas razões para escrever essas músicas.
Na música "Lights Of Home", Bono canta, "Eu não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto / Eu posso ver as luzes na minha frente / Eu acredito que meus melhores dias estão à frente." Estamos esperando que sejam. Se o novo álbum for qualquer coisa, eles serão. Um mundo sem fim. Amém."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...